Conheça as vantagens de fazer uma pós-graduação

Autor(a):

A cada dia, fazer uma pós-graduação se torna mais comum do que você imagina. Isso porque o curso traz diversas vantagens para quem não quer ficar apenas na graduação, mas deseja ter diversas vantagens em sua carreira e, claro, no mercado de trabalho.

Leia mais:

Saiba como funciona a Pós-Graduação em Educação!

Mestrado ou doutorado: Qual escolher?

Dicas de livros que vão te levar para além dessa realidade!

O mercado atual está cada vez mais exigente e a graduação passou a ser considerada apenas um pré-requisito nas empresas. Por isso, é preciso ir além: uma pós-graduação oferece diversos benefícios para quem almeja crescer profissionalmente.

Mas, antes de saber suas vantagens, saiba o que é uma pós- graduação:

Uma pós é todo curso que visa aprofundar um conteúdo após a graduação. Cursos de pós-graduação podem ser do tipo lato sensu, especializações ou Master Business Administration (MBAs), ou do tipo stricto sensu, conhecidos como mestrado e doutorado.

O lato sensu consiste em uma especialização que aperfeiçoa o estudante em uma área específica da profissão escolhida, principalmente, para aqueles que querem focar sua atuação profissional numa área bem exclusiva e que garantirá um diferencial no mercado de trabalho.

Já o stricto sensu é mais voltado para aqueles que desejam uma carreira de pesquisador ou professor universitário, por meio de um mestrado ou doutorado.

 

Agora que já sabe o que é uma pós-graduação, leia as principais vantagens:

  1. Ser um especialista em uma área

Um curso de pós-graduação traz um maior aprofundamento sobre determinada matéria vista anteriormente na graduação (ou não, já que pode ser realizado por pessoas formadas em outras áreas). O profissional aprende mais, analisa questões diferenciadas e garante uma bagagem maior em certo assunto, passando a ser visto como referência.

Então, após a conclusão, você se torna especialista em uma área de atuação. E isso pode te ajudar a conquistar cargos que exigem conhecimentos específicos; execução de tarefas mais complexas, de que as empresas necessitam. Dessa forma, as organizações terão mais confiança ao contar com você para executar uma determinada tarefa.

  1. Maior possibilidade de empregabilidade

Se você está procurando uma nova oportunidade no mercado de trabalho, saiba que fazer uma pós-graduação também pode ser uma ótima alternativa. Isso porque os recrutadores dão prioridade para quem tem mais conhecimento profissional e, como dito antes, o curso ajuda bastante nessa questão.

Por conta disso, seu currículo será bem mais valorizado, pois você sabe que na maioria dos casos, alguém que tem um diploma avançado é percebido como mais experiente e que possui credibilidade. Embora a conclusão de uma pós-graduação não seja uma garantia de sucesso profissional, certamente abre mais portas para o emprego.

Contudo, suas chances de conseguir um emprego aumentam bastante. Porque entre um graduado e um pós-graduado, provavelmente, o último será escolhido para uma vaga concorrida. O esforço utilizado para concluir os estudos, apesar dos momentos de dúvidas e incertezas, será recompensado no médio e longo prazo.

  1. Salto na carreira

Afim de um salário mais alto?

Você sabia que os salários de profissionais com uma pós-graduação podem chegar a 50% mais do que aqueles que só possuem a formação superior inicial? Pois é! Um empregador vai preferir mil vezes um profissional com mais qualificação para cargos mais elevados. Dessa forma, quem ostenta um título de pós-graduado tem seu currículo valorizado e com mais chances de conseguir um bom salário ou mesmo conquistar uma melhor posição dentro da hierarquia de uma empresa.

  1. Atualizar seus conhecimentos

Fazer uma pós-graduação irá te ajudar a conquistar um conhecimento especializado na área que decidiu atuar. Ter um diploma desses é uma evidência de persistência, determinação, proeza intelectual e capacidade de lidar com ambientes desafiadores.

Com o mercado de trabalho evoluindo constantemente, ter uma especialização mostra para os gestores de uma empresa que o empregado se dedica para aprimorar a sua expertise, o que lhe dá certa credibilidade.

Uma pós também pode te ajudar a desenvolver ainda mais as suas habilidades profissionais, ganhando novas competências para o seu repertório ou mesmo descobrindo um campo totalmente novo, criando um paradigma em sua carreira.

Existem centenas de opções de cursos, abrindo inúmeras oportunidades para conquistar o sucesso.

Confira os ofertados pela UNIB clicando aqui !

  1. Mudar de carreira

Não é necessário que você seja formado na mesma área da pós-graduação para cursá-la.  Como, por exemplo, se você se formou em Psicologia e sempre trabalhou na área clínica, mas quer mudar a carreira e vivenciar novos ares, pode fazer uma especialização em Psicologia Forense e Jurídica ou Psicologia do Esporte para alcançar esse objetivo. O motivo disso é que eles são segmentos bem distintos e que vai, sem dúvidas, desafiá-lo. Por isso, é comum que muitas pessoas recorram a uma especialização para mudarem o caminho de suas carreiras.

Já algumas profissões, como Direito, exigem que haja a formação na graduação para atuar na área. Pois, para advogar, é necessário ser bacharel no curso e também passar no Exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

E aí, gostou das vantagens de fazer pós-graduação?

Sabia que a UNIB oferece ótimos cursos?

Pois é, entre em nosso site e confira!!

#insta
This error message is only visible to WordPress admins
Error: No posts found.
#facebook