Como funcionam as bibliotecas virtuais? Qual o seu papel na formação do estudante?

Autor(a):

As bibliotecas virtuais tem o mesmo objetivo das bibliotecas físicas: emprestar livros para que os estudantes tenham acesso ao mundo literário,  bem como a obras cuja leitura é indispensável para sua formação acadêmica. No entanto, as bibliotecas com acervo digital facilitam a consulta e leitura sem a necessidade de se deslocar até os prédios físicos.

Confira algumas dicas de leitura em:

Dicas de livros que vão te levar para além dessa realidade! | UNIB (ibirapuera.br)

5 dicas de livros para começar o ano bem! | UNIB (ibirapuera.br)

Com o avanço tecnológico tão presente, e cada vez mais indispensável, foi preciso que as instituições de ensino superior e públicas adaptassem sua estrutura para  alunos e público em geral.

Visando facilitar a vida dos acadêmicos, muitas universidades contam hoje com uma biblioteca virtual, que é o caso da Ibirapuera. 

Alguns acadêmicos, principalmente aqueles que são amantes da leitura, podem preferir a leitura dos livros físicos para folhear suas páginas e sentir o cheirinho do livro. No entanto, ler os livros virtualmente, pode ser melhor do que parece. Vamos conferir algumas vantagens em acessar as obras por meio das bibliotecas virtuais.

Acesso ao acervo da biblioteca onde e quando quiser!

Uma das vantagens das bibliotecas virtuais é possibilitar o estudo e pesquisa por meio da internet com o auxílio  do computador, tablet ou celular, aliando leitura e tecnologia para otimizar a sua formação.

Além do acesso a títulos que podem ser lidos por puro prazer! 

Não acumule coisas para carregar!

Com as bibliotecas virtuais, o estudante não precisa levar o livro físico, o que muitas vezes é desconfortável, visto que é um peso adicional além dos cadernos, sem contar que, muitas vezes, o estudante vai para a faculdade direto do trabalho. Então, quanto menos peso para carregar, melhor.

Alunos do EaD também podem usufruir da biblioteca

Outra grande vantagem da biblioteca virtual é que ela está disponível para os estudantes das modalidades presencial e a distância. Por isso, mesmo que você estude a distância e não esteja na instituição para visitar a biblioteca, pode ter acesso a ela virtualmente.

Leituras simultâneas do mesmo livro

Um outro benefício que é exclusivo das bibliotecas virtuais, é a possibilidade de duas ou mais pessoas realizarem a leitura do mesmo livro simultaneamente.

Na biblioteca física acontece, muitas vezes, de vários alunos desejarem realizar o empréstimo de um mesmo livro que foi indicado pelo professor de determinada disciplina e alguns alunos acabam não conseguindo, pois existe uma quantia limitada de exemplares disponíveis.

Já com a biblioteca virtual, o mesmo livro pode ser acessado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo, o que não interfere na leitura e ninguém fica frustrado por não conseguir realizar o empréstimo do livro!

Acesso fácil e rápido

Não precisar se deslocar até a biblioteca física é um grande benefício, pois a correria do dia a dia exige muito tempo de deslocamento para ir à faculdade, trabalho, mercado, entre tantas outras responsabilidades, sem contar que, na biblioteca física, os empréstimos possuem um prazo para devolução e esquecer esse prazo pode gerar multas por atraso.

Tais problemas não existem com a biblioteca virtual porque você não precisa se preocupar em ir até um prédio para devolver seu livro ou lembrar do dia da devolução. Basta apenas alguns cliques e você acessa a obra, fechando a leitura na sequência, evitando algumas burocracias.

Como funciona a biblioteca virtual da Ibirapuera?

A Ibirapuera conta com um grande acervo virtual para seus acadêmicos.

Para conhecer a biblioteca Ibirapuera acesse o link: Biblioteca Ibirapuera . Nesse site da biblioteca virtual, o formando vai conhecer os livros, obras e artigos que estão disponíveis no formato físico e também os que estão disponíveis no formato virtual.

Para navegar pela biblioteca e usufruir dos seus serviços é necessário ter a carteirinha de acesso, cujo número os alunos recebem ao efetivarem a matrícula.

Existem outras bibliotecas virtuais que os graduandos podem acessar?

Atualmente, existem alguns sites que disponibilizam bons acervos de livros gratuitamente, o que é muito útil durante a formação acadêmica. Pois podem conter obras que o graduando precisa ler e que estão disponíveis sem nenhum custo e sem precisar sair de casa.

Selecionamos aqui algumas bibliotecas virtuais para você acessar e apreciar as obras disponíveis.

  • Biblioteca Virtual Domínio Público

O portal de domínio público foi lançado em 2004 pelo Ministério da Educação – MEC e oferece mais de 100 mil obras literárias, artísticas e científicas. Hoje é uma das maiores bibliotecas virtuais do Brasil. 

Para acessar a biblioteca virtual deste portal, acesse: Domínio Público 

  • Biblioteca Digital Mundial

A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza gratuitamente livros de vários países do mundo em formato multilíngue. Um dos seus principais objetivos é expandir o volume e variedade de conteúdo cultural na internet, o que é muito vantajoso para os acadêmicos, a possibilidade de acessar livros do mundo!

Para acessar a Biblioteca Digital Mundial, acesse: Biblioteca Digital Mundial 

  •  Coleção Aplauso

Esse acervo é ideal para quem está cursando uma graduação na área da comunicação ou para os futuros historiadores acessarem conteúdos significativos sobre a imprensa nacional.

Nesse site da Coleção Aplauso são disponibilizadas biografias de artistas, cineastas e dramaturgos nacionais, bem como roteiros de cinemas, peças de teatro e a história de diversas emissoras de TV.

Para acessar o acervo digital da Coleção aplauso, acesse: Coleção Aplauso.

  • Biblioteca Nacional Digital Brasil

A Biblioteca Nacional Digital faz parte da fundação da Biblioteca Nacional e disponibiliza documentos de domínio público ou com autorização de publicação, preservando os direitos autorais.

Para acessar o acervo da Biblioteca Nacional Digital, acesse: Biblioteca Nacional Digital

Conheça também as plataformas de periódicos SPELL, nela você tem acesso a periódicos por área do conhecimento e as plataformas Scielo e Biblio, que muito podem acrescentar à sua formação.

Está impressionado com as bibliotecas virtuais?

Legal, não é mesmo? Ter acesso tão facilmente a uma diversidade tão ampla de obras literárias, técnicas e acadêmicas é motivo de orgulho e cabe aos acadêmicos usufruir ao máximo dessa disponibilidade.

Curtiu esse conteúdo? 

Percebeu que as bibliotecas virtuais podem ser ferramentas muito úteis e vantajosas para a sua formação acadêmica?

Então, navegue pelo BLOG | UNIB (ibirapuera.br) para conhecer mais sobre a instituição e ficar por dentro de conteúdos como esse.

Siga-nos nas redes sociais.

 

#insta
This error message is only visible to WordPress admins
Error: No posts found.
#facebook