Unib Acontece: Conheça as bancadas de Eletrohidráulica e Eletropneumática

Autor(a):

Como você deve ter observado, publicamos muitas notícias sobre aulas de Engenharia de Produção com as modernas bancadas de Eletrohidráulica e Eletropneumática. O equipamento, fabricado pela empresa Líder Didática, chegou às instalações da Universidade Ibirapuera e já está sendo o maior sucesso nas aulas práticas dos alunos.

Em conversa com Carlos Alberto Marques da Silva, técnico do laboratório de Engenharia, descobrimos a finalidade das bancadas e como a matriz curricular dos cursos pode se beneficiar com um equipamento inserido na Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial.

O primeiro item que você precisa entender é que a utilização das bancadas está incluída no Ensino de Controle de Automação. Elas permitem que os alunos façam experimentos e aprendam na prática os avanços da Linha de Produção (funcionamento da parte hidráulica, pneumática e programação das máquinas).

Na Bancada de Hidráulica, que você pode observar na imagem abaixo, as mangueiras carregam o óleo que faz a máquina funcionar.

Na Bancada Pneumática, os alunos têm a chance de observar o ar comprimido.

E, por fim, é no CLP (Controlador Lógico Programável) que eles conhecem a parte operacional. Um programa específico é instalado e recebe as coordenadas do que deve ser produzido. Para o técnico do laboratório, as bancadas são um excelente complemento das aulas teóricas.

Conheça a matriz curricular do curso de Engenharia de Produção clicando aqui.

#insta
#facebook
Copyright © Todos os Direitos Reservados - Universidade Ibirapuera