Universidade Ibirapuera realiza Semana Acadêmica de Enfermagem 2021

Autor(a):

O mês de maio é marcado pelas grandes celebrações aos profissionais da área de Enfermagem, profissão essa que atua como linha de frente no combate ao coronavírus e em diversas situações que envolvem a área da saúde. 

Com objetivo de ressaltar a importância dos profissionais e estudantes de Enfermagem, a UNIB promoveu uma semana acadêmica com muitos assuntos relevantes e temáticas que envolvem não somente o profissional, mas principalmente o pessoal, fator de extrema importância para a atuação no trabalho e no serviço à população. 

Entre os dias 12 a 14 de maio aconteceu de forma online a Semana Acadêmica de Enfermagem 2021, evento que reuniu palestrantes e participantes com o principal intuito de interação e compartilhamento de informações sobre diversos temas, dentre eles: ABCDE do Trauma, Probióticos e os seus benefícios à saúde, Comportamento em entrevista de emprego, Benefícios da meditação e Os desafios dos profissionais de Enfermagem.

O evento, organizado pela Profª. Silvana Nunes da Silva, Coordenadora do Curso de Enfermagem, alcançou mais de 70 participantes em cada palestra, o que contribuiu para o prestígio e interação dos ministradores com os inscritos.

“A Semana da Enfermagem foi um evento que reuniu alunos e a comunidade devido aos temas escolhidos. Em outros anos o foco era a assistência de enfermagem nas diversas doenças ou traumas. Neste ano, além do foco na assistência e nos desafios a serem enfrentados pelos profissionais de enfermagem, houve minicursos sobre alimentos antioxidantes, probióticos, meditação, como se comportar em uma entrevista de emprego, como controlar a ansiedade, que foram temas que garantiram a participação de alunos de outras áreas e da população. Deixo o meu agradecimento a todos envolvidos neste evento”, expressa a Profª.Silvana.

Confira como foi a programação:

Programação 12/05

Abertura da SEMANA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM, com a coordenadora do curso, Profª Mª. Silvana Nunes

Palestra: ABCDE DO TRAUMA, com o professor Ms. Everton Froes

Palestra: PROBIÓTICOS E OS BENEFÍCIOS À SAÚDE COMO A REGULARIZAÇÃO INTESTINAL E A MELHORIA NA ABSORÇÃO DE NUTRIENTES DOS ALIMENTOS, que será ministrada pela professora Drª Patrícia Neves. 

Programação 13/05

Palestra: COMO SE COMPORTAR DURANTE UMA ENTREVISTA DE EMPREGO, com a enfermeira Veruska Silva.

Palestra: MEDITAÇÃO: CONHEÇA OS BENEFÍCIOS E APRENDA A MEDITAR, ministrada pela enfermeira Profª. Ma. Cristiane Gonçalves.

Palestra: ALIMENTOS ANTIOXIDANTES: ASPECTOS BIOQUÍMICOS E SEUS BENEFÍCIOS, com o Prof. Dr. Edmir Vicente Lamarca.

Programação 14/05:

Palestra: OS DESAFIOS DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM, com a enfermeira Profª. Marlene Damasceno.

Palestra: CONTROLE EMOCIONAL, ministrada pelo enfermeiro Prof.Ms. Luiz de Camargo Torres.

Por que maio é considerado o mês da Enfermagem? 

No dia 12 de maio é comemorado o Dia do Enfermeiro, data que tem como referência o nascimento de Florence Nightingale, enfermeira pioneira no tratamento a feridos de guerra. Florence foi a responsável por implementar a prática de higiene nos hospitais onde cuidavam dos feridos da Guerra da Crimeia e é considerada fundadora da enfermagem moderna.

As comemorações não param por aí.

Além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana Nacional da Enfermagem, data que também presta homenagem à memória de Anna Nery, pioneira da enfermagem no Brasil que faleceu no dia 20 de maio de 1880 no Rio de Janeiro. A enfermeira atuou como voluntária na Guerra do Paraguai e auxiliar do corpo de saúde do Exército brasileiro. Anna transformou a realidade sanitária local, impondo condições mínimas de higiene para que doenças não se alastrassem e feridas fossem tratadas.

Temos que valorizar muito essa profissão, não é mesmo?

Os profissionais de Enfermagem têm uma grande responsabilidade no serviço à população, e por isso, se dedicam a promover, manter e restabelecer a saúde das pessoas.

“Ser enfermeiro não é cuidar somente dos sintomas da doença, é acima de tudo, cuidar do ser humano, respeitando a individualidade, valores e crenças de cada um, dos familiares do paciente e da equipe. É cuidar de todas as pessoas envolvidas no processo de recuperação, reabilitação e prevenção”, relata a Profª Mª. Silvana Nunes.

Durante séculos essa profissão capacita profissionais comprometidos com a saúde humana.

Saiba mais sobre o tema:
Confira tudo que você precisa saber sobre a formação de Enfermagem!
Acesse a página do curso de Enfermagem da Unib! 

Acompanhe os nossos cursos de extensão e potencialize os seus estudos!
Não deixe de nos seguir nas redes sociais.

#insta
This error message is only visible to WordPress admins
Error: No posts found.
#facebook