Saúde mental docente, precarização das condições do trabalho e intervenções criativas

Autores

  • Jaqueline Aparecida Castro Severino Universidade Ibirapuera
  • Adriana Cássia Garcia Universidade Ibirapuera
  • Alan Almario Universidade Ibirapuera
  • Camila Soares Universidade Ibirapuera

Resumo

Esse artigo tem como objetivo apresentar, por meio da metodologia da pesquisa bibliográfica, o tema saúde mental, adoecimento docente e fatores que impactam a saúde mental de professores. Serão abordados aspectos preventivos e minimizadores com a implementação de políticas preventivas com ênfase em fontes acadêmicas e especializadas. O presente estudo apresenta um recorte do momento pandêmico e histórico vivido recentemente: o Covid-19, fato que alertou especialistas em saúde mental. Os resultados apontam que fatores como a sobrecarga de trabalho e a falta de valorização foram prejudiciais. Ações como apoio institucional e políticas preventivas são fundamentais para minimizar os impactos sobre a saúde mental dos docentes. A adoção de práticas de autocuidado, a criação de ambientes de trabalho mais saudáveis e o acesso a suporte psicológico podem contribuir significativamente para a promoção do bem-estar mental dos profissionais da educação.

Biografia do Autor

Jaqueline Aparecida Castro Severino, Universidade Ibirapuera

Aluna do curso de Pedagogia da Universidade Ibirapuera

Adriana Cássia Garcia, Universidade Ibirapuera

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Santo Amaro (1993). Atualmente é Professor da Universidade Ibirapuera.

Alan Almario, Universidade Ibirapuera

Gestor Educacional formado em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar e especializações em Gestão Acadêmica e Universitária, Educação a Distância e Direito Educacional, escritor, jornalista, educador inclusivo, psicanalista, sexólogo, terapeuta sexual, pesquisador, possui mestrado em Psicologia com área de concentração em Psicossomática. Atuação de mais de 35 anos em educação principalmente nas áreas de Direção / Coordenação de Escolas e em Docência na Educação Superior (graduação e pós-graduação) com foco em disciplinas relacionadas à Educação Inclusiva e Gestão Educacional. Autor de livros paradidáticos infantojuvenis e acadêmicos, de dezenas de artigos educacionais publicados em revistas científicas e jornais, avaliador de cursos no Conselho Estadual de Educação de São Paulo e consultor educacional de projetos diversos. Desenvolve pesquisas nas áreas de inclusão, liderança, qualidade de vida no trabalho, formação continuada de docentes e psicossomática. Atualmente é Diretor Acadêmico da Universidade Ibirapuera. Dirigente de Pesquisa (CNPQ-DGP) e coordenador do COIND - Comitê de Inclusão e Diversidade da Universidade Ibirapuera.

Camila Soares, Universidade Ibirapuera

Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu; pós-graduação em Língua, Literatura, Expressões e Comunicação pela Universidade Cidade de São Paulo, Gestão Acadêmica e Universitária pela Universidade Ibirapuera, Mestrado em Psicologia - área de concentração Psicossomática, pela Universidade Ibirapuera. É professora titular nos cursos de graduação e pós-graduação em saúde, negócios e educação. Também responde pela Coordenação dos Cursos de Pós-graduação Lato e Stricto Sensu e Graduação em Pedagogia. É membro do Comitê de Inclusão e Diversidade e membro do CONSEPE da Universidade Ibirapuera. É autora de livros pedagógicos e parecerista avaliadora do Guia da Faculdade, melhores universidades, desde 2015. Editora-chefe da Revista da Universidade Ibirapuera. Coordena o Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos do Comportamento, com foco em Diversidade e Saúde Mental Docente. Mais de 10 anos de experiência em: Supervisão de Comunicação Social, Docência Coordenação de curso.

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Publicado

2025-06-03

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Artigos