Conheça tudo sobre a profissão da área de cosmética e estética!

Autor(a):

O cuidado com a pele e com o corpo está se tornando uma preocupação cada vez maior. Até porque, não existe uma pessoa que não goste de se sentir bonita e, consequentemente, feliz consigo mesma.

Com isso, a área de cosmética e estética vem crescendo cada vez mais, sempre renovando e trazendo novos métodos.

Para você, que deseja se realizar profissionalmente e ter uma boa remuneração, a escolha na área de cosmética e estética é perfeita! Para entrar nessa área, também é preciso fazer uma graduação.

Aqui na UNIB nós possuímos esse curso, com formação tecnóloga. A proposta do curso é desenvolver o senso crítico e investigativo sobre tratamentos estéticos de saúde, além de fomentar a pesquisa e a aplicabilidade prática dos conteúdos técnico-científicos estudados ao longo da formação.

Ficou interessado? Então acesse o nosso site e se inscreva no vestibular online!

**Não sabe como é e como funciona a formação tecnóloga? Confira tudo sobre ela em:

Faça um curso superior de tecnologia e tenha uma formação rápida e de qualidade!

Agora que você já sabe o que fazer para virar um profissional dessa área, confira tudo que você precisa saber sobre a profissão de um esteticista.

Agora que você já sabe o que fazer para virar um profissional dessa área, confira tudo que você precisa saber sobre a profissão de um esteticista.

O profissional de cosmética e estética tem como seu objetivo e função principal promover beleza e bem estar a todos os seus clientes, através de técnicas e procedimentos no rosto, corpo e cabelo. Como uma limpeza de pele, massagem, depilação ou até mesmo hidratação.

Todas essas atividades são delimitadas por quatro áreas, estética corporal e facial, terapia capilar e embelezamento pessoal.

Estética Corporal

O procedimento é feito no sentido de modelar melhor os contornos do corpo, fazendo com que diversos problemas como estrias, gordura localizada e celulite, diminuam ou desapareçam.

Estética Facial

Neste procedimento o profissional irá avaliar sua pele e fazer um tratamento especializado de acordo com o que seu rosto precisa, combatendo por exemplo, rugas, linhas de expressão, acne, sensibilidades, entre muitas outras coisas. 

Terapia Capilar

É um tratamento que ocorre para manter a saúde do couro cabeludo. Além do tratamento para a queda de cabelo, essa ciência busca conhecer as necessidades de cada tipo de cabelo, os procedimentos químicos que afetam sua estrutura e as necessidades nutricionais dos fios.

Embelezamento Pessoal

Como o próprio nome diz, cuida da beleza e estética pessoal. Pode fazer uso de eletroterapia, por exemplo, que são equipamentos que usam a corrente elétrica para rejuvenescimento, aumento do metabolismo celular, lipólise (esvaziamento das células de gordura), estrias, entre outros

Os locais em que um esteticista atua são, principalmente, em clínicas especializadas em estética, spas, academias e salões de beleza. 

Você sabe quais as áreas de atuação disponíveis para o esteticista? Veja agora:

Consultoria

Este profissional irá trabalhar como especialista, dando conselhos em relação a equipamentos e produtos, ajudando um empreendedor a crescer neste ramo, indicando as melhores coisas a comprar. Ou também pode se tornar um consultor de imagem pessoal

Estética pré e pós-cirúrgica

Nessa área o profissional trabalhará com técnicas que diminuem marcas, desconforto, lesões e cicatrizes causadas por um procedimento cirúrgico.

Maquiagem profissional

O profissional irá trabalhar fazendo maquiagens artísticas, para cinema, televisão, teatro, desfiles de moda e ensaios fotográficos, e também trabalhar com pinturas corporais artísticas.

Podologia

É a área em que o esteticista cuida dos pés, nos quais realiza tratamentos de cura ou prevenção. E também cuida da beleza estética.

Visagismo

Um profissional da área de cosmética e estética atua ajudando seus clientes a decidir corte de cabelo, cor, penteado e maquiagem certa para cada um deles. Quem atua como consultor de imagem também faz esse tipo de trabalho.

Agora que você sabe algumas das possíveis áreas de atuação em cosmética e estética, deve ter ficado com dúvidas, né? Mas fique tranquilo que vamos acabar com elas!!

VAMOS LÁ!!

Qual o perfil de um profissional dessa área?

Para se dar bem como um profissional de estética é importante e indispensável que você preencha esses requisitos:

  • ser curioso;
  • ser simpático;
  • ter empatia;
  • saber se comunicar bem com as pessoas;
  • gostar de trabalhos manuais e se dar bem com eles;
  • ser detalhista;
  • ter responsabilidade.

Quanto ganha, mais ou menos, um profissional da área de cosmética e estética?

De acordo com Site Nacional de Empregos, o Sine, a média salarial desses profissionais varia de R $1.579 a R $3.979. Tudo isso vai depender de qual atividade você desempenha e o lugar em que trabalha.

Para os que querem ter seu próprio negócio e serem autônomos, o valor varia bastante, vai de R $3.500 a R $10.000, podendo ainda passar desse valor.

O mercado de trabalho em relação à estética é muito bom, pois é algo que todos procuram, e além disso, pode-se abrir um negócio próprio e alcançar melhores salários.

Porque devo me graduar em cosmética e estética?

Veja agora quatro motivos para escolher essa área:

 

  • Grande mercado de trabalho: Se você não sabe, o Brasil é o terceiro maior mercado do mundo em relação à estética e à cosmética, e fica em segundo lugar em relação a cirurgias plásticas e estéticas. Por esse motivo você deve investir nesse mercado da beleza, pois está aumentando cada vez mais.
  • Ser seu próprio negócio: Se você é aquele tipo de pessoa que não gosta de ter alguém te mandando, que possui espírito de líder e de empreendedor, você achou a área certa!

 

Como, durante a graduação, você terá obtido conhecimentos de marketing, empreendedorismo e finanças, a possibilidade de abrir seu próprio negócio ou ser autônomo, fazendo atendimentos a domicílio, é enorme. Porque além de não ter ninguém mandando em você, as chances de ter um salário alto é maior.

  • Área de atuação: é uma profissão que possui muitas possibilidades de atuação, como foi possível ver anteriormente neste texto.
  • Fazer a diferença: o profissional muda a vida de seus clientes, trazendo autoestima e bem estar. Tem coisa melhor? Claro que não.

E aí, conseguiu tirar suas dúvidas e se convencer a se graduar em estética e cosmética?

Então não perca tempo, inscreva-se em nosso VESTIBULAR!

 BOA SORTE!!!

 

#insta
This error message is only visible to WordPress admins
Error: No posts found.
#facebook