Aula de capoeira para as turmas de Pedagogia e Educação Física

Autor(a):

Como já noticiamos algumas vezes, nossos docentes gostam de trabalhar e usufruir o melhor da multidisciplinaridade que existe em cada matriz curricular. Desta vez não seria diferente, e estamos falando do 7º semestre de Educação Física (Licenciatura) e do 1º e 6º de Pedagogia.

Sob supervisão das docentes Prof.ª Denise Bruckner, responsável pela disciplina Filosofia da Educação, e Prof.ª Kelly Marques, responsável por ensinar História da Educação, os alunos fizeram um trabalho interdisciplinar. Em Filosofia, entre muitos aspectos importantes da educação segundo Platão, foi abordada a ginástica – trabalho com o corpo. Eles entendiam que se o corpo estava são, a mente também estaria sã, e essa era a idealização do corpo daquela época. Eles privilegiavam a saúde, basicamente, por meio da ginástica, tanto que a medicina não era tão cultuada. Corpo, movimento e coordenação motora foram os assuntos abordados nas aulas. Em História, os temas envolvendo África, escravidão e a vinda de negros para o Brasil como escravos foram levantados. Assim, ao juntar o conteúdo de ambas as disciplinas, a luta da capoeira surgiu.

E foi pensando em todas essas questões que o aluno Ivonildo Oliveira Bonfim, que também é professor dessa expressão cultural, trouxe na segunda-feira (21), os movimentos da capoeira – que também podem ser trabalhados com crianças. A ideia justamente é sempre mostrar como o público infantil pode usufruir desses temas que são constantemente evidenciados pelos docentes.

Equipe de capoeira: 

Ivonildo Oliveira Bonfim (Nil, conhecido como Cabecinha)

Daniel Mateus Godoi (Jamaica)

Flaubert Reis (Perna longa da Engenharia)

Roger Marcelo da Silva (Graveto), aluno do Nil convidado para a apresentação.

Gostaríamos de parabenizar e agradecer a presença de todos.

Na galeria abaixo, os alunos foram convidados para participar de uma vivência dos movimentos básicos da capoeira. Para deixá-los preparados para o que você vai assistir em nosso canal do YouTube, Nil e sua equipe pediram para cada um imitar um animal diferente. Foi muito divertido!

Veja como foi um pouquinho da aula:

#insta
#facebook
Copyright © Todos os Direitos Reservados - Universidade Ibirapuera