Dicas para manter o foco no ambiente de trabalho

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Não consegue manter o foco durante o trabalho? Então, confira algumas dicas para manter o foco enquanto estiver trabalhando e também estudando!

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Dicas para manter o foco no ambiente de trabalho

Manter a concentração é um desafio, não é mesmo?

Muitas vezes manter o foco no ambiente de trabalho não é uma tarefa fácil. Muitas vezes, são tantas atividades a serem cumpridas que a ansiedade para realizar todas elas acaba atrapalhando a sua produtividade.

Outro vilão que rouba o foco no trabalho assim como em vários outros ambientes, é o celular com seu fácil acesso às redes sociais. Vamos conferir algumas dicas de como manter a concentração, produzir mais e evitar adiar tarefas importantes?

Desconectar-se das redes sociais

É uma tecla bastante batida, mas que de fato prejudica a produtividade. Em primeiro lugar, liderando o ranking dos vilões que roubam o foco no ambiente de trabalho está o celular.

O celular é um carinha de dois extremos, ora pode ser muito útil, fornecendo acesso à variadas informações bem úteis para os estudos, pesquisas, mas quando você necessita de concentração para realizar uma tarefa o celular se transforma no oposto.

A demanda das atualizações dos colegas, as novidades chegando em tempo real, os memes que os brasileiros amam, tudo ali ao seu alcance através do seu celular.

Você pode até pensar que é só uma olhadinha rápida, só vou dar uma conferida, responder rapidinho, fazer um comentário curto ali, mas esses minutinhos de desconcentração do trabalho, impactam negativamente no seu resultado ao final do dia.

A dica é: fique off-line enquanto trabalha. Sem receber as notificações sua curiosidade não vai ser aguçada e você não vai ser tentado a dar aquela olhadinha rápida no WhatsApp, no Facebook ou  Instagram.

Separar o horário de trabalho do momento pessoal para checar as redes sociais deixa seu trabalho mais profissional e com mais qualidade.

Mas não precisa ficar o dia todo desconectado, reserve alguns minutos do seu intervalo para realizar a checagem das suas redes, as mensagens que recebeu, fazendo isso comece a notar a melhora no seu desempenho e produtividade.

Realizar uma lista das tarefas diárias

Pode parecer insignificante organizar as tarefas diárias em uma lista, mas fique certo de que não é.

Organizar tudo o que você precisa realizar em um dia de trabalho vai ajudá-lo a elencar as atividades com mais importância, que você vai realizar com prioridade, as que podem ser realizadas depois e assim por diante, auxiliando na entrega das tarefas dentro dos prazos sem esquecer de nada!

Além de ser eficiente, a lista vai servir de motivação para você, pois muitas vezes não se dá conta de quantas coisas consegue realizar em um único dia, mas olhando pro papel tudo ali, em tópicos, tudo realizado, você vai ter a ótima sensação de trabalho concluído com sucesso!

E você também pode pensar: “ah, mas perder tempo fazendo uma lista de tarefas, quando já poderia estar trabalhando”, faça o teste, não serão necessários mais que dez minutos na elaboração da sua lista de atividades.

Faça assim que chegar na instituição, pela manhã, ou se você for muito ansioso pode deixar pronta já, na noite anterior.

Controle da ansiedade

Só de ler o título você pode estar pensando: “como vou controlar minha ansiedade, não tenho culpa de ser ansioso!”.

Pois é, a pessoa ansiosa pode ficar aflita quando vê tantas tarefas e tentar fazer tudo ao mesmo tempo, iniciando uma e parando para iniciar outra, o que não tem resultado positivo, pois ao fim do dia não conseguiu finalizar nada, porém acumulou mais atividades ainda.

Aí entra mais uma vantagem da lista de tarefas, vai reduzir significativamente sua ansiedade, pois você vai notar ao escrever, que são tarefas que você consegue realizar ao longo do dia sem precisar se afobar. Viu só como organizar-se tem múltiplos benefícios!

Estabeleça um horário para checagem dos e-mails

Você pode até não perceber, mas ficar pausando o que está fazendo toda hora para checar o e-mail, acaba tirando a concentração.

Aqui a dica é: Estabeleça um horário para abrir a caixa de e-mails  e dedicar seu tempo para respondê-los. Pode ser um momento durante a manhã e outro depois do almoço, assim você não vai sentir necessidade de checar o e-mail constantemente.

Mas e se o e-mail for importante? Quando chegarem as notificações, confira o assunto, claro que se for necessário responder fora do horário que você reservou para os e-mails, tudo bem!

Tome água!

Beber água, ajuda a manter o foco? Como assim? Calma, a gente explica: pode ser água, café ou apenas levantar-se e dar uma volta na sala.

O que acontece é que intercalar momentos de concentração com pequenos intervalos ajuda a melhorar o foco e a produtividade.

Você pode ficar uns 30, 40 minutos super concentrado na sua tarefa e depois levantar para tomar uma água, um café ou apenas “dar um ar”, são alguns minutinhos que fazem a diferença.

Siga essa técnica para perceber que o seu rendimento e produtividade vão ter um aumento significativo.

Mantenha seu espaço de trabalho agradável!

O ambiente em que você está trabalhando faz toda a diferença para manter sua concentração.

Por isso mantenha seus materiais organizados, não deixe muitas coisas sobre a mesa, se tomar café ou água já descarte o copo adequadamente, se for squeeze, que ela esteja sempre seca.

Mas faz a diferença? Faz sim, você vai localizar suas coisas com mais facilidade, não vai dispensar tempo procurando itens ou arrumando seu espaço pois sempre vai estar organizado.

Mantenha bons relacionamentos interpessoais!

Cuidar das relações com os colegas é essencial impactando diretamente na sua produtividade!

Se você estiver em um ambiente onde rolou algum atrito, você vai se pegar pensando no que aconteceu, naquilo que a pessoa te falou, em algo que você poderia ter falado e acabar se dispersando das tarefas.

Por isso é importante manter a cordialidade e o respeito, mesmo que as ideias não compactuam, o profissionalismo precisa falar mais alto, para que o ambiente se torne agradável.

Gostou das nossas dicas para manter o foco no ambiente de trabalho?

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