Conheça como funciona um curso de extensão

Autor(a):

Você já ouviu falar em cursos de extensão? Sabe quem pode fazer, a importância e as vantagens para a carreira profissional?

Nós da UNIB preparamos uma matéria para você com todas as informações necessárias sobre o funcionamento destes cursos e como eles são mais uma ferramenta crucial de aprendizagem.

Leia mais:

Conheça o perfil do aluno da graduação presencial

Saiba como escolher o melhor curso EAD para você!

Dicas para manter o foco no ambiente de trabalho

Os cursos de extensão são oferecidos à sociedade por diversas instituições de ensino superior. Eles oferecem aos profissionais um aprofundamento em conhecimentos específicos que, muitas vezes, não são contemplados nos cursos de graduação ou mesmo de pós-graduação. Ou seja, é uma atividade acadêmica, técnica ou cultural que não está inclusa como parte obrigatória da matriz curricular.

Essa atividade tem como objetivo oferecer uma formação de curta duração para ampliar noções sobre temas relativos ao campo de estudo ou área de atuação do aluno. Ela conta com uma carga horária reduzida, por isso o seu ensino é bastante objetivo, aliando teoria e prática.

Como funcionam?

Os cursos de extensão têm duração de até 360 horas. Isso significa que, dependendo de como a carga horária for dividida, você pode finalizar um curso de extensão em três meses, por exemplo.

Eles são ofertados por instituições de ensino superior e se apresentam como uma opção de aprendizado que funciona muito bem paralelamente à graduação. Você pode fazer um curso de extensão enquanto faz a graduação para ser mais qualificado em habilidades específicas na sua área de atuação.

Os cursos também são muito válidos para quem já se formou e quer dar um “up” em determinado tópico do qual precisa fazer uso constante no trabalho. Dessa maneira, eles são excelentes como maneira de se aprimorar profissionalmente e se manter sempre atualizado quanto a conceitos e técnicas da sua atividade profissional.

Quem pode fazer esse tipo de curso?

Apesar de serem oferecido por universidades, os cursos de extensão não são restritos a universitários e são dirigidos a públicos variados, como:

  • Profissionais que desejam atualizar seus conhecimentos;
  • Jovens que ainda não escolheram o curso de graduação e querem obter mais conhecimento sobre áreas específicas;
  • Alunos de graduação que possuem interesses em assuntos específicos e desejam expandir seus conhecimentos;
  • Alunos que finalizaram a graduação e que buscam maior aprendizado em determinados campos de atuação.

De maneira geral, podem participar interessados que já concluíram a graduação, a pós-graduação ou que não necessariamente estudaram na instituição que oferta o curso. Porém, existem capacitações específicas que demandam pré-requisitos diferenciados, como formação em alguma área.

Qual a importância deles?

Aprender nunca é demais! Ainda mais em um curso estruturado com professores altamente qualificados. Então lembre que sempre há algo útil e relevante a aprender sobre determinado tema e leve em consideração, também, que o mercado de trabalho está sempre de olho nos profissionais mais atualizados e com conhecimentos que o diferenciem de outros.

Quais são os requisitos para fazer um curso de extensão?

Os requisitos para participar do curso de extensão dependem da universidade responsável. Porém, não há obrigação de que o aluno tenha um diploma de graduação e a única exigência é a formação no ensino médio.

Essa também é uma ótima oportunidade para quem está em dúvida sobre qual faculdade fazer. Ao terminar o ensino médio, é comum que os estudantes fiquem inseguros a respeito da escolha da carreira e tenham dificuldades para decidir o curso.

Conheça as vantagens…

  • Rapidez na conclusão:

Os cursos de extensão tratam de assuntos específicos e, com isso, oferecem uma carga horária reduzida. A duração varia de acordo com a instituição ofertante e com as características do conteúdo programático. E por possuírem menor carga horária, eles possuem a vantagem adicional de transmitir aprendizado sem demandar grande investimento de tempo por parte do estudante.

  • Conhecimento prático: 

Nem sempre é possível encontrar estágios na área e algumas faculdades têm uma carga horária reduzida, fazendo com que os cursos de extensão se tornem uma ótima escolha para quem procura uma experiência pratica. Além disso, também é uma oportunidade de saber mais sobre áreas de atuação e definir objetivos de carreira.

  • Diferencial no mercado de trabalho:

Esses cursos fazem com que os estudantes se destaquem nos processos seletivos para uma vaga de emprego. E isso acontece porque, além de se mostrar mais qualificado, o candidato demonstra o seu interesse em se atualizar e buscar novos conhecimentos.

  • Flexibilidade de horários:

O curso de extensão universitária pode ser oferecido na modalidade presencial ou à distância, variando em cada instituição de ensino. Isso permite que o estudante encontre uma opção adequada à sua agenda, sem prejudicar os outros compromissos, como faculdade ou trabalho.

  • Criação e ampliação de network:

Você sabe que uma boa rede de contatos é fundamental para quem quer ter sucesso na carreira né? Afinal, é preciso contar com a indicação de outros profissionais e ter pessoas de confiança para prestar serviços ou trocar informações quando necessário.

Esses cursos proporcionam oportunidades para conhecer profissionais de diversas áreas, que podem render amizades, parcerias de trabalho e até mesmo indicações para vagas de emprego.

  • Melhor desempenho

As extensões universitárias ajudam na preparação para a atuação em diversas áreas dentro do curso de formação do estudante, aprimorando competências e ajudando no desenvolvimento de novas habilidades.

Por isso, elas são indicadas para quem deseja crescer na carreira ou mudar o foco da sua atuação dentro de uma mesma empresa.

  • Conhecer áreas diferentes: 

Muitos profissionais que desejam mudar de área de atuação podem realizar cursos de extensão com o intuito de aprender um pouco mais sobre um campo de interesse e, assim, decidir sobre a possível mudança.

  • Fazer melhor escolhas na pós-graduação:

Alunos que dão continuidade aos estudos após a graduação e que desejam permanecer na área acadêmica conseguem, após um curso de extensão, ter maior segurança para optar pelos cursos mais indicados conforme seus interesses e perfil acadêmico.

E ai, se interessou e quer fazer?

Aproveite, acesse o site da UNIB, e confira as possibilidades para os cursos de extensão!

#insta
This error message is only visible to WordPress admins
Error: No posts found.
#facebook