Estudar em casa está te deixando muito ansioso e estressado?

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Nós da UNIB preparamos cinco dicas para você se livrar de todo o estresse!

O estilo de vida atual da maioria das pessoas é muito diferente daquele que estávamos habituados a alguns anos atrás. Em geral, a maioria das pessoas ainda não descobriu como aliviar o estresse.

Isso acontece porque cada vez temos mais responsabilidades, seja na vida pessoal ou profissional. Queremos crescer todos os dias, ter um emprego melhor e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida. Mas isso tem um preço a pagar.

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Para combater o estresse e a ansiedade, é importante diminuir as pressões externas, encontrando alternativas para que o trabalho ou o estudo possa ser realizado de forma mais tranquila. Também é legal encontrar o equilíbrio emocional, sendo capaz de administrar melhor o tempo entre trabalho, família e dedicação pessoal.

Buscar apoio em outras pessoas como um bom amigo, ou até mesmo um psicólogo, também pode ser uma boa estratégia para viver os dias com mais leveza.

Mas antes de começarmos a te dar dicas, vamos te fazer uma pergunta. Você sabe o que é ansiedade? Hoje em dia muitas pessoas possuem ansiedade ou acham que possuem, porque realmente é algo muito comum, mais do que você imagina.

Então, agora vai uma explicação básica:

A ansiedade é um estado caracterizado por medo, apreensão, mal-estar, desconforto, insegurança, estranheza do ambiente ou de si mesmo e, muito frequentemente, pela sensação de que algo desagradável está para acontecer.

Alguma das vezes ela chega ser tão forte, que é necessário partir para a ingestão de remédios, naturais ou não. Mas não são todos, é possível controlar a ansiedade sem tomar nada.

VAMOS AGORA PARA AS DICAS…

  • Descanse

O cansaço físico e mental é um dos desencadeantes do estresse e da ansiedade. Por isso, ter tempo para conseguir descansar todas as noites é uma grande ajuda para desestressar. Aproveitar os fins de semana para conseguir relaxar um pouco e descansar também pode ajudar. Mas se isso não for suficiente, pode ser preciso tirar alguns dias de descanso a cada três meses, num local que você goste e que possa descansar tranquilamente.

As massagens também podem ajudar a combater a tensão muscular, trazendo alívio para a dor nas costas e a sensação de peso na cabeça e no pescoço.

Importante também fazer pausas em seu trabalho ou estudo. É normal a gente querer ser muito produtivo, mas, por vezes, menos é mais.

Então, está mais do que provado que é benéfico realizar várias pausas durante os turnos.  Entretanto, não são as pausas normais que você já tem! São ainda mais pausas, que podem ser curtas, mas que precisam ter o tempo suficiente para você conseguir respirar um pouco.

Acredite, assim vai aumentar a sua produtividade, mesmo trabalhando menos tempo.

  • Administre melhor o tempo

Uma estratégia que ajuda muito no combate ao estresse é administrar melhor o tempo definindo tarefas, objetivos e prioridades. Por vezes, esta tarefa pode ser a mais difícil de atingir, mas dar pequenos passos pode ser mais eficaz do que ficar esperando uma solução que nunca virá.

Se você adotar estas estratégias poderá sentir diferença, alcançando melhora dos sintomas de estresse e ansiedade como dor de cabeça frequente, cansaço e desânimo, em cerca de dez dias. No entanto, a pessoa pode se sentir melhor logo depois de praticar exercícios e ao dormir, ter uma boa noite de sono.

Além disso, uma coisa que vai te ajudar a dormir bem é evitar ações que levam à agitação, preocupação e desgaste. Nem sempre é possivel prever o que pode acontecer pouco antes do sono, mas aquilo que depende de nós devemos fazer bem feito.

Procure conversar assuntos mais sérios fora do horário de ir para cama. Ponha um freio mental em pensamentos de tomada de decisão em momentos de relaxamento. Mudar a vida dentro da cabeça na hora de ir dormir só gera ansiedade e perda de sono.

  • Dedique tempo para se cuidar

Reservar algum tempo do dia para você e ser capaz de ouvir suas reais necessidades pode contribuir diretamente para o controle da ansiedade.

Saber olhar para si, atender e contribuir para sua meta de vida é uma ação de grande poder para sua vida. Seja capaz de dedicar um pouco de tempo e energia a você mesmo.

Algo importante também é estar com quem você ama, pois a companhia de quem amamos é especial para nosso emocional. Quem está bem vive mais relaxado e menos ansioso.

  • Evite pensamentos negativos

Em situações de ansiedade que se estendem por longos períodos, recomenda-se que a pessoa evite os pensamentos negativos ou catastróficos.

Deve-se tentar dimensionar a gravidade da situação, questionando a si mesmo se existe uma forma alternativa de análise, se estamos superestimando o grau de responsabilidade que temos nos fatos ou se estamos subestimando o grau de controle que podemos ter.

O importante também é manter o foco no presente! Quando a mente passeia aleatoriamente entre passado e futuro sem direcionamento para um planejamento, você pode se perder nas ideias e a ansiedade pode iniciar ou piorar. Portanto, mantenha sua mente dedicada integralmente ao momento atual.

  • Experimente controlar a respiração

Para reduzir as reações do sistema nervoso autônomo, devemos fazer o controle da respiração. Isto pode ser feito compassando a respiração e inspirando lentamente pelo nariz, com a boca fechada.

Ao inspirar, deixar o abdômen expandir-se, ou seja, estufar a barriga e não o peito. Depois, expire lentamente, expelindo o ar pela boca. Isto pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora.

Além disso, quando você estiver em um ambiente silencioso e com possibilidade de ficar deitado, use uma técnica de relaxamento. Combinado com a respiração diafragmática, certamente, reduzirá a respiração ofegante, a taquicardia e o tremor.

CONHEÇA ALGUNS MÉTODOS PARA REDUZIR O ESTRESSE DIÁRIO:

  • Acupuntura;
  • Meditação;
  • Homeopatia;
  • Uso de florais de Bach;
  • Ioga.

E aí, gostou das nossas dicas? Aproveite todas elas e tenha um proveito maior na hora de estudar e trabalhar!

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