5 dicas para mandar bem em uma apresentação em público

Autor(a):

É algo universal, não tem como fugir. Em algum momento da sua vida, seja na escola ou na universidade, você vai precisar encarar o público e expor suas ideias. Algumas pessoas acham a tarefa fácil, têm desenvoltura e, apesar do nervosismo comum, conseguem mascarar bem as emoções. Outras já acham bem difícil ter que ser o centro das atenções, sofrem por antecedência e consideram toda a experiência um pesadelo.

Preparamos algumas dicas simples, mas eficazes, para quem se encaixa no segundo grupo. Respire fundo, pegue uma xícara de chá e tente não surtar com a apresentação de seu TCC, ok?

#1 Saiba do que você está falando

“Qual é o tema?”, “É um trabalho individual ou em grupo?”, “Qual é a sua justificativa?”, “Por que você está defendendo suas ideias?”. Essas perguntas são importantes e precisam ser respondidas antes e durante sua apresentação.

Parece bobagem, mas diz para a gente quantas vezes você já viu ou ouviu falar de um aluno, por exemplo, que travou na hora de se expressar, não por conta do medo, mas porque não estava por dentro do assunto? E não vale saber apenas a sua parte, é preciso conhecer desde a introdução até a conclusão, nos mínimos detalhes.

Quer uma segunda dica dentro da primeira? Ame o seu tema, trate-o com carinho, crie um vínculo. Só assim você vai estar apto para partir para a próxima etapa desta matéria!

#2 Treinar é o primeiro passo para o sucesso

O conteúdo já está na ponta da língua, certo? Agora, mãos à obra!

Se você precisa expor suas ideias em 15 minutos, por exemplo, prepare-se com essa meta em mente. Treine sua postura, a forma como gesticula as mãos, as palavras-chave de seu trabalho. Fique na frente do espelho, olhe para a parede ou coloque seu cachorro de estimação como um membro da plateia…

Imagine o ambiente, como as cadeiras estarão distribuídas, o material que vai ser utilizado. O importante é criar situações possíveis em sua casa para sua apresentação final.

#3 Não confie completamente em sua memória

Pode parecer que estamos derrubando as dicas anteriores, mas a verdade é que o nervosismo é muitas vezes inevitável e pode atrapalhar muito a sua apresentação. Você precisa estar preparado (a) para tudo, ou seja, se tiver como fazer uma linha de pensamento usando algumas palavras no PowerPoint, ótimo. Assim, você não vai se perder.

O papel até pode ser uma boa ideia se tiver o mesmo propósito que o Power Point. Mas lembre-se que se suas mãos tremerem, até mesmo a pessoa mais distante do palco vai perceber o papel mexendo. É interessante pensar no papel como um último recurso e não algo estritamente necessário.

Se tiver como optar por essa “colinha”, tente um aplicativo de “Anotações” no seu celular. Além de não demonstrar seu nervosismo, também vai te trazer uma espécie de segurança ficar com algo nas mãos.

#4  Não deixe sua coluna torta

Já mencionamos a postura na dica #2, mas ela é importante e precisa ser explorada um pouco mais.

Tente preencher o palco, fique em movimento e passe a impressão de que você domina 100% o assunto. Fazer isso talvez até ajude a amenizar o nervosismo. Ao mesmo tempo, olhe para o público sempre que possível, da esquerda para a direita. Olhar para um ponto fixo pode até ajudar você, mas sua apresentação vai ficar menos dinâmica e mais robótica.

Não deixe de sorrir de vez em quando ou interagir com as pessoas, utilize “você” e tente considerar seus ouvintes uma parte de seu trabalho. Por fim, mas não menos importante, coluna reta, ok?

#5 Confie em sua capacidade

As inseguranças podem atrapalhar nossa vida profissional e pessoal, não é mesmo?

Elas existem para que você coloque defeitos em si mesmo (a), desmereça seu trabalho, diminua sua autoestima e destrua sua saúde mental. Acho que já deu para perceber que elas só servem para trazer negatividade em sua vida. Então, livre-se delas!

Terminou seu trabalho, seguiu todas as quatro principais dicas desta matéria e está pronto (a) para falar em público? Não deixe que essas inseguranças criem raízes, confie no que você estudou e manda brasa!

#insta
#facebook
Copyright © Todos os Direitos Reservados - Universidade Ibirapuera