Motivação na quarentena: Dicas para trabalhar em Home Office

Autor(a):

Alexsandra Roma Ramos Sá, Tamiris Constantino, Camila Soares
Universidade Ibirapuera

As medidas de isolamento adotadas pelas autoridades para conter o avanço do novo Coronavírus (COVID-19) fez com que muitas empresas adotassem o trabalho por home office no Brasil.

Além dos benefícios para a saúde, o profissional evita gastar dinheiro e tempo com transporte e preocupações com o trânsito. Mas, nesse contexto, o home office também exige disciplina porque pode ser mais fácil perder o foco por estar sem supervisão ou muito perto de pessoas e objetos que remetem ao lazer e ao descanso. E o que dizer da motivação, intimamente ligada à qualidade de vida?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a qualidade de vida, (QV), pode ser definida como a “percepção do indivíduo sobre sua posição na vida, dentro do contexto de cultura e sistema de valores nos quais ele vive, e em relação às suas metas, expectativas e padrões sociais”. Ela é necessária para nos manter ativos e produtivos. Pesquisas indicam que empresas que motivam seus colaboradores são mais competitivas por ter as pessoas mais felizes. Mas, e quando estamos em home office? Compartilharemos aqui algumas dicas simples para ajudar você a organizar uma rotina e se manter motivado.

1. Planeje seu dia
A organização do seu dia de trabalho deve ser a mesma. Manter a disciplina do escritório fará você alcançar as metas também em casa. Siga um planejamento, que pode ser feito no dia anterior. Caso necessite fazer tarefas domésticas, reserve um horário na agenda que não seja o mesmo horário do trabalho.

2. Tenha um espaço de trabalho
Home office não significa trabalhar na cama. Escolha um local para ser o seu espaço de trabalho, mesmo que seja a mesa da sala. Vale adaptá-lo para criar um ambiente motivador. Mensagens positivas, plantas e até a garrafinha com água ajudam no processo.

3. Reinvente-se
Quando se trata de motivação e qualidade de vida, em algumas áreas, como a docente, é possível encontrar boas oportunidades para inovar. Já pensou que este também pode ser o momento para conhecer novas possibilidades? Pesquisas indicam que a autonomia torna as pessoas mais motivadas.

4. Vista-se adequadamente
Você vai para o escritório de pijama ou com aquela camiseta velha? Mesmo em casa, vista-se com roupa adequada, ainda que mais confortável, e arrume os cabelos. Estar adequadamente vestido evita a perda de foco, pois lembra que a hora não é de descanso. Além disso, com tantas reuniões feitas por meio de videoconferência, estar desarrumado pode causar impressão de desleixo aos demais funcionários da empresa, inclusive seu chefe.

5. Organize seu tempo trabalho/família
Mães com crianças em fase de amamentação podem ter a tendência a prestar atenção aos seus filhos e ao seu trabalho ao mesmo tempo. O resultado é que ambos sofrerão com o resultado. Em empresas com salas de amamentação, as funcionárias sabem que há tempo para o trabalho e tempo para amamentar. Estabeleça os mesmos limites em casa. Procure acordar no horário de costume e seguir suas rotinas diárias normalmente, como se trocar e tomar café da manhã no horário correto. O ideal é que os filhos também sigam a rotina habitual.

6. Você merece!
Sabe aquela pausa que você faz no escritório? Organize-se para fazer em casa. Tomar um ar na janela ou preparar algo rápido e saudável para comer podem transformar o home office em algo prazeroso.

  • Alexsandra Roma Ramos Sá é aluna do curso de Pedagogia e pesquisa os benefícios da motivação docente.
  • Tamíris Constantino é aluna do curso de pós-graduação em Psicologia Organizacional e tem foco nos estudos de motivação nas empresas.
  • Prof.ª Camila Soares é Coordenadora dos cursos de Pós-graduação lato sensu em negócios e marketing. Orienta estudos nas áreas de motivação, interdisciplinaridade e produtividade
#insta
#facebook