GRANDES ÁLBUNS DA HISTÓRIA DO ROCK – PARTE 02

Autor(a):

Os anos 2000 foram recheados de lançamentos de discos de rock que trouxeram nova vida ao gênero. Artistas consagrados lançaram excelentes gravações, como Bob Dylan. Mas também trouxe novidades para a cena, com bandas que se tornaram ícones para os jovens da época.

Vários nomes de peso apareceram nessa época, como The Killers, Arcade Fire, Kings of Leon, The Strokes e as criadas no fim da década de 1990, como Queens of the Stone Age e The White Stripes, apresentaram álbuns muito bem executados, cheios de hits e que fizeram a cabeça da juventude.

Um excelente lançamento é o álbum Is this it, de The Strokes, lançado em 2001. Banda formada em Nova York por Julian Casablancas, Albert Hammond Jr, Nick Valensi, Nikolai Fraiture e Fabrizio Moretti, teve seu primeiro disco lançado primeiro na Austrália, em julho de 2001, país onde os nova-iorquinos haviam feito um tour de sucesso.

Nos Estados Unidos, foi lançado no mesmo ano apenas em outubro, após os ataques ao World Trade Center em 11 de setembro de 2001. Isso fez com que uma das faixas do disco – “New York City Cops” – fosse substituída pela música “When it started”, pois a música anterior falava mal dos policiais de Nova York, que foram recebidos como heróis após o 11 de setembro.

O sucesso dos Strokes criou um caminho para que outras bandas de rock underground também fizessem sucesso na cena musical na época. É o caso das jás citadas The Killers e Kings of Leon, e também The Libertines, The Vines, The Kooks e Arctic Monkeys. E por falar nelas, as bandas de indie rock inglesas merecem um destaque pela renovação que trouxeram, recorrendo ao bom e velho rock de garagem para mostrar sons novos.

Essa definição vale para os Strokes, que contaram com o timbre diferenciado de Julian Casablancas para emplacar os sucessos “Hard to explain”, que foi o primeiro single do disco, e “Someday”, muito tocadas até hoje. Muitos críticos chegaram ao extremo de chamar o disco de “salvação do rock and roll”, pelo som clássico, que trouxe o rock dos anos 70 e 80 de volta. O lançamento do segundo single do disco “Last Nite”, com um clipe que apresentava um visual retrô fez com que a banda explodisse em canais de televisão.

DICA: todas as bandas citadas têm perfis nas plataformas de streaming, como Spotify e Deezer.

#insta
This error message is only visible to WordPress admins
Error: No posts found.
#facebook