Curso de Engenharia Civil abre inscrições para o segundo semestre de 2021

Considerado um dos cursos que tem a maior nota no ENADE MEC na zona sul de São Paulo, o curso de Engenharia Civil da Universidade Ibirapuera conta com uma grade curricular elaborada e laboratórios completos como diferencial para os seus alunos.

Entender a atuação da profissão é o primeiro passo para identificar características e oportunidades para fazer um levantamento sobre qual área cursar. 

Pensando nisso, trouxemos para vocês as informações mais importantes na carreira profissional dos engenheiros civis. Confira:

O engenheiro civil é o profissional que é capacitado para projetar, gerenciar, supervisionar, criar soluções inovadoras e executar obras e construções. 

Esse curso de ensino superior é o mais adequado para quem quer se profissionalizar, disponibilizando conhecimentos básicos, técnicos e avançados sobre a atuação e o cotidiano de um engenheiro.

Devido à versatilidade de atividades que esse profissional pode desempenhar no mercado de trabalho, o curso é visto como um dos mais procurados do país. 

Quais são as principais atividades do Engenheiro Civil?

Dentre tantas atividades que esses profissionais desempenham, as funções que se destacam são:

  • Planejar, gerenciar e acompanhar todo o projeto da construção de obras;
  • Trabalhar na definição do melhor tipo de solo para edificações e construções;
  • Acompanhar cronograma físico e financeiro da obra, elaborar orçamentos e realizar levantamento quantitativo de equipamentos, materiais e serviços;
  • Realizar avaliação e perícia na sua área de atuação.

Agora que você já sabe as principais atividades dessa profissão, o que acha de entender como a Universidade Ibirapuera contribuirá para que você se torne um profissional qualificado no mercado de trabalho?

A UNIB tem como foco principal a formação de profissionais para atuar nas variadas modalidades da área, com prioridade pela qualidade dos projetos, considerando as especificidades sociais e ambientais e a adequação às exigências do mercado e da sociedade.

Dessa forma, o curso consiste em um amplo leque de especializações profissionais que contam com professores mestres e doutores com experiência sólida em suas áreas de atuação para ensinar o caminho para a conquista da formação profissional qualificada.

O Engenheiro Civil pode atuar em variadas áreas, entre elas: Construção Civil, Mineração, Equipamentos industriais, Consultoria, Materiais de construção, Telecomunicações, Setor financeiro, Administração e Docência de nível superior.

Conheça o coordenador do curso:

Prof. Anderson Figueiredo da Costa, doutorando do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) no curso de Engenharia e Tecnologia Espaciais na área de concentração de Ciência e Tecnologia de Materiais e Sensores, é  mestre em Engenharia Mecânica no Departamento de Materiais no ano de 2016 pelo Programa de Pós-Graduação de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual Paulista (UNESP) na Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG) e  bacharelado em Engenharia Mecânica Plena no ano de 2012 pela Universidade São Judas Tadeu (USJT). Atua como Professor Assistente Doutorando e Coordenador de Curso na Universidade Ibirapuera, além de ser responsável pelo desenvolvimento e criação dos laboratórios técnicos e do grupo de Iniciação Científica dos Cursos de Engenharia da Universidade.

Ficou admirado com tantas qualificações? Então confira um breve bate-papo que preparamos para você conhecer melhor o professor e o curso através de outra perspectiva. 

Qual foi a sua motivação para escolher essa profissão?

Minha maior motivação foi pelos desafios e importância que a área tem, afinal, tudo que vemos ou tocamos tem algum movimento, engrenamento e/ou “mistura” de materiais para que se mova e/ou locomova. Como isso é feito, projetado e produzido, essa curiosidade de fazer mais pelo país e pela sociedade foi a grande motivação.

Como conseguiu vencer os desafios e as dificuldades que surgiram ao longo da jornada profissional?

Não foi e até hoje não é nada fácil, apesar dos conceitos da Engenharia não sofrerem tantos avanços rápidos, a tecnologia e o mundo moderno estão em constante evolução, solicitando de nós Engenheiros cada vez mais conhecimento e tecnologia. Estamos passando pela 4° Revolução Industrial com a 5° já batendo a porta, sendo assim, não parar de estudar é o que te faz se manter em movimento e sempre preparado para os desafios.

Qual é a sua maior realização profissional?

Ter feito para o desenvolvimento e atualização da linha de produtos da empresa em que atuei de 2012 a 2015 em sua matriz no Japão, juntamente com Engenheiros e Engenheiras do mundo inteiro. Hoje ver o quanto a empresa representa no mercado e que parte do desenvolvimento do meu mestrado fez parte disso me orgulha muito.

O coordenador desempenha um papel importante na gestão educacional. Você conseguiria classificar os principais desafios que enfrenta como coordenador?

Sim, eu costumo falar que o coordenador é o coração do curso e tem como grande desafio fazer com que tudo fique em plena harmonia é de extrema importância o bom relacionamento com os docentes e discentes, além de sempre estar antenado a novas oportunidades para conectar todos, esse é o maior desafio.

Quais são os principais diferenciais e competências do curso na UNIB?

O curso de Engenharia da UNIB tem a MAIOR nota no ENADE MEC na zona sul de São Paulo, além de sermos a ÚNICA universidade da região com laboratórios completos para que os alunos possam aprender na prática.

Nossos docentes mestres e doutores com plena atuação no mercado de trabalho, sempre buscam inserir nossos alunos nas melhores oportunidades.

Existem possibilidades de especialização? Quais são elas?

Na UNIB nosso discente tem oportunidade de continuar seus estudos na Pós-Graduação Lato Sensu de Engenharia e Segurança do Trabalho e no MBA de Gestão Estratégica, além claro de poder também realizar uma Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração(Mestrado/Doutorado).

Se hoje alguém dissesse que decidiu seguir os mesmos passos que você, qual seria o seu conselho e orientação?

Não parar nunca, o caminho será difícil e cansativo, mas siga em frente de cabeça erguida, no final tudo valerá a pena.

Qual dica de leitura, filme ou série sobre a área, você daria?

Pensando em leitura, para o estudante se motivar, recomendo ler os livros: Seja Foda, Monge e o Executivo, além do filme À procura da felicidade.

 

Além dos conteúdos da grade curricular, o ingressante em Engenharia Civil construirá uma grande bagagem profissional com os cursos de extensão, palestras e atividades extracurriculares.

Confira alguns dos registros marcantes presenciados no curso:


Conheça mais sobre o curso: Engenharia Civil

Siga nossas redes sociais: