NOVEMBRO AZUL

Autor(a):

10/11/2014

Alunos dos cursos de Farmácia e Enfermagem organizaram projeto para participar da campanha Novembro Azul, dirigida à sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

Como exemplo do que ocorreu no “Outubro Rosa” (campanha de conscientização com objetivo de alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama), os alunos distribuíram laços aos presentes no Campus, além do oferecimento de informações sobre as doenças.

O evento foi organizado sob orientação dos Profs. Rulio Marçal e Silvana Nunes.

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.

O “Novembro Azul” integra a programação mundial para conscientizar o sexo masculino nos aspectos da prevenção da doença. Conforme o Ministério da Saúde, são mais de 50 mil casos novos todo ano, com o número de mortes ultrapassando os 12 mil registros.

O Outubro Rosa também é um campanha de paralisação nacional de conscientização realizada por diversas entidades do Brasil no mês de outubro. A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira corrida pela cura do câncer de mama, realizada em New York, em 1990.

Seguindo esse movimento, vários estados passaram a desenvolver ações isoladas referentes ao câncer de mama.

Com a aprovação do Congresso Americano, o mês de Outubro se tornou o mês nacional de prevenção do câncer de mama, inspirando populações, empresas e entidades de diferentes países. Desde então, diversos programas lembram a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

#insta
#facebook
Copyright © Todos os Direitos Reservados - Universidade Ibirapuera