Fique por dentro das provas do ENEM 2020!

Autor(a):

Como vão funcionar as provas do Enem

Você está com a inscrição para realizar o Enem ok? Tudo certinho? Que bom!

Se esse ano será sua primeira vez realizando a prova do Enem, esse texto é perfeito para você!

Vamos esclarecer algumas dúvidas sobre como são realizadas as provas do Enem. Confira!

Leia também:

Qual a diferença entre graduação presencial, semipresencial e EaD? | Universidade Ibirapuera

Conheça os cursos EaD que mais ganham alunos | Universidade Ibirapuera

Qual é a vantagem de realizar a prova do Enem?”

É importante realizar a prova do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – pois ele é uma porta de entrada para faculdades particulares e públicas. Realizando a prova, o estudante tem várias chances de conquistar uma bolsa parcial ou integral em programas como PROUNI, SISU e FIES.

“Quando serão realizadas as provas do Enem?”

O Enem ocorre em dois domingos consecutivos, logo são duas provas. O formato do Enem sempre foi impresso, mas agora vai ter também o Enem Digital, que segue a mesma estrutura do Enem impresso, porém, ao invés do caderno de provas e caneta, os estudantes irão utilizar computadores disponibilizados pelo IMEP.

Assim, possibilitando ao próprio estudante escolher qual dos dois formatos de prova pretende realizar.

As provas do Enem impresso 2020 vão acontecer em 17 e 24 de janeiro de 2021.

Já as provas digitais do Enem 2020 vão acontecer em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021.

Também vai ter uma reaplicação das provas nos casos em que ocorrerem falhas, como queda de energia, por exemplo. Essa reaplicação acontecerá nos dias 24 de fevereiro e 25 de fevereiro de 2021.

Geralmente, as provas do Enem acontecem no mês de novembro, mas devido o contexto social em que estamos inseridos, as provas de 2020 foram adiadas para janeiro de 2021.

“O que cai na primeira prova?”

A prova do primeiro domingo vai ter questões da área de linguagem, códigos e suas tecnologiasciências humanas e suas tecnologias e a famosa redação.

Linguagem, códigos e suas tecnologias

A prova não aborda as questões por matérias, igual você está acostumado na escola. Mas sim por áreas do conhecimento. 

A primeira área do conhecimento, linguagem, código e suas tecnologias, vai abordar questões de literatura, língua portuguesa, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e da comunicação.

“Vai ter questões em língua estrangeira??”

Ao se inscrever no Enem, você tem a opção de escolher a língua estrangeira para responder na prova, que pode ser espanhol ou inglês.

No dia da prova, você vai notar que terão algumas questões em inglês e algumas em Espanhol, mas você vai responder somente àquelas que correspondem a língua estrangeira que você selecionou. Por exemplo, se você optou por inglês, vai responder as questões de língua estrangeira que estão em inglês e ignorar as que estão em espanhol, ou vice versa.

Ciências humanas e suas tecnologias

A área do conhecimento ciências humanas e suas tecnologias vai abordar questões de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

“São quantas questões na prova do Enem?”

São 45 questões objetivas de cada área do conhecimento, totalizando 90 questões com 5 alternativas cada. 

No primeiro domingo de prova o aluno tem 5 horas e meia pra fazer a prova inteira. Nesse período o estudante precisa: resolver as questões, fazer a redação, passar as respostas das questões pro gabarito e passar a redação a limpo. 

A dica aqui é realizar simulados online para que você treine o tempo e já esteja preparado no dia de realizar a prova.

Lembre-se que no dia da prova você não poderá utilizar celular, relógio ou qualquer aparelho eletrônico.

“Mas como vou saber quanto tempo tem ou quanto tempo já passou?”

Durante a prova, tem um fiscal que irá cronometrar o tempo para os participantes. Ele irá avisar quanto tempo passou e quanto tempo ainda resta.

“O que cai na segunda prova?”

No segundo domingo de provas vai ter questões de matemática e suas tecnologias e também questões da área de ciências da natureza e suas tecnologias.

Matemática e suas tecnologias

A área de matemática e suas tecnologias aborda questões de… isso mesmo! Matemática!

Ciências da Natureza e suas tecnologias

A área de ciências da natureza e suas tecnologias aborda questões de biologia, física e química.

“O tempo para realizar a 2° prova é o mesmo que para realizar a 1° prova?”

Assim como na primeira prova, cada área do conhecimento terá 45 perguntas, totalizando 90 perguntas, com 5 opções para cada pergunta também.

Nesse segundo dia de prova, o estudante não precisará realizar redação, logo o tempo para resolução da prova será menor, será de 5 horas.

“E onde é a prova do Enem? Em que local ela acontece?”

Você vai receber o endereço do local de prova na sua página do participante, por onde realizou a sua inscrição. Não precisa levar nenhum papel no dia da prova. Mas é importante levar o endereço anotado com as informações para evitar imprevistos. Também é importante sair de casa com bastante antecedência para não correr o risco de se atrasar.

“Posso levar meu caderno de provas?”

Após terminar as provas, muitos candidatos querem conferir as respostas com a dos colegas e com as respostas de outros participantes, por isso desejam levar o caderno de provas. Pode sim levar seu caderno de provas, porém precisa ficar na sala até os últimos 30 minutos de prova.

Mas para conferir sua nota e como foi o desempenho é preciso acessar a sua página do participante que é onde estará disponível o seu boletim de desempenho. Os resultados das provas estarão disponíveis a partir de 29 de março de 2021. 

O boletim de desempenho estará dividido por áreas do conhecimento e em cada uma delas estará a sua média.  A nota da redação também estará separada. Então, 5 notas estarão disponíveis no seu boletim de desempenho.

Você sabia que…

A sua média não é calculada com base em em seus acertos, ela tem um sistema de pesos chamado de TRI. Por isso não basta saber quantas questões você acertou, uma vez que cada questão tem um peso diferente na sua média. 

“E após realizar o Enem, como faço para conferir o resultado??”

Para utilizar a sua nota do Enem para conseguir uma bolsa em uma universidade particular ou em universidade pública, o estudante pode se inscrever em algum dos programas ofertados pelo governo federal: PROUNI, SISU ou FIES para ingresso no ensino superior.

Então, dependendo do curso e da instituição que o estudante deseja entrar, a nota de corte é diferente.

E aí, gostou de saber tudo sobre as provas do Enem?

Então navegue pelo Blog | Universidade Ibirapuera para ficar por dentro de assuntos interessantes como esse! Desejamos boa sorte para você!

Curta nossas páginas nas redes sociais!

#insta
This error message is only visible to WordPress admins
Error: No posts found.
#facebook