Você sabia que Tiradentes é Patrono da Odontologia no Brasil?

Autor(a):

No domingo (21), os Cirurgiões-Dentistas em todo o Brasil celebraram o Dia de Tiradentes – Patrono da Odontologia Brasileira. A data faz referência a Joaquim José da Silva Xavier (1746-1792), ou Tiradentes, como é popularmente conhecido, e é marcada como feriado nacional desde 1965. Assim, validando a trajetória histórica do Cirurgião-Dentista na sociedade.

Tiradentes esculpia, por volta de 1790, provavelmente em marfim ou osso de canela de boi, coroas artificiais para substituir os dentes ausentes, atividade em que se destacou na época. Considerado um dos heróis nacionais, o Cirurgião-Dentista realizou, historicamente, a primeira ação voltada à saúde bucal no Brasil. Antigamente, a Odontologia não existia como estudo científico e as atividades que hoje são exercidas por Cirurgiões-Dentistas eram realizadas por barbeiros. Tiradentes nasceu em Minas Gerais e também trabalhou como mascate e minerado.

Historicamente, Tiradentes não se conformava com a exploração vivida pelo Brasil. Ele lutava pela pátria livre. Então, decidiu se unir a outras pessoas que tinham os mesmos objetivos, entre eles, advogados, poetas e padres, para tentar libertar o Brasil dessa situação junto a Portugal. Devido sua boa oratória e espírito de liderança, foi escolhido para comandar o movimento conhecido como Inconfidência Mineira, em 1789.

Devido ao posicionamento de luta, Tiradentes foi enforcado em praça pública no Rio de Janeiro, em 21 de abril de 1792.

Texto: Prof. Guilherme Terra, coordenadora do curso de Odontologia da Universidade Ibirapuera 
#insta
#facebook