O mercado de trabalho e as novas tecnologias

Autor(a):

Estamos vivendo e usufruindo dos avanços tecnológicos que eram apenas parte de um lindo sonho na década de 2000. Quanta coisa mudou, não é mesmo? É verdade que ainda não temos os carros voadores dos Jetsons, mas já podemos dizer que nossa rotina é muito influenciada por essas transformações.

O mercado de trabalho, por exemplo, acompanha as novas tendências e está sempre em busca de aprimoramentos. O recém-formado de hoje em dia, um pouco diferente daquele de 20 anos atrás, precisa estar atento ao que as empresas estão aderindo.

Se liga!

1 – Funções

Quem diria que no século XXI teríamos cargos voltados totalmente às mídias sociais? Muitas empresas investem pesado na divulgação de seus serviços no Facebook, Instagram e Twitter, você acredita? Esse exemplo só mostra a força do avanço tecnológico.

Tente aprimorar seus conhecimentos. Faça cursos online, use e abuse das ferramentas que cada rede social oferece, explore os lados positivos e negativos, crie um vínculo com os seguidores e, claro, busque sempre quais novidades estão surgindo e que possam ajudar seu trabalho.

  • Não gosta das redes sociais? Ok, não precisa utilizar o tempo todo, mas é interessante ter um perfil nas três maiores que existem atualmente. Lembre-se que você precisa ser lembrado…

2 – Ambientes de trabalho

Você sabia que já existem empregos totalmente home office? No conforto da sua casa, fazendo a sua própria rotina, sem precisar lidar com o transporte público… Muitas empresas já estão aderindo a esse ambiente de trabalho que só é possível graças aos avanços da tecnologia.

  • Um home office parece a definição de paraíso, mas é preciso ter cuidado. Ficar 24 horas por dia dentro de casa pode enlouquecer a mente do mais destemido, por isso se organize para conseguir separar “lazer” do “trabalho”.

3 – Reuniões  

Quem disse que para uma reunião acontecer é preciso que TODA a equipe esteja presente? Não, deixe disso. Aprenda que com o Skype e outros programas/aplicativos com videochamadas (tem até o WhatsApp), um funcionário pode estar na China e, mesmo assim, participar efetivamente de todas as decisões da empresa. Até mesmo reuniões por telefone são realizadas quando não é possível que todos estejam presentes.

  • Pode parecer estranho ter que conversar com várias pessoas ao mesmo tempo de uma forma não tão convencional, mas tá ai a graça das videochamadas… essa sensação de estar e não estar sozinho.

A questão crucial do tema “O mercado de trabalho e as novas tecnologias” é a adaptação. Não adianta ficar preso ao passado enquanto o mundo avança constantemente. Por mais difícil que seja alterar os antigos hábitos, é importante caminhar lado a lado com essas mudanças.

Não fique para trás, seja um líder que inventa o futuro!

Conheça nossos diferenciais e inscreva-se já:

Blog

#insta
#facebook
Copyright © Todos os Direitos Reservados - Universidade Ibirapuera