Entenda tudo sobre as profissões e especializações na área de Direito!

Autor(a):

A primeira coisa que pensamos quando alguém fala que vai estudar Direito é que essa pessoa será advogada. Esta é uma excelente profissão, mas além de exercer a advocacia um profissional da área de Direito pode exercer inúmeros outros cargos e funções, tão importantes quanto.

Então, nós da Universidade Ibirapuera preparamos uma lista com os principais cargos de um graduado em Direito, lembrando que para algumas das carreiras  é necessária a prestação de concurso público.

BORA CONHECER!!

Advogado Civil

Este profissional irá trabalhar representando interesses individuais como questões de herança, divórcio, propriedades, bens. Além disso, questões como indenizações, quebras de contrato, brigas entre vizinhos fazem parte dessa área.

Promotor de justiça

Um promotor trabalha para o bem do povo, ou seja, defendendo os interesses da sociedade. Ele trabalha no Ministério Público de cada estado, e uma das suas funções é descobrir questões relacionadas ao desvio do dinheiro público.

Juiz

É o representante do poder Judiciário que tem a função de garantir os direitos individuais, coletivos e sociais dos cidadãos, analisando e julgando ocorrências envolvendo pessoas, empresas ou agentes públicos. 

Para adentrar na magistratura é necessário ter trabalhado na área jurídica por no mínimo três anos e passar em algum concurso, os quais são bem difíceis.

Advogado Penal

Um dos advogados mais conhecidos, pois é o profissional que irá defender pessoas acusadas de cometerem crimes.

Procurador

Há três tipos de procurador:

  • Municipal: atua como advogado que faz a defesa da administração municipal, do interesse público e também dos direitos constitucionais. É competência do procurador municipal representar judicial e extrajudicialmente o município.
  • Estadual:  o procurador do Estado tem a função de patrocinar judicialmente os interesses da Administração Pública Estadual, já que a Procuradoria Geral do Estado é o órgão responsável pela representação judicial do Estado, de seus órgãos e entidades. 
  • União: é o procurador que representa as autarquias e fundações públicas federais, exercendo a função de advogado dessas instituições. Ele também atua com assessoria e consultoria jurídica no âmbito da administração pública indireta federal. O procurador federal é nomeado pelo Presidente da República, mediante indicação do Advogado-Geral da União.

Advogado Trabalhista

Como o nome já diz, é o advogado que trabalha com processos envolvendo o trabalho, tanto por parte da empresa como por parte dos funcionários, em processos que podem variar entre o não pagamento de horas extras, férias ou comissões, até indenizações por assédio moral.

Delegado

Muito conhecido, também, esse profissional irá trabalhar como condutor de investigações criminais. Para inserir-se nessa carreira não é necessário ter a carteira de identidade de advogado, concedida mediante aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, porém é preciso a prestação de concurso público.

Defensor Público

Este profissional é muito importante para pessoas que não tem condições de contratar um advogado. Para entrar nessa carreira, é necessário passar no concurso da Defensoria Pública de cada estado.

Desembargador

Para inserir-se nessa profissão não há necessidade de passar em um concurso público, sendo a OAB e o Ministério Público que designam esse profissional para o cargo. É indispensável ter mais de dez anos exercidos na área de direito.

***Você que tinha dúvidas em cursar Direito ou qual curso escolher, se interessou por alguma dessas profissões? Então não perca tempo, acesse o nosso site, confira tudo sobre o nosso curso e se inscreva no vestibular! 

O curso de Direito da Unib é ofertado apenas na modalidade presencial, no período diurno e noturno, possui duração de cinco anos e é localizado no polo Chácara Flora.

Agora que você já conhece as principais profissões da área de Direito, entenda como se faz para crescer neste mundo.

O curso de Direito é um dos mais requisitados pelo brasileiro e o número de aprovados pela OAB aumenta cada vez mais. Isso significa que para se destacar não é tão fácil assim… Então é muito importante que você tenha foco, invista na sua imagem, busque visibilidade e inspiração, procure prestar bons serviços e, o principal, sempre se renove e se atualize.

Mas aí você deve estar se perguntando: “Como faço para me atualizar e renovar meus conhecimentos na área?”. A resposta para essa pergunta é simples: especialize-se! Faça uma, duas, quantas especializações quiser, mas faça! Pois, além do destaque profissional, você terá a consolidação de sua carreira e a oportunidade de ter um salário mais alto.

Já que estamos falando sobre a importância de uma especialização, que tal conhecer algumas?

  • Direito do Trabalho

Aqui o aluno se torna um especialista em analisar processos e situações que precisam de uma definição, seja ela favorável ou não ao empregado. E, além disso, estará atento a todas as mudanças em relação às leis trabalhistas.

  • Direito penal e Processo Penal

Essa pós tem o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos alunos à  promoção da cidadania e a garantia de direitos à democracia. 

Normalmente, quem procura essa especialização são os advogados, magistrados e servidores do Ministério Público.

  • Direito Civil e Processual Civil

Essa especialização tem como foco dar continuidade aos conhecimentos dessa área, renovando seus conceitos.

  • Direito da Criança e Adolescente

É uma especialização que vem ganhando muita força e é um dos temas mais discutidos, por conta da segurança das crianças e dos adolescentes. Além disso, a relação do trabalho com menores infratores também é estudada.

Não apenas os graduados de Direito podem se especializar nessa área, mas também os de Administração, Ciências Sociais, Serviço Social, História, Medicina, Psicologia, Pedagogia e Filosofia.

  • Direito Eleitoral

Essa pós é focada em tornar os graduados em especialistas, em relação a decisões políticas e processos como candidaturas, ficha limpa, propaganda, direito de resposta, entre outras coisas.

Apenas os profissionais formados em direito e ciências políticas, podem fazer esta especialização.

E aí, se convenceu que fazer uma especialização te ajudará a crescer e a ter sucesso na sua carreira? 

***Caso você tenha se interessado pelas especializações de Direito penal e Processo Penal ou Direito do Trabalho, fique tranquilo porque aqui na Unib você as encontra.

Confira as pós-graduações em Direito da UNIB

DIREITO DO TRABALHO E SEGURIDADE SOCIAL

  • Modalidade presencial;
  • Um ano de duração;
  • Aulas aos sábados das 8h às 17h;
  • O curso oferece a atualização e a capacitação para atuação consultiva, administrativa e judicial.

DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL

  • Modalidade presencial;
  • Um ano de duração;
  • Aulas aos sábados das 8h às 17h;
  • O curso trará para o aluno o que há de mais inovador no campo das Ciências Criminais, congregando aprofundamento teórico em Direito Penal e Direito Processual Penal, Ferramental crítico da Criminologia, além de aulas voltadas à Prática Forense.

Veja também em nosso blog:

Conheça 5 expressões do vocabulário jurídico

5 séries da Netflix para estudantes de Direito

Exigir a OAB é desmerecer o profissional?

 

#insta
This error message is only visible to WordPress admins
Error: No posts found.
#facebook