Já ouviu falar sobre Relacionamento Interpessoal? Confira aqui tudo que você precisa saber sobre este assunto!

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Muitas pessoas não têm ideia do que é um relacionamento interpessoal ou nunca nem ouviram falar a respeito. Mas isto é uma questão muito importante em qualquer ambiente de convivência. 

Em relação a este tema, nós da Universidade Ibirapuera preparamos uma matéria com dicas para se ter um bom relacionamento interpessoal, como desenvolvê-lo, sua importância e suas vantagens.

O relacionamento interpessoal, como o nome já diz, diz respeito à interação entre pessoas, podendo se dar no meio profissional, pessoal ou familiar. O principal objetivo dos relacionamentos interpessoais é tornar a convivência mais agradável entre os seres humanos. 

Você sabe qual é a importância de possuir um bom relacionamento interpessoal?

No mundo corporativo o relacionamento interpessoal é muito importante para que o profissional consiga lidar com crises, conflitos, superação de obstáculos e com pessoas de diferentes opiniões. Quando isto não acontece, os profissionais acabam perdendo o foco e a produtividade.

Um bom relacionamento familiar e entre amigos se refletem no relacionamento profissional. É importante lembrar que precisamos estar bem conosco, pois somos como um espelho, o que estamos sentindo tem reflexo em tudo que fazemos, pensamos e falamos.

Portanto, o relacionamento interpessoal se torna fundamental para a produtividade no trabalho. E possuir a habilidade de cultivar bons relacionamentos requer autoconhecimento e empatia para lidar com divergências de ideias, posicionamentos, percepções, valores, personalidades e objetivos.

Confira as vantagens da relação interpessoal!

Em um relacionamento interpessoal existem benefícios tanto para as empresas como para os profissionais, conheça alguns deles:

Para o profissional

  • chances em relação ao mercado de trabalho, por causa das habilidades desenvolvidas ao se trabalhar em equipe. 
  • aceitação das diferenças e melhor convivência com os colegas de trabalho; 
  • melhor produtividade e desenvolvimento; 
  • reconhecimento por parte da empresa, 
  • respeito de todos; 
  • motivação; 
  • ter pessoas com quem possa contar a qualquer momento.

Para a empresa

  • profissionais mais capacitados; 
  • ambiente agradável e harmonioso; 
  • maior produtividade por parte dos funcionários; 
  • profissionais mais motivados; 
  • maiores lucros; 
  • redução de custos; 
  • clientes mais satisfeitos;

Agora que você já viu a importância e as vantagens de um bom relacionamento interpessoal, confira as dicas que irão te ajudar nesta jornada:

  • Busque autoconhecimento

Para saber lidar com as pessoas é preciso que você conheça a si mesmo. Para isso, basta entender quais são seus pontos fracos e fortes, suas qualidades e seus defeitos.

  • Seja comunicativo

Saiba falar com alguém, sendo objetivo e claro, com simpatia e calma. Outra coisa indispensável é saber ouvir. Não fale demais, saiba quando parar.

  • Tenha empatia

Colocar-se no lugar do outro em todas as situações é um dos itens mais importantes para se ter uma boa relação.

  • Seja educado

Nunca deixe de cumprimentar seu colega de trabalho ou agradecer por algo.

  • Tudo que for fazer faça com boa vontade

Caso alguém te peça alguma ajuda ou um favor não hesite em fazer. Seja prestativo e aja com boa vontade.

  • Saiba reconhecer seus erros

Lembre-se de que todo mundo erra e ninguém é perfeito, então quando errar admita, pois isso é visto com bons olhos pela empresa e por todos.

  • Busque ser consciente na hora de fazer e receber críticas

As críticas podem ser muito construtivas, então é importante que você saiba tirar proveito delas. 

 Veja agora as dicas para desenvolver o relacionamento interpessoal:

  • Saiba a importância de um feedback, desenvolvendo a comunicação entre a equipe no ambiente de trabalho.
  • Nunca esqueça que todos são diferentes. Neste sentido, tenha uma mente aberta e seja flexível, pois as empresas apresentam pessoas com diferentes hábitos e culturas. 
  • Saiba se adaptar às mudanças.  No mundo corporativo é comum um projeto não ser aceito, ter um prazo curto de entrega ou ter que fazer algo de última hora. Por isso, é importante ser resiliente e ter jogo de cintura nessas situações.
  • Fale com as pessoas de maneira cuidadosa. Perceba o modo com que você conversa ou diz algo a alguém. É prejudicial ao bom entendimento a falta de entendimento e excesso de agressividade nas relações. Valorize o sentimento das pessoas, peça ao invés de mandar, faça observações e não julgamentos.
  • Saiba separar a vida pessoal da vida profissional. Nunca leve seus problemas de casa para empresa, pois além de prejudicar seu próprio rendimento, prejudica a convivência com os colegas de trabalho, o que, consequentemente, dará resultados negativos para a empresa.

Você sabia que existem três tipos de relacionamentos interpessoais? Conheça-os:

Relacionamento Interpessoal Profissional

É aquele que ocorre no mundo de negócios e que vem crescendo cada vez mais nas organizações e empresas, devido a importância de se ter um ambiente de trabalho mais harmonioso e fluido. Pois onde os funcionários têm uma boa comunicação, há menores chances de erros e maiores chances de crescimento.

Este tipo de relacionamento também está muito ligado à cultura organizacional que a empresa possui. Normalmente quem cuida dessa parte é o setor de recursos humanos, o qual cria critérios de compatibilidade entre a empresa e o funcionário antes dele ser contratado.

Relacionamento Interpessoal Pessoal

É o relacionamento ligado à convivência com pessoas mais próximas a nós, como família e amigos.

Relacionamento Interpessoal Virtual

Mesmo não estando fisicamente perto um do outro é importante lembrar de algumas regras comportamentais, como respeito, empatia e responsabilidade.

Além desses 3 tipos de relações existem duas vertentes da relação interpessoal, as Unilaterais e as Bilaterais. Confira o que significa cada uma delas:

Bilaterais: são relações em que a troca de informações, experiências e ideias faz com que haja boa experiência e bons momentos entre as pessoas.

Unilateral: é quando há vários embates entre as pessoas, e apenas uma sai ganhando, fica com a razão.

E aí? Agora que já está por dentro do assunto, que tal dar uma navegada em nosso blog para saber mais a respeito? Acesse, então:

Dicas de como melhorar seu relacionamento interpessoal!

E boa leitura!

 

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