Já ouviu falar em Mapas Mentais? Confira aqui tudo o que você precisa saber sobre eles!

Autor(a):

Se você pensa que um mapa mental se associa a um mapeamento da mente, está enganado, pois esta ideia passa longe do seu verdadeiro significado. 

Então, para que você possa entender o que é, como funciona, quem o utiliza, como ele é feito, suas vantagens, para que serve, qual sua importância, entre outras coisas, continue aqui!!

Os mapas mentais foram criados por Tony Buzan, um psicólogo, escritor e consultor em educação, em 1970. Com o intuito de ajudar na aceleração do cérebro das pessoas.

Ele foi percebendo que as anotações em linha reta não funcionavam muito bem para a memorização e, com isso, foi realizando vários testes, pensando em  várias maneiras de organizar um texto. Foi aí que ele desenvolveu a apresentação de um texto em formato de diagrama, com uma palavra central e palavras- chaves, facilitando o entendimento de um determinado assunto.

Os mapas mentais de hoje não fogem muito do que eram os de antigamente, quando foram criados. Bora conhecer tudo sobre eles?

O que são Mapas Mentais?

Também conhecido como mapa da mente, é uma ferramenta de gestão de informações, que se utiliza de um modelo de diagrama ao exibir as informações visualmente.

Ele auxilia na estruturação da informação, fazendo com que a análise, compreensão, memorização e organização sejam mais fáceis.

Os mapas mentais podem ser simples ou elaborados, tendo a utilização de fotos, desenhos, linhas e conterem diversas cores. Podendo ser feitos a mão ou pelo computador.

Você sabia que existem aplicativos que auxiliam na produção de um mapa mental? Confira alguns deles:

  • GoConqr

Após o login, escolha a opção “mapa mental” no painel do usuário e começar. Nele é possível começar a produção do mapa do 0, adicionar multimídias do próprio computador, e o formato para salvar o documento é em PNG.  Link: https://www.goconqr.com/pt-BR/mapas-mentais/ 

  • MindMeister

Permite criar mapas individuais ou em grupos, ou seja, você e mais pessoas poderão ter acesso ao mesmo tempo e produzir ao mesmo tempo também.

A ferramenta de criação é fácil de usar e possui diversas possibilidades de segmentação, com cores, formas sinalizadoras e emojis. Também possibilita adicionar comentários, links, anexos e tarefas a produzir.

Outra coisa legal é que ao término do seu mapa, a plataforma monta automaticamente uma apresentação de slides, em que cada tela terá uma ideia diferente e explicada de forma clara.  Link: https://www.mindmeister.com/pt/ 

  • Draw.io

Nele existem diversos modelos prontos de organogramas e mapas mentais. Então para começar, basta selecionar o modelo que mais gostou, e daí será possível editar os textos, remover os balões indesejados, criar ramificações e deixar o mapa do jeito que desejar.

Para a formatação, a plataforma possui diferentes cores e gradientes, tipos de linha e tracejado, sombras e fontes tipográficas. Link: https://www.draw.io/ 

  • Canva

Os mapas mentais fornecidos pela plataforma possuem diferentes formatos que podem ser editados livremente pelo usuário. Os templates têm cores e estilos modernos, e podem receber textos e elementos gráficos. A ferramenta de edição fornece uma galeria de ícones e figuras. Link: https://www.canva.com/ 

Você sabe como funciona um Mapa Mental?

O mapa mental começará a ser feito a partir de um tema central localizado no centro da página, logo após vão surgindo ramificações de ideias de forma gradativa, seja com imagens, símbolos ou palavras.

Todas essas ramificações estão relacionadas ao assunto principal, localizado no meio do documento.

Em que momentos é possível a utilização de mapas mentais?

  • Anotação de ideias em reuniões, eventos, trabalho ou aula; 
  • Estruturar projetos; 
  • Filtrar prioridades; 
  • Melhorar a comunicação com clientes, colegas ou gestores;
  • Planejar tarefas, incluindo reuniões, palestras e projetos;
  • Roteirizar conteúdos.

Quais são as vantagens?

Confira as principais:

  • Absorver e lidar melhor com as informações
  • Aprender com mais facilidade
  • Melhoria na memória
  • Compreender, visualizar e solucionar problemas
  • Desenvolver a criatividade
  • Aumento na produtividade
  • Facilitar a transmissão de ideias, o compartilhamento de raciocínios e procedimentos
  • Reduzir o estresse causado pelo excesso de informação
  • Impulsionar a memorização de maneira espontânea e através de associações naturais
  • Tornar o estudo mais atraente
  • Otimizar a rotina diária

Qual a importância dos mapas mentais?

Como utilizamos os dois lados do cérebro na produção do mapa, o nosso lado racional e criativo trabalham juntos, o que ajuda nos estudos melhorando a memória e a compreensão através da representação visual de informações. 

Ele, também, faz com que qualquer tema complexo seja entendido mais facilmente.

Quem necessita deles?

Todos podem usufruir dessa ferramenta incrível, porém existem algumas profissões que possuem benefícios extras utilizando esta técnica. São eles:

  • Professores;
  • Estudantes;
  • Gestores;
  • Consultores e auditores;
  • Profissionais de criação;
  • Desenvolvedores;

Agora que você já sabe tudo sobre os mapas mentais, está na hora de aprender como fazer, certo?

VAMOS LÁ!!

Primeiro passo

Pense no título, ou seja, na ideia central. Ela constará no meio da folha no formato horizontal, para que tenha bastante espaço para a colocação de ideias. Este tema deverá responder à seguinte pergunta: “Qual é o objetivo em questão?”.

Segundo passo

Neste passo começará a criação das ramificações, elas são ideias relacionadas diretamente ao título principal, fazendo ligação entre a ideia central e as ideias secundárias.

Terceiro passo

Nesta fase serão utilizadas palavras- chaves e imagens- chaves, e cada vez mais o aprofundamento das ideias. Então, fique à vontade para criar quantos tópicos primários, secundários e terciários forem necessários para facilitar a organização de informações.

Quarto passo

A utilização de símbolos, cores e desenhos irá facilitar a compreensão e prender a atenção no mapa mental.

Quinto passo

Faça quantas edições forem necessárias para ter mapas mentais completos e que possa ajudar você ao máximo para alcançar seus objetivos.

Um exemplo:

E aí, gostou de conhecer sobre os mapas mentais? Temos certeza que eles irão te ajudar na hora de seus estudos!

Confira em nosso blog, mais algumas dicas para te ajudar na hora dos estudos:

Volte com tudo para o meio acadêmico! Confira 9 dicas e sugestões para manter a motivação enquanto estuda!

Confira 7 dicas incríveis de como manter a disciplina nos estudos e arrase na graduação!

Saiba como utilizar a tecnologia a seu favor nos estudos!

 

#insta
This error message is only visible to WordPress admins
Error: No posts found.
#facebook