Confira as nossas dicas para você conciliar estudo e trabalho

Autor(a):

O universitário já é bem atarefado, não é mesmo? Imagine só quando ele entra na temível-importante-e-necessária fase do estágio… fica até fácil identificá-lo nessa situação: muita correria, mochila grande e pesada, cabelos em pé, bocejos e olheiras.

Brincadeiras à parte, a rotina de quem estuda e trabalha não é fácil. É cansativa e, muitas vezes, parece até o fim dos tempos, mas é gratificante e oferece uma sensação maravilhosa no final.

Fizemos uma listinha com algumas dicas que vão ajudar os universitários de plantão a conciliar tudo (sem os surtos, hein).

Vamos lá?

Saúde em primeiro lugar, sempre!

Por conta das diversas tarefas exigidas no trabalho e na faculdade, manter uma vida saudável pode ser considerado um grande desafio. Se você sempre usa a desculpa “não tenho tempo” para as necessidades básicas da vida, como beber água, fazer as refeições no horário certo ou praticar exercícios, entenda que esses hábitos precisam mudar imediatamente.

Uma mente e corpo saudáveis oferecem a energia que você precisa para enfrentar a semana. Então, mantenha uma garrafa de água na mochila ou em sua mesa de trabalho, compre ou leve frutas frescas, opte por subir e descer escadas ao invés de pegar o elevador e, para você ver que existem diversas possibilidades, desça em um ponto de ônibus antes do seu destino e caminhe.

“Organização” é a palavra-chave.

Não tem como fugir dessa palavrinha, ela está presente em todos os instantes da nossa vida: na consulta que agendamos, na ida ao cinema, no almoço com amigos e, claro, nos serviços exigidos pela empresa e na entrega dos trabalhos da faculdade.

A ideia é que você trabalhe com as prioridades. As frases “O que preciso fazer hoje?” e “Quando devo entregar essa demanda?” precisam estar sempre em primeiro plano. Assim, você não se descuida, causa uma excelente impressão e ainda consegue permanecer fiel aos seus objetivos.

Não negligencie outros aspectos da sua vida. 

Sair da zona de conforto para entrar numa rotina repleta de adrenalina é um grande passo em direção ao futuro, mas não pense que toda hora livre deve ser preenchida por mais estudo ou trabalho. Pelo contrário, depois de gerenciar seu tempo durante a semana e grande parte do final de semana, tente sempre tirar uns momentos para curtir seu bichinho de estimação, sua família e sua casa.

Abrir mão daquilo que faz a gente sorrir é o pior erro para cometer nessa jornada. Faça amizades, permaneça ao lado de pessoas que desejam o seu sucesso, leia um livro de ficção, beba uma xícara de chocolate quente em um dia de frio, faça pequenas viagens, sinta a natureza, coma folhas verdes e não esqueça que amanhã pode ser segunda, mas você precisa tratar a vida como se fosse sexta.

Pense no EaD como uma possibilidade.

Como já mencionamos na matéria abaixo, o Ensino a Distância (EaD) é uma ótima opção para quem trabalha e gostaria de estudar, mas ainda encontra dificuldades em organizar a própria rotina. Desvendamos os mitos e verdades dessa modalidade, não deixe de conferir.

5 mitos e verdades sobre o EaD para você ficar de olho

É isso aí. Esperamos que tenha curtido! =D

Conheça os nossos diferenciais e inscreva-se já!

 

#insta
#facebook
Copyright © Todos os Direitos Reservados - Universidade Ibirapuera