Está interessado em realizar um Mestrado em Administração? 

Autor(a):

Está interessado em realizar um Mestrado em Administração? 

Saiba como colocar no papel as pesquisas que tem em mente!

Você é fascinado por processos de organização e deseja contribuir ainda mais para a área administrativa com pesquisas no meio acadêmico?

Então está no lugar certo! Nós da Ibirapuera selecionamos algumas dicas que irão auxiliar você a colocar no papel as ideias que já tem em mente!

Fique por dentro:

Docente do Mestrado em Administração ganha prêmio de Melhor Artigo na Área de Inovação | UNIB (ibirapuera.br)

Aluno do Mestrado em Administração apresenta artigo em tradicional evento chileno | UNIB (ibirapuera.br)

Aluna do Mestrado em Administração apresenta artigo no VIII SINGEP | UNIB (ibirapuera.br)

Universidade Ibirapuera recebe Selo Instituição Socialmente Responsável 2020-2021 | UNIB

Você já fez sua graduação e deseja obter um título de Mestre em Administração?? Antes de iniciar essa nova jornada é importante apropriar-se de algumas informações valiosas para sua decisão.

Lacto sensu ou stricto sensu?

O Mestrado em Administração é um curso da categoria stricto sensu e tem como objetivo aprofundar o conhecimento adquirido na graduação. Possibilita ao egresso aprofundar seus conhecimentos, ampliando sua reflexão teórica sobre determinado tema.

Para ingressar no Mestrado em Administração é preciso possuir alguma pós?

Não precisa possuir nenhuma pós. Para realizar o Mestrado é preciso apenas ter concluído a graduação e passar por um processo seletivo para ser aprovado no curso.

Mantenha o currículo lattes atualizado!

É importante para o egresso do Mestrado manter o currículo lattes sempre atualizado. No lattes consta todas as atividades que você realizou durante a graduação, como o seu TCC, por exemplo.

Não tem problema se você não possuir muitas conquistas para colocar no currículo lattes, o importante é manter ele sempre atualizado. Além de utilizar para o ingresso no mestrado, o currículo lattes pode ser requisitado por futuras instituições que desejam contratar.

Vantagens de possuir Mestrado em Administração:

Claro que obter um título de mestre é o máximo! Mas não é apenas o título! Você vai ampliar significativamente a sua bagagem de conhecimentos na área, vai expandir o olhar e criticidade para os temas abordados, bem como aumentar as suas possibilidades de atuação no mercado de trabalho.

O seu currículo vai ganhar destaque! Com o título de mestre o peso curricular será muito maior devido ao conhecimento científico adquirido durante o mestrado. Dessa forma, em processos seletivos com certeza a preferência será sua!

Aumentar a sua remuneração. Sim, pois possuindo mestrado você tem a possibilidade de ocupar cargos mais elevados e, se ainda quiser, poderá lecionar em cursos superiores também. Sem contar que as empresas gostam de possuir um quadro de funcionários competente e qualificado. Assim, para manter um mestre será necessário valorizar financeiramente esse profissional.

Torne-se uma referência no meio profissional! Pois ao concluir o mestrado você será especialista em determinado tema segundo a linha de pesquisa a que dedicou sua formação. Logo, outros profissionais o terão como referência e as possibilidades no âmbito profissional serão muito maiores para você. Como convites para palestrar em eventos, por exemplo.

O que vou fazer no mestrado?

No mestrado, você vai desenvolver uma tese a partir de uma linha de pesquisa.

Na Ibirapuera são duas as linhas de pesquisa no Mestrado em Administração: 1 – Estratégia de Sustentabilidade e Inovação e 2 – Gestão Financeira.

Você pode abordar um tema já existente e explorá-lo amplamente ou responder a uma pergunta inovadora. Você terá respaldo de um corpo docente altamente qualificado e um orientador competente.

E, se você já tem as ideias, mas ainda não sabe muito bem como colocá-las no papel, aqui vão algumas dicas:

A tese de mestrado é um trabalho altamente complexo e por isso deve conter qualidade e estudo aprofundado sobre o tema abordado. A intenção é apresentar uma solução para a problematização em questão.

  • Escolha do tema

É imprescindível delimitar sobre o que você vai escrever para desenvolver o conteúdo a partir do tema inicial. A sua pesquisa no mestrado não precisa ser inédita, mas é necessário apresentar uma nova perspectiva sobre.

Ao iniciar a sua dissertação, a dica é ler outros textos e trabalhos científicos semelhantes, pois dessa forma você terá familiaridade com o tipo de escrita e a maneira que o tema foi abordado. Assim, você terá mais facilidade ao discorrer sobre o seu tema.

  • Seja claro e objetivo

É claro que você não vai escrever a sua dissertação logo na primeira tentativa sem alterar nada. Então escreva como se fosse um rascunho, faça várias anotações e recorra sempre a utilização de técnicas para memorizar o conteúdo.

Pondere se as pesquisas que você deseja citar são relevantes, se as citações não demandam outras pesquisas. Mas lembre-se que ser objetivo não significa escrever pouco, mas sim que você não precisa dar várias voltas no mesmo assunto para ser compreendido.

A forma de pesquisa também será determinante na hora de desenvolver seu trabalho, pois pode poupar tempo ou pode estender o tempo de desenvolvimento do trabalho.

  • Normas ABNT

Para elaborar uma tese de mestrado é preciso estar atento as normas de formatação que são regidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Como você já passou pelo TCC e elaborou com sucesso a sua monografia para concluir a graduação, sabe do que estamos falando. Mas é importante pesquisar sobre teses de mestrado especificamente, pois algumas normas diferem da monografia, como a quantidade de páginas, por exemplo.

Seguir a padronização na formatação final do trabalho é requisito indispensável para que a sua tese seja aprovada. E além disso, um texto científico dentro das normas da ABNT promove a interpretação textual com mais facilidade.

O ponto positivo é que para estar dentro das normas da ABNT não é preciso ter um programa ou aplicativo específico, pois todas as padronizações segundo a ABNT são compatíveis com o Word, que é o editor de textos mais conhecido e utilizado.

  • Realize as pesquisas em fontes confiáveis

Uma dica legal é você pesquisar artigos e trabalhos acadêmicos pelo Google Acadêmico, que vai direcionar você para trabalhos que estão dentro das padronizações recomendadas.

Também tem o site da Biblioteca Nacional que disponibiliza um grande acervo de livros para pesquisa.

A Ibirapuera também possui a Revista da Universidade Ibirapuera que circula internamente na faculdade e você pode acessar para ler e apreciar artigos e trabalhos acadêmicos.

Gostou das nossas dicas?

Está mais confiante em relação ao Mestrado de Administração? 

Então não hesite mais! Faça parte dos mestrandos da Ibirapuera e garanta um futuro de sucesso!

Navegue pelo site Ibirapuera para conhecer mais sobre a instituição e conferir conteúdos incríveis!

Siga-nos nas redes sociais!

#insta
This error message is only visible to WordPress admins
Error: No posts found.
#facebook