Estudo Remoto: 5 habilidades que você desenvolve estudando em casa

Autor(a):

E aí, pessoal, como está a adaptação para o Estudo Remoto? Esperamos que tudo esteja correndo muito bem. Nesse momento de estudos em casa, nós viemos lembrar você de que os conhecimentos adquiridos nesse período são tão importantes quanto toda a atividade que realizamos presencialmente. Além disso, ao aprender a estudar sozinho, você desenvolve uma série de habilidades preciosas para a vida profissional. Hoje, nós separamos 5 delas pra você, vamos conferir?

1. Autonomia

Agora, no conforto do seu lar, você tem uma grande flexibilidade de horários e a liberdade de criar seu próprio cronograma de estudos, contemplando todas as matérias necessárias. A partir dessa liberdade, você consegue organizar sua rotina de estudos, conciliando a faculdade com o trabalho e outros afazeres. No Estudo Remoto o ritmo de aprendizagem é todo seu e o estudo entra de maneira muito mais orgânica no seu cotidiano, isso porque é você quem decide quais são os horários adequados para pegar nos livros. Entretanto, é preciso ficar atento! A autonomia só funciona para quem se conhece e sabe onde quer chegar. É por isso que um profissional autônomo tem grandes chances de sucesso.

2. Disciplina

“O que é que eu vou fazer com essa tal liberdade?”. Afinal, toda essa autonomia só vai funcionar se você tiver disciplina. É muito bom poder definir seu próprio cronograma, mas para que isso funcione, você precisará manter o foco pra concretizar seu planejamento e fazer ajustes na sua rotina sempre que necessário. Ou seja, não adianta ter independência, se toda a sua liberdade não for produtiva, certo? Se você conseguir fazer funcionar, ponto pra você! Porque um profissional organizado e disciplinado tem cada vez mais espaço no mercado de trabalho.

3. Responsabilidade

Agora, a  maior parte da sua educação acontece on-line, no AVA. Aqui você vai desenvolver seu senso de responsabilidade, porque todas as ações realizadas dentro desse ambiente são um registro de sua caminhada acadêmica. Assim, você tem a responsabilidade de registrar sua presença por meio dos fóruns, interagir com seus colegas (porque no fundo sabemos que você está com saudades!).

4. Concentração

Você é capaz de se manter concentrado por quanto tempo dentro de uma sala de aula? E em casa? A habilidade de se manter focado em uma atividade é essencial para que o Estudo Remoto funcione. Para garantir esse foco, você vai precisar melhorar a sua concentração, tornando-se capaz de ficar atento por um tempo considerável assistindo às aulas online e dedicando-se ao estudo do material disponibilizado por seus professores. Com essa habilidade, você pode se tornar um profissional organizado, produtivo, eficaz e atento, quase uma garantia de sucesso!

5. Motivação

Até aqui, listamos alguns comportamentos e habilidades que  você pode adquirir ou aperfeiçoar com o Estudo Remoto. Ao desenvolver sua autonomia, disciplina e responsabilidade, você estará munido para colocar em prática um requisito essencial para o mercado de trabalho atual: a motivação para inovar. No Estudo Remoto, você é o protagonista dos seus estudos e do seu progresso, sendo o responsável direto por segurar a onda, afinal uma graduação é feita de altos e baixos (e tudo bem). É por isso que quando você estuda em casa, coloca em prática a automotivação, encorajando você mesmo a seguir em busca do seu sonhado diploma. Essa capacidade de motivar-se e ser resiliente nos dias bons e ruins te acompanhará ao longo de toda sua carreira.

Entendeu como esse momento complicado pode te ajudar a desenvolver habilidades importantes? Então bora pro AVA estudar?

 

#insta
#facebook
WhatsApp chat