Dicas de como melhorar seu relacionamento interpessoal!

Autor(a):

Saiba como estabelecer boas relações durante a graduação!

Se você está ingressando agora no mundo acadêmico ou já está há algum tempo estudando, é importante que saiba a importância de ter um bom relacionamento interpessoal e construir um  networking sólido. 

As relações que você estabelece durante a graduação fazem muita diferença na hora de ingressar no mercado de trabalho, pois é através da sua rede de contatos que você vai ficar sabendo de vagas na sua área, onde estão acontecendo os processos seletivos e até mesmo como conseguir aquela indicação valiosa.

Talvez, num primeiro momento você não dê tanta importância para as relações interpessoais, mas se passar a graduação inteira sem construir um networking, irá sentir falta lá na frente, quando precisar de contatos para entrar em boas empresas.

Além disso, contar com uma companhia durante a graduação é muito melhor do que encarar os desafios da vida acadêmica sozinho. 

Fique por dentro de mais conteúdos interessantes:

Qualidade de vida no trabalho, do que se trata? | UNIB (ibirapuera.br)

5 podcasts para aprender e curtir! | UNIB (ibirapuera.br)

Ao ingressar na faculdade, você vai se deparar com várias pessoas diferentes que você nunca viu antes. Você não conhece essas pessoas, mas elas também não conhecem você. Então, como estabelecer boas relações com elas? Por onde começar?

Confira as dicas que elencamos aqui para te auxiliar na construção de um bom relacionamento interpessoal:

  •  Seja confiável

A confiança é a base de todo bom relacionamento. Lembre-se de que seus colegas não conhecem você e são suas ações que irão mostrar para eles quem você é.

Não é difícil ser uma pessoa confiável, o segredo está em fazer exatamente o que você fala.

Por exemplo, se você se responsabilizar por algo, seja uma pesquisa para um trabalho, seja levar um livro, qualquer coisa que você tenha prometido fazer, então, faça!

Pois se você esquecer, estará passando uma imagem de alguém com quem não se pode contar.

E quem gostaria de estabelecer relações com uma pessoa que não consegue cumprir pequenas promessas? Ou indicar alguém assim para um trabalhar na mesma empresa? Ninguém, não é mesmo? 

Por isso, se você acha que não vai conseguir, não prometa.

  • Exercite sua motivação e seja otimista

Todas as pessoas estão sujeitas a estarem pra baixo em alguns dias, com mau humor ou desanimadas. Porém, manter esses comportamentos diariamente acaba afastando as pessoas. Se você estiver motivado com o seu curso, consequentemente estará otimista e com pensamentos leves.

Já aconteceu de você contar empolgado algo para alguém e a pessoa despejar negatividade em cima de você, fazendo com que você diminuísse de tamanho e perdesse toda a empolgação? Pois é! Não seja essa pessoa. 

Quando seus colegas mostrarem as ideias ou sugestões deles, seja compreensível e otimista. Mesmo que você discorde do que seu colega disse, fale sua opinião de forma gentil, pois é conversando que se entende.

É importante também maneirar no tom de voz, evitar ser debochado e irônico. Isso também pode afastar as pessoas de você.

  • Não julgue pela aparência

Esse é um tópico que é muito mais fácil falar do que fazer.

Você pode entrar na sala de aula e automaticamente sentir-se tentado a identificar quem é legal e quem não é, só pela aparência ou pela maneira de se vestir. Mas não faça isso! As aparências enganam e muito. Além disso, todas as pessoas possuem qualidades e defeitos, procure sempre ver o lado bom das pessoas.

Aqui cabe a dica de não ficar limitado a apenas um perfil de amizades, amplie suas opções.

Claro, que você não precisa ser o “best friend forever” de todo mundo na faculdade, mas manter a cordialidade não faz mal nenhum.

Até porque, durante o próprio curso, você pode precisar de ajuda em alguma disciplina que não vai tão bem e, sabendo disso, colaborar com os colegas nas disciplinas que você vai bem seria ótimo.

Quando falamos em colaborar, não significa realizar as atividades dos colegas, mas oferecer dicas que os auxiliem na compreensão do conteúdo.

  • Aprenda a ouvir

De forma geral, as pessoas possuem mais facilidade em falar do que em ouvir. Quando vão falar a respeito da aula, você fala o que você achou, o que você sentiu, mas e o seu colega? Pergunte e esteja atento para ouvir, muitas vezes o outro tem muito a dizer e você não abre um espaço para ele falar.

Quando você ouve, pode se surpreender com as ideias e sugestões de seus colegas, e assim, surpreende-se também de conhecer mais sobre as pessoas. 

E não se engane, você pode até tentar fugir das relações interpessoais, mas você vai passar vários anos cursando a mesma graduação com esses colegas. É fundamental conhecê-los. Todos vocês irão atuar na mesma área. Faz muito mais sentido estabelecer boas relações com seus futuros colegas de profissão do que ignorar todo mundo na sala de aula. 

  • Seja receptivo e respeite as diferenças

Se alguém procurar você, seja receptivo, mostre que está disposto a ajudar ou simplesmente a ouvir. 

Respeitar as diferenças também é essencial para estabelecer bons relacionamentos interpessoais. Seu colega pode não ser da mesma religião que você, não possuir o mesmo gosto musical ou se vestir com um estilo completamente diferente do seu, entretanto, ele pode ser um ser humano incrível.

Ciente disso, você associa a receptividade ao respeito pelas diferenças, obtendo desta forma, muito sucesso na construção dos seus relacionamentos interpessoais.

Você chegou até aqui e ficou um pouco desanimado porque amou as dicas, mas sua modalidade é EaD?

Não fique desanimado! Você pode estabelecer boas relações mesmo no ensino a distância. 

Nas turmas do EaD você vai ter contato com os seus colegas e tutor através do chat da plataforma virtual de aprendizagem.

Então, deixe o receio e timidez de lado e tome a iniciativa, chame seus colegas no chat, peça para trocarem contatos do WhatsApp, dessa forma você terá colegas para trocar ideias sobre os conteúdos.

Quem sabe estabelecem relações fora do mundo virtual e combinam aquele cafezinho juntos? Podem combinar também de irem juntos até o polo da faculdade quando for preciso realizar as provas presenciais.

Viu só? Não é difícil ser alguém com bom relacionamento interpessoal!

Tudo depende de comportamentos e atitudes que partem de você mesmo!

Se você curtiu nossas dicas, aproveite para navegar pelo BLOG | UNIB (ibirapuera.br) e ficar ligadinho em conteúdos interessantes como esse!

Siga nossas páginas nas redes sociais!

#insta
This error message is only visible to WordPress admins
Error: No posts found.
#facebook