Cuidados bucais em tempos de quarentena

Autor(a):

Prof. Guilherme Terra, coordenador de Odontolologia
Universidade Ibirapuera

A pandemia acerca da Covid-19, decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), alterou a rotina do mundo inteiro, onde a orientação é evitar aglomerações e manter o distanciamento social. Nesse contexto, é importante ressaltar que as pessoas devem ficar ainda mais atentas à higiene bucal.

As medidas de prevenção e controle de infecção devem ser implementadas pelos profissionais que atuam nos serviços de saúde para evitar ou reduzir ao máximo a transmissão de microrganismos durante qualquer assistência à saúde realizada.

A Covid-19 propaga-se via gotículas respiratórias, contato direto com secreções infetadas e aerossóis, sendo este último muito comum nos procedimentos Odontológicos, devido ao uso da Turbina de Alta Rotação (Motorzinho Odontológico).

Recomendações aos pacientes:

  • Evitar os cumprimentos com beijos ou aperto de mãos no momento da consulta.
  • Evite marcar consultas de rotina. Limpezas e inspeções devem ser realizadas posteriormente ao pico da pandemia.
  • Evite tocar nas superfícies. Utilize frequentemente o álcool gel para higienização das mãos.
  • Utilize máscaras de proteção antes e depois do atendimento, assim, você protege os outros e os outros te protegem.
  • Siga corretamente as orientações da Equipe de Saúde Bucal, desde a entrada no consultório, passando pelo momento do atendimento, até a sua saída.
  • Em caso de dor, procure a Assistência Odontológica imediatamente. A grande maioria dos casos de dor de origem odontológica só podem ser resolvidas com procedimentos clínicos, removendo a causa da dor. A utilização de medicações analgésicas e anti-inflamatórias costumam ser paliativas, sem grande efeito na redução e eliminação da dor.
  • O contágio do coronavírus acontece pelo contato de fluidos com as mucosas. Se alguém em sua casa estiver com sintomas ou suspeita da COVID-19, a pasta de dente deve ser usada individualmente, não sendo recomendado deixar as escovas de dente no mesmo ambiente que outras pessoas possam frequentar.
  • Antes de realizar a higiene bucal, é importante sempre lavar as mãos. Se sua mão estiver contaminada, existe grande chance de contaminação, pois fatalmente entrará em contato com suas mucosas.
#insta
#facebook