10 filmes para quem é da área da saúde assistir durante a quarentena

Autor(a):

Pega a pipoca, se acomoda no sofá, que vamos ficar em casa nessa quarentena, curtindo um filminho e maratonando aquelas séries (sem esquecer de que o Estudo Remoto segue a mil, claro!). Por estar tão ligada ao ser humano e suas fragilidades, a área da saúde é famosa por inspirar filmes e séries. Toda a sensibilidade que essa área inspira foi imortalizada nas telonas, em roteiros tocantes. Pensando nisso, separamos 10 filmes pra você que é um futuro profissional da área da saúde.

Tempo de Despertar 

O primeiro filme da nossa lista é um drama emocionante e consagrado. Malcolm Sayer, interpretado por Robin Willians, trabalha em um hospital psiquiátrico, onde encontra vários pacientes que, supostamente, estavam em estado catatônico. Sayer, porém, sente que os pacientes estão apenas adormecidos e passa a buscar a forma correta de tratamento para que eles despertem. Em sua pesquisa, Sayer descobre que uma nova droga usada no tratamento de Parkinson pode ajudar. Com autorização para testar o medicamento em apenas um paciente, Syaer escolhe Leonard Lowe, interpretado por Robert De Niro. O paciente começa a apresentar sinais de melhora, entretanto perigosos efeitos colaterais também começam a aparecer.

Patch Adams — O Amor é Contagioso

Outro clássico da área da saúde, esse sensível longa bate forte em nossos corações. Após uma tentativa de suicídio, Hunter Adams (Robin Williams) interna-se em um hospital psiquiátrico de maneira voluntária. Com o passar do tempo, Hunter descobre que ajudar outros internos o faz feliz e que deseja ser médico. Ao sair do hospital, ele entra na faculdade de medicina. Com métodos não convencionais, ele causa impacto e vai, aos poucos, conquistando espaço. O reitor da faculdade não concorda com suas escolhas e faz de tudo para expulsá-lo, apesar de seus ótimos resultados como aluno.

Um Método Perigoso

Esse filme traz uma boa dose de história, pois explora o desenvolvimento da psicanálise a partir de Sigmund Freud (Viggo Mortensen) e Carl Jung (Michael Fassbender). A abordagem do longa focaliza a intensidade e a polêmica em torno da relação entre esses dois gigantes e a uma paciente chamada Sabina, interpretada por Keira Knightley. Um Método Perigoso rendeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante para Mortensen.

Garota Interrompida

Nesse longa, Winona Ryder dá vida à Susanna Kaysen que, após uma sessão de psicanálise com um terapeuta desconhecido, foi diagnosticada como vítima de “Ordem Incerta de Personalidade”, um transtorno com sintomas suspeitos e genéricos. Assim, Susanna foi enviada para um hospital psiquiátrico, onde conhece um novo mundo e se aproxima de outras meninas que são pacientes. No Hospital, inicia uma amizade profunda com Lisa Rowe, interpretada por Angelina Jolie, uma sociopata que trama sua fuga.

Vamos de Clássico! Neste longa, Randall McMurphy, interpretado por Jack Nicholson, é preso e simula transtornos psicológicos para ser internado em um hospital psiquiátrico em vez de ser obrigado a trabalhar em uma prisão. O hospital é regido pelas mãos de ferro da enfermeira Mildred Ratched, que ganha vida através da atriz Louise Fletcher. Lá dentro, Randall usa seu poder de persuasão para levantar os internos contra as duras regras impostas pela enfermeira, mas o que ele não desconfia é que as consequências podem ser muito graves.

Clube de Compras Dallas

Sucesso de crítica, o longe de 2013 tem a direção de Jean-Mar Vallée e narra a trajetória de Ron Woodroof, interpretado por Matthew McConaughey, um eletricista que, depois de receber o diagnóstico de AIDS, torna-se um contrabandista de medicamentos alternativos, não certificados, no Texas. Ele é o criador do Clube de Compras Dallas, que distribui os medicamentos a outros pacientes.

 

Mãos talentosas — A História de Ben Carlson

Baseado em fatos reais, o filme conta a história de um neurocirurgião conhecido internacionalmente, que entrou para a história ao descobrir um novo método para realizar a cirurgia de separação de gêmeos siameses, em um processo arriscado que envolvia a paragem dos corações. O médico, interpretado por Cuba Gooding Jr, percorre um longo caminho até conquistar sua reconhecida posição, enfrentando o preconceito racial.

 Um Golpe do Destino

Mais um aclamado drama em nossa lista. Aqui temos a história de vida do bem-sucedido, rico e arrogante médico cirurgião Jack McKee (William Hurt) que recebe o diagnóstico de câncer de garganta, mudando sua rotina. A partir daí, ele passa a buscar tratamentos na condição de paciente, uma mudança de perspectiva considerável que faz com . Uma excelente pedida para refletir sobre a importância do exercício consciente da medicina.

 O Escafandro e a Borboleta (2007)

Mais um filme que retrata uma história real. Jean-Dominique Bauby, interpretado por Mathieu Amalric,  é editor da revista Elle, tem 43 anos e é um apaixonado pela vida. Mas, subitamente, tem um derrame cerebral. Quando ele acorda, 20 dias depois do ocorrida, ele ainda está lúcido, mas sofre de uma rara paralisia: o único movimento que lhe resta no corpo é o do olho esquerdo. Assim, Bauby aprende a se comunicar piscando letras do alfabeto, e forma palavras e frases, recriando seu mundo.

Nise – O Coração da Loucura

Ambientado no Rio de Janeiro dos anos 1940, o filme traz a história da doutora Nise da Silveira. A médica é uma figura muito conhecida no Brasil por sua dedicação aos pacientes de hospitais psiquiátricos. No filme, o foco é a luta da doutora pela cura e por nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem da esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e lobotomia. Descreditada por seus colegas defensores de métodos dolorosos e ineficazes, a psiquiatra assume o Setor de Terapia Ocupacional de um hospital, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, por meio da humanização e da arte.

Curtiu? Então fica ligado nos nossos canais que vem mais dicas quentes por aí!
#insta
#facebook