Fortaleça seu networking na graduação presencial!

Autor(a):

Você sabe o que é networking? Se não sabe, fique tranquilo, pois na matéria a seguir vamos explicar o significado desse termo.

Aliás, você sabia que é possível criar um networking durante sua graduação?

E aí, ficou curioso para saber mais sobre esse assunto?  Então confira nossa matéria!

Além disso, se você está buscando saber mais sobre a graduação presencial, na nossa lista abaixo estão todas as matérias sobre o assunto:

Fique por dentro:

 

Fortaleça seu networking na graduação presencial!

Se você gosta de socializar, trocar ideias e de relações interpessoais, a graduação presencial é perfeita para você!

Graduação Presencial: uma oportunidade ideal para fazer novas amizades!

Durante a Graduação Presencial, estará iniciando uma nova fase na sua vida, onde vai conhecer novas pessoas que irão permanecer um bom tempo com você durante o período da graduação.

Esses grupos compartilham o mesmo sonho que é atuar na área para a qual estão se formando. Algumas dessas pessoas vão tornar-se essenciais para a sua vida acadêmica.

Por isso, durante a graduação presencial você vai entender a importância de ter um networking que será criado através desses grupos de pessoas que conheceu durante sua faculdade.

Mas o que é um networking?

networking é uma expressão que indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou conexão com algo ou alguém.

Essa rede de contatos é um sistema, onde existem trocas de informações entre indivíduos ou grupos que têm interesses em comum.

Isso acontece de forma natural, o networking pode ser construído através de grupos no WhatsApp, um churrasquinho no fim de semana, realizações de atividades em duplas e por aí vai.

Não é nada forçado, entende? Mas a convivência, a experiência de passar juntos por todas as situações que acontecem em uma graduação presencial, fortalece a relação e consequentemente solidifica esse networking.

networking também pode ser uma ótima oportunidade para criar uma lista de contatos, caso você futuramente precise ser indicado(a) para alguma vaga de trabalho, por exemplo. Explicaremos mais sobre isso no tópico abaixo!

Qual a vantagem do networking?

A importância de desenvolver e manter um networking parece bastante nítida, é através da sua rede de contatos que você vai estar por dentro de tudo relacionado à sua área, como: palestras, artigos novos, estágios, trabalhos.

Da mesma forma, quando alguém do seu networking entrar no mercado de trabalho, fica mais fácil de você entrar também. Isso porque ele vai sinalizar as vagas que se encaixam no seu perfil e pode indicar seu currículo.

Os amigos dos seus amigos fazem parte do seu networking!

O que pode acontecer também, é você ter acesso à informações através dos amigos de seus amigos.

Por exemplo, seu amigo chega para você e diz: “Um amigo disse que lá na empresa em que ele trabalha, estão recrutando para o setor tal que se encaixa na nossa área, quer candidatar-se?”.

É aí que você consegue ter acesso a uma vaga, graças ao networking estabelecido pelo seu amigo, que serviu como uma conexão entre essa empresa que ofereceu a vaga e o amigo dele que passou informação sobre a mesma.

A imagem que você passa é fundamental!

Um ponto importante que merece atenção é a questão da imagem. Ou seja, a imagem que você passa de si mesmo para aqueles que estão ao seu redor.

Dessa forma, você deixa que os outros percebam detalhes a seu respeito. Mas isso pode interferir diretamente no momento de possíveis indicações para estágios, vagas de trabalho e qualquer coisa relacionada à sua área.

Além disso, ninguém vai se arriscar a indicar uma pessoa que deixa para entregar os trabalhos de última hora ou que não entrega os trabalhos e que falta constantemente.

O profissional que adota essas atitudes pode passar a imagem de alguém que não tem responsabilidade, procrastinando sempre que pode. Ninguém quer trabalhar com uma pessoa assim, não é mesmo?

Como passar uma imagem positiva?

Nossa dica é organize-se para conseguir manter seus trabalhos e atividades acadêmicas em dia. Por isso, procure evitar faltas e/ou atrasos constantes, esteja sempre por dentro das novidades que a faculdade propõe.

Além disso, participe dos eventos que a faculdade organiza, assista as palestras indicadas. Estar imerso no mundo acadêmico vai lhe proporcionar muitas oportunidades boas!

Também procure sempre manter uma convivência harmoniosa com os professores,

eles são fundamentais na construção do seu networking. Cultivar o respeito pelos educadores é primordial!

Por onde começo a construir meu networking?

Bom, se você está ingressando na graduação presencial, saiba que vai conhecer muitas pessoas, mas não tenha pressa! Com o passar do tempo as pessoas vão se aproximando naturalmente.

Durante sua graduação, você vai identificar quais pessoas tem o mesmo perfil que o seu, gostos em comum, afinidades e com quem se sente mais à vontade.

O ideal é ser você mesmo! Nunca tente parecer ser quem não é, só para agradar outras pessoas. Sempre vai ter alguém que vai apreciar você pela sua autenticidade e singularidade!

E além disso, você já tem algo em comum com todos da sua turma: todos escolheram o mesmo curso! Pode ser que escolheram por motivos diferentes, mas estão ali, todos no mesmo barco!

Todos irão atuar na mesma área, no futuro e podem vir a serem colegas de trabalho e de profissão com certeza!  Ter isso em mente já é um bom começo para suavizar as expectativas e anseios em relação a convivência com o outro.

Estar em uma instituição que promove oportunidades de relacionamento interpessoal faz toda a diferença!

Outra dica, é que a UNIB sempre realiza palestras em diversas áreas dos cursos que são oferecidos pela universidade.

Nas redes sociais da instituição, são divulgados esses eventos ou  diretamente para os alunos em sala de aula. Geralmente são extracurriculares e são uma ótima oportunidade para o começar seu networking.

A participação nas palestras e eventos tem a vantagem tripla para o formando, já que pode ajudar a adquirir conhecimento adicional sobre a sua área, promover as chances de ampliar seu networking e ainda descolar umas horas complementares!

Além do mais, UNIB realiza semanas acadêmicas de cada curso e também mostras de profissões, semanas de iniciação científica e muito mais!

Sem contar que promove também participação em eventos de cunho social estimulando a participação dos alunos, em prol de um mundo mais afetivo e empático!

Gostou das vantagens que a graduação presencial proporciona?

Identificou-se com esse conteúdo e está certo de que seu lugar é na faculdade presencial?

Não espere mais! Venha fazer parte da UNIB e deixe-nos guiá-lo rumo à um futuro de sucesso! Confira o Blog | UNIB para conhecer mais sobre a instituição, entre em contato conosco pela Central de Soluções Acadêmicas.

Aguardamos seu contato!

#insta
This error message is only visible to WordPress admins
Error: No posts found.
#facebook