Como atua um biomédico? Qual sua importância no contexto atual da sociedade?

Autor(a):

Você é uma daquelas pessoas que anseia por atuar na área da saúde?

Mas apesar de saber que saúde será sua área de atuação, ainda precisa definir qual profissão irá exercer dentro desse segmento tão amplo?

Então, confira esse conteúdo sobre um curso que forma profissionais essenciais para o desenvolvimento e avanços na área da saúde cujo mercado está em constante expansão: o curso de Biomedicina!

Leia mais:

Aluna tem trabalho premiado na III Jornada Acadêmica de Farmácia e Biomedicina | UNIB (ibirapuera.br)

“Química básica para ciências da saúde” é tema de Curso de Extensão de Biomedicina | UNIB (ibirapuera.br)

Aluno de Biomedicina publica TCC no “Cancer Therapy & Oncology International Journal” | UNIB (ibirapuera.br)

Hoje, vamos abordar o curso de Biomedicina, o que faz um biomédico e as possibilidades de atuação possíveis para esse profissional.

Quem sabe, você se identifica e inicia 2021 entre os graduandos de Biomedicina da Ibirapuera?

Quanto tempo dura um curso de Biomedicina?

O curso de Biomedicina está incluso na habilitação bacharelado e tem duração média de 4 anos. 

Como é a grade curricular de Biomedicina?

A grade curricular do curso de Biomedicina, está fragmentada em disciplinas teóricas e práticas que são ministradas em laboratórios equipados.

No curso de Biomedicina, é preciso fazer TCC?

Sim, é necessário realizar o famoso TCC para ser aprovado no bacharelado em Biomedicina.

Mas, calma! A Ibirapuera conta com uma equipe docente altamente competente e qualificada que oferece todo o suporte necessário para os formandos durante todo o curso, fazendo um acompanhamento na elaboração do seu TCC.

Na graduação de Biomedicina, também será necessário realizar um estágio supervisionado nos últimos anos do curso, para que o formando vivencie a experiência da área mesmo antes de se formar.

O que faz um biomédico? 

O biomédico é o profissional que estuda minuciosamente doenças, ao identificar e analisar microorganismos.

É o biomédico quem oferece o suporte necessário para a medicina efetivar o tratamento de enfermidades, pois fornece informações valiosas sobre fungos e bactérias causadores de doenças e patologias.

Biomédicos são fundamentais na área da saúde!

O biomédico atua em pesquisas de vacinas e medicamentos, a fim de prevenir doenças.

No atual contexto social, com a pandemia da covid 19 e a corrida para descobrir uma vacina eficiente para combater o vírus, o profissional de biomedicina foi um agente ativo e incansável nesse processo árduo.

Biomédicos também estudam a composição dos alimentos!

Isso mesmo! O biomédico também está presente no ramo alimentício, atuando em grandes empresas e realizando análises minuciosas nos processos dos alimentos, desde a sua colheita até a sua finalização, com o objetivo de certificar-se que não ocorra adulteração durante o processo de industrialização.

Você sabia que um biomédico pode auxiliar na resolução de crimes?

Sim, o biomédico pode ajudar a resolver crimes!

Um segmento possível, bem interessante para quem se sente atraído pela elucidação de crimes, é a perícia criminal, que permite ao biomédico trabalhar em institutos de criminalística, analisando vestígios de sangue e/ou tecidos humanos.

Como é o mercado de trabalho para um profissional de biomedicina?

O mercado de trabalho para biomédico é bastante amplo, pois são vários segmentos que necessitam das habilidades e competências deste profissional.

A maioria dos biomédicos atua em laboratórios e hospitais, mas o profissional de Biomedicina está presente também no setor farmacêutico e nos órgãos que atuam com a saúde pública, no setor criminal e até na área de estética.

O fato é que um bacharel em Biomedicina não corre o risco de ficar sem trabalho, tamanha as possibilidades de atuação para este profissional. Além disso, a Biomedicina está entre as profissões que mais cresce no Brasil.

Quais as possíveis áreas de atuação para um biomédico?

O biomédico pode trabalhar em vários segmentos, pois a sua formação possibilita uma diversidade de áreas para atuação. Confira alguma delas:

Análise ambiental

Análises bromatológicas 

Análises clínicas

Anatomia

Biofísica

Biologia Molecular

Bioquímica

Biotecnologia

Citologia

Diagnóstico por Imagem

Docência e Pesquisa

Embriologia

Farmacologia

Genética

Histologia

Imunologia

Microbiologia

Parasitologia

Patologia

Psicobiologia

Sanitarista

Toxicologia

Perfil do biomédico

Entre as características do profissional de Biomedicina está o perfil metódico, curioso e a capacidade de trabalhar em equipe, pois o biomédico sempre vai trabalhar com outros profissionais, como médicos, farmacêuticos, biólogos e bioquímicos.

É interessante, que o biomédico dedique-se também ao estudo da língua inglesa, visto que grande parte dos estudos e pesquisas científicas nessa área, são escritos em inglês.

Você pode pensar:” E agora? Não sei inglês!”. Relaxa, você não precisa ingressar na graduação sendo proficiente em inglês. Pode muito bem incluir um curso de língua estrangeira entre seus objetivos futuros. Além disso, existem muitos serviços de tradução para quando você precisar realizar os trabalhos acadêmicos cujas pesquisas estiverem em inglês.

Você sabia que a Universidade Ibirapuera oferece o curso de  Biomedicina?

Isso mesmo! A Ibirapuera está sempre pensando em oferecer o melhor suporte acadêmico para seus graduandos.

Por isso, oferece o curso de bacharelado em Biomedicina na modalidade presencial.

O melhor de tudo é que o curso de bacharelado em Biomedicina da Ibirapuera, possui conceito 4 segundo o MEC.

Graduação Presencial é a melhor modalidade para estudar Biomedicina?

Com toda a certeza! A modalidade presencial é ideal para cursar a graduação em Biomedicina, pois grande parte das disciplinas são práticas e precisam ser realizadas em laboratórios.

A graduação de Biomedicina na modalidade presencial exige que o acadêmico frequente diariamente a instituição, visto que todas as aulas são ministradas em sala de aula. 

Na modalidade presencial a  convivência com colegas da turma e com a equipe docente é maior, o que é ótimo para o acadêmico.

E aí, curtiu conhecer um pouco mais sobre o curso de Biomedicina?

Esperamos que sim!

Se você gostou desse conteúdo, navegue pelo BLOG | UNIB (ibirapuera.br) para conhecer outras profissões, saber mais sobre a nossa instituição de ensino e ficar ligadinho nas novidades!

Siga-nos nas redes sociais!

 

#insta
This error message is only visible to WordPress admins
Error: No posts found.
#facebook