Você sabe o que é o mundo corporativo?

Autor(a):

Com certeza, em alguma época da sua vida deve ter escutado alguém falando “Ah, mas no mundo corporativo é assim mesmo!” E, diante disso, você deve estar se perguntando: “Mas que bendito mundo corporativo é esse? O que será isso?”

Falaremos então um pouco a respeito desse assunto: o que é o mundo corporativo, como funciona, quais profissionais fazem parte desse mundo, dicas de como sobreviver e crescer dentro dele e de como reconhecer o perfil do profissional que nele atua.

Como  o próprio nome diz, o mundo corporativo se apresenta como um só corpo. Isto quer dizer que as pessoas que optam por trabalhar neste mundo empresarial devem se inteirar dos valores da empresa e seguir um mesmo objetivo.

Esse mundo se constitui de vários setores e se você souber como se encaixar em uma destas partes estará agregando valor para a empresa e para sua carreira. 

São muitos os setores dentro de uma empresa para você atuar: recursos humanos, administração, departamento de vendas, de informática… O importante é que ao escolher trabalhar no mercado empresarial você opte pela profissão certa e tenha consciência de se enquadrar no perfil de profissionais que gostam de desafios, lidam bem com a competitividade, são organizados e criativos.

Veja quais são as graduações que te preparam para o mundo corporativo: 

  • gestão de recursos humanos;
  • gestão financeira;
  • marketing;
  • ciência da computação;
  • administração;
  • secretariado;
  • engenharia de produção;
  • logística;
  • processos gerenciais;
  • comércio exterior;
  • ciências contábeis.

Ficou interessado em algum deles? Acesse o nosso site e confira os cursos de:

Gestão de Recursos Humanos, Marketing, Ciência da Computação, Administração, Logística, Ciências Contábeis, Gestão Financeira, e Processos Gerenciais. 

Sendo que os cursos de Marketing, Logística, Gestão Financeira e Processos Gerenciais são oferecidos a distancia. Os demais cursos estão disponíveis tanto na modalidade presencial quanto na modalidade a distância.

Após você ter se formado e ingressado no mundo corporativo, a principal exigência para crescer dentro da empresa é fazer um curso de especialização, pois quanto mais formação tiver, mais fácil será alcançar um cargo de coordenação, gerência ou diretoria.

Conheça, então, algumas  dicas que te ajudarão a crescer no mundo corporativo!

Dica 1: Invista no networking interno, ou seja, crie relações com pessoas que te ajudarão em sua jornada na empresa. 

Dica 2: Normalmente o meio empresarial investe em pessoas que demonstram um comportamento ambicioso, que demonstra querer assumir cargos mais altos e com funções com mais responsabilidades. Por isso, deixe claro para a empresa onde quer chegar.

Dica 3: Tenha um mentor: alguém que possa te ajudar no que deve melhorar e que possa te inspirar com ideias no trabalho.

Dica 4: Tenha uma boa relação com todos os profissionais da empresa; não converse apenas com quem possui cargos importantes.

Dica 5: Tenha foco no que o cliente quer, priorize a opinião dele.

Como sei se vou me dar bem ou não no ambiente corporativo?

Normalmente, as pessoas que trabalham em empresas são regidas pela CLT (Consolidação das leis do trabalho) e possuem contratos com carteira de trabalho assinada. Quem está neste ambiente tem alguns benefícios, como um salário fixo, direito à férias, 13º salário, tendo uma jornada de trabalho de 44 horas semanais. 

O trabalho em empresas é regido por metas, estratégias de negócios, fluxogramas, estatísticas, organogramas para conhecimento dos cargos hierárquicos e uma série de aspectos que consumam a venda e a satisfação de clientes. Se você se encaixa neste perfil, então atuará tranquilamente no mundo corporativo.

Veja alguns dos quesitos normalmente bem aceitos no mundo corporativo:

Competitividade

A competitividade vista como vitória dos próprios limites, o desenvolvimento que supera os colegas de equipe, mostrando o desejo de crescer sempre mais. 

Relacionamento extrovertido

Ser simpático com todos, evitando críticas contundentes à empresa em locais públicos.

Gosto de trabalhar com metas

Marca a superação de desafios.

Uso de roupas sociais

Não são todas as empresas, mas a maioria exige o uso de roupas sociais. 

Saber trabalhar em grupo

Para participar do mundo corporativo você não pode ser individualista, pois o trabalho em equipe é muito valorizado.

Saber outros idiomas

Idiomas como o inglês, por exemplo, é essencial no mundo empresarial. Pois o familiariza com uso de palavras como: “share”, “ASAP”, “brainstorm”, “FYI”, “budget” e “turnover” que são comuns nesse universo. 

Mais algumas dicas

Dica 1: Participe dos eventos da empresa, pois no mundo corporativo “quem não é visto, não é lembrado”.

Dica 2: Seja resiliente. Demonstrar paciência, humildade, pensar antes de falar, superar obstáculos, adaptar-se a mudanças são itens necessários para atuar no meio corporativo.

Dica 3: sempre tenha ótimos resultados, pois não é suficiente comparecer em todos os eventos, ser uma pessoa agradável, com ótima convivência, mas não alcançar  as metas e os objetivos da empresa.

Dica 4: Crie fortes parcerias dentro do ambiente de trabalho, pois você nunca gerará resultados expressivos sem o trabalho em equipe. 

E aí, o que achou do mundo corporativo, gostou? Se encaixou no seu perfil e objetivos?

Se sim, não perca tempo!

Confira os cursos que te levaram para esse mundo em nosso site e se inscreva no vestibular.

 

#insta
This error message is only visible to WordPress admins
Error: No posts found.
#facebook