Como estudar para o ENEM durante a quarentena?

Autor(a):

Tá confirmado! O Inep informou que haverá a prova do ENEM em 2020. A novidade é que os candidatos poderão optar por fazer a forma da maneira tradicional, ou virtual! A possibilidade de prova virtual é uma novidade trazida pelo Ministério da Educação (MEC). A modalidade estreia este ano, com a oferta de 100 mil vagas e será aplicada nas edições futuras até que em 2026 todos os candidatos façam a prova dessa maneira. Já que vai rolar a prova, também tem que rolar muito estudo pra dar conta, não é? Por isso aqui vão 5 dicas para que você se prepare para o ENEM na quarentena.

Tenha um horário fixo para os estudos

A primeira dica é básica! Se você quer arrasar no ENEM vai precisar de uma rotina de estudos que te leve até lá, certo? Tenha um horário específico para estudar cada matéria e um espaço adequado para isso. O combinado de respeitar o cronograma é de você com você mesmo e a disciplina é fundamental nesse processo.

Aproveite os materiais online

Nessa quarentena, muitas lives com conteúdos variados estão acontecendo, verdadeiros aulões gratuitos! Vale a pena dar uma garimpada nos criadores desse tipo de conteúdo. Além disso, você pode encontrar muitos cursos gratuitos que podem em diversas matérias e ainda dar um up no seu repertório sociocultural pra arrasar na redação!

Maratona de conteúdo

E as séries, tão em dia? Sem culpa! Esse é o momento de aproveitar os conteúdos que você consome e incorporá-los ao seu conhecimento de mundo. Os catálogos dos streamings estão cheeeeeios de filmes e séries com lições importantes sobre biologia, história da arte, política, cultura, matemática, física! A dica é ficar ligado e fazer anotações daquelas cenas que podem virar referência em uma redação.

Tenha uma plano

Ok, você já sabe que precisa ter um horário e um lugar bacana para estudar. Agora tem outro ponto importante: tenha um plano que contemple todos os conteúdos que você vai precisar estudar. Dentro seu cronograma faça divisões de forma que você consiga se dedicar às áreas, pesando quais conteúdos demoram mais ou menos para serem internalizados por você.

 

Se liga no Coronavírus

Tá, a gente sabe, é meio chato ficar sendo bombardeado de informações sobre o coronavírus a todo tempo. Entretanto, não precisa ser muito sabichão para saber que é muito provável que a prova de 2020 venha recheada deste tema, das questões de biologia a (quem sabe?) redação! Fica ligado, faça resumos sobre o tema e tente ter tudo na ponta da língua!

Depois que você arrasar na prova, chega aqui e usa sua do ENEM pra conquistar seu diploma!
#insta
#facebook