GRANDES ÁLBUNS DA HISTÓRIA DO ROCK – PARTE 03

Autor(a):

Quem não ouviu falar de Oasis? A banda dos irmãos Gallagher trouxe o holofote de volta ao rock britânico, apesar de isso não se dever somente ao talento musical dos irmãos. Famosos por seu estilo de vida extravagante, as brigas entre Noel e Liam também eram constantemente noticiadas em tabloides de fofocas.

A partir dela, muitas outras bandas foram influenciadas. Dois de seus álbuns figuram na lista dos 100 melhores discos de todos os tempos da década de 1990: Definetely Maybe, lançado em 1994, (What’s the Story) Morning Glory?, de 1995. O disco Definetely Maybe trouxe muito sucesso, pois tornou-se o álbum de estreia de uma banda que chegou mais rápido ao topo na Inglaterra.

Em outubro de 1995, a banda lançou o single do disco (What’s the Story) Morning Glory? chamado “Wonderwall”, que alcançou o Top 10 da Billboard dos Estados Unidos, levando novamente bandas inglesas a alcançarem esse top 10, o que não acontecia desde 1997, com os Smiths. Com os hits “Wonderwall”, “Don’t look back in anger” e “Champagne supernova”, Oasis entrava para a história do rock.

A banda incentivou um movimento que ficou conhecido como britpop, que se tratava de uma tentativa de impulsionar o som feito por bandas britânicas e contou com a participação das bandas inglesas Blur, Suede e Pulp, entre outras. O movimento teve seu auge dos anos 1993 a 1997 e apresentou batalhas entre as bandas Blur e Oasis pelo título de maior banda britânica.

Várias outras bandas inglesas, como Muse, Arctic Monkeys, Coldplay e Keane surgiram no início dos anos 2000, aproveitando a abertura para fama internacional de Oasis e a volta ao rock de garagem trazido pelos Strokes nos Estados Unidos.

#insta
This error message is only visible to WordPress admins
Error: No posts found.
#facebook