Saiba como virar um empreendedor de sucesso!

Autor(a):

Saiba como virar um empreendedor de sucesso!

Conheça 5 dicas para mandar bem no empreendedorismo.

Com a crescente alta nos índices de desemprego, muitos brasileiros estão optando por começar o próprio empreendimento. Dados divulgados pela pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada no Brasil pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), referentes ao ano de 2014, estimam a existência de 46 milhões de empreendedores no Brasil, destes, 23 milhões estão em estágio inicial.

Leia mais:

Saiba como melhorar seu rendimento no EaD

Como funciona o estágio no EaD?

Quer praticidade e ensino de qualidade? Tudo isso você encontra no EaD

Saiba como escolher o melhor curso EaD para você

Conheça os cursos EaD que mais ganham alunos

Faça uma graduação EaD e economize

Confira vantagens de ser aluno EaD

Entre as principais vantagens que levam cada vez mais brasileiros a empreender estão as possibilidades de realização pessoal e independência financeira. Mas nem todas as novas empresas que se lançam no mercado conseguirão, de fato, atingir esses objetivos. De acordo com o Sebrae, mais de 20% dos negócios fecham antes do segundo ano de vida.

Então, para que você não entre nesses 20%, confira as dicas que nós da Universidade Ibirapuera preparamos para você!

Saiba como virar um empreendedor de sucesso!

SEJA CORAJOSO

Por conta de não ter ninguém para te cobrar e pressionar, você terá que assumir este papel. Então faça desafios, pois eles te tornarão mais ágil e preparado para combater a concorrência, ou seja, estará sempre pronto para o que está por vir.

Empreendedores de sucesso se arriscam. É parte do trabalho. Mas é claro que é importante saber qual risco você deve ou não correr, é indispensável pensar nas consequências. Um bom empreendedor reconhece os riscos que irão beneficiar seu negócio, gerando grandes oportunidades para sua empresa.

Então tenha coragem e lembre-se que trabalho e perseverança te levarão longe no ramo do empreendedorismo.

ACREDITE

Se você não acredita em si mesmo, quem vai?

A primeira crença que o empreendedor precisa ter é de que seu negócio vai dar certo. A principal característica de quem idealiza um empreendimento e faz acontecer é acreditar mais que os outros e não permitir que ninguém o faça desacreditar. É acreditar no que o resto do mundo não acredita e empreender sabendo que, por mais que seu negócio seja parecido com muitos outros que já existem, esta é a sua ideia e, por isso mesmo, é única.

Além disso, as pessoas costumam confiar em quem demonstra confiança, em quem acredita em si mesmo. Afinal de contas, como confiar em algo se nem a própria pessoa que planejou acredita que vai dar certo? Não tem como, né?

Então, ao sentir incerteza, lembre-se da quantidade de experiência e conhecimento que você tem.

TENHA PAIXÃO PELO QUE FAZ

Se você não ama o que faz, não faça. Como um empreendedor, você terá que gastar muitas horas e fazer sacrifícios pelo seu negócio. Criando estratégias que serão fundamentais para implementar no seu negócio… porém, antes da estratégia precisa vir a paixão. E quando você tem paixão pelo que faz, gastar essas horas não parecerá mais um sacrifício. Logo, se você não tem paixão pelo que faz, não terá a motivação para continuar quando estiver estressado e cansado.

Portanto, se você começar um negócio apenas pensando em ganhar dinheiro, existe uma grande chance de se perder no meio do caminho. Lembre-se que um empreendimento de sucesso precisa nascer tanto da sua cabeça quanto do seu coração.

DIVIDA PRA SOMAR

Empreendedores de sucesso não são bem-sucedidos sozinhos. Todos possuem um ótimo time e rede de suporte acompanhando-os. 

Eles precisam reconhecer os conhecimentos que não possuem e que são necessários para os negócios. Pois quem tenta fazer tudo sozinho corre um grande risco de não obter os melhores resultados.

Lembre-se que um empreendimento de sucesso precisa reunir pessoas competentes em diferentes áreas de atuação, que dividam tarefas, mas tenham valores iguais.

Portanto, preencha o seu time com pessoas de bom caráter e você estará no caminho do sucesso!

AVALIE OS RISCOS

Aprenda a reconhecer quais riscos valem a pena tomar e de quais você deve se afastar. Pense sempre o mundo como uma ameaça e como uma oportunidade. Pois, da mesma forma que ele te dá milhares de possibilidades, também existem muitos outros fatores que podem te levar a cair. Assim como é importante acreditar, também é preciso avaliar os riscos, para que eles não se tornem surpresas desagradáveis.

Se arriscar não é somente sobre qual o risco, mas também sobre quando tomar o risco. No início da fundação do seu negócio, se arriscar pode ter uma chance muito menor de falha do que perto do fim.

Tenha certeza de reconhecer onde você está no ciclo empresarial, quando calcular os riscos e quais tomar.

E aí, gostou dessas dicas? Então se prepare que ainda tem uma dica bônus!

Vá em eventos da sua área, workshops e palestras para ficar atualizado. Converse com outros profissionais e invista em cursos que ajudam a melhorar suas habilidades, como uma pós- graduação na área de gestão.

Fazer uma pós-graduação pode ser algo definitivo na hora de escolher qual o melhor caminho para sua carreira profissional. E para você que quer potencializar seu lado empreendedor, existem diversas opções de pós-graduação que fazem parte da área de Gestão. Por meio das aulas, o aluno adquire conhecimentos sobre como definir as melhores estratégias em seu negócio.

Você sabia…

que a Universidade Ibirapuera possui inúmeros cursos nesta área?

Acesse o nosso site: ibirapuera.br/

Você sabia…

que na Universidade Ibirapuera você pode cursar na modalidade EaD ou presencial? E também temos: 

  • Melhor custo benefício do mercado;
  • Cursos reconhecidos pelo MEC;
  • Corpo docente capacitado, com 80% de mestres e doutores.

Ficou interessado? Vem para cá!

#insta
This error message is only visible to WordPress admins
Error: No posts found.
#facebook