Volte com tudo para o meio acadêmico! Confira 9 dicas e sugestões para manter a motivação enquanto estuda!

Autor(a):

Você está pensando em ingressar na faculdade, mas está com preguiça? Terminou o ensino médio e não quer parar por aí, mas não sabe como se organizar para voltar a estudar? Ou por algum motivo desistiu em meio ao seu curso e pretende concluí-lo, só que precisa de um empurrãozinho para voltar? 

Nós temos algumas dicas para te ajudar a exercitar a motivação nos estudos e conquistar a meta de retornar ao meio acadêmico.

Consulte também mais algumas dicas que podem te auxiliar na vida acadêmica:

7-dicas-incriveis-de-como-manter-a-disciplina-nos-estudos-e-arrase-na-graduacao 

dicas-para-manter-o-foco-no-ambiente-de-trabalho 

Dedicar–se aos estudos é essencial, mas é de conhecimento de todos nós que também pode ser exaustivo, já que a maioria dos estudantes tem uma vida cheia de atividades além da jornada acadêmica. 

O cansaço pode até querer induzir a sua mente a desanimar, mas como tudo o que vale a pena, os estudos exigem determinação e empenho. Manter-se motivado não é uma tarefa fácil! Por isso, nós da Ibirapuera, trouxemos  para você algumas dicas de como realizar suas atividades acadêmicas com o máximo de entusiasmo possível.

1.Um ambiente de estudos agradável ajuda a motivação para o estudo

Um ambiente leve e confortável faz fluir ideias e pensamentos, fazendo com que você absorva melhor o conteúdo desenvolvido.  Sente- se em um lugar confortável com boa iluminação e silêncio. 

Outra ideia para esse ambiente seria você personalizá-lo com objetos do seu gosto pessoal; decorar, usar cores que transmitem paz e calma, como por exemplo, usar a cor azul que não só acalma nosso interior como também estimula o lado racional do cérebro. 

Com certeza, com um cantinho bem arrumado você terá prazer em estudar.  Neste espaço também poderá fazer uso do seu tablet, celular ou computador. O importante é que seu ambiente de estudos seja convidativo, organizado e tranquilo.

2. Fique off-line na hora de estudar

Desconecte-se das redes sociais para manter seu foco, desligue seu celular se não for usá-lo para pesquisa, pois a dedicação exclusiva para o estudo implica em um melhor aprendizado.

Pode parecer que não, mas quando seu cérebro está exposto a muitos estímulos diferentes, o estudo torna-se desinteressante ou menos atrativo, e assim a motivação se esvai junto com o foco. 

3. Mantenha uma rotina de estudos para continuar motivado

É importante ter uma rotina para realizar seus trabalhos e atividades.  Você pode pensar, com base no que  acabou de ler: “Ah! Mas não vai se tornar maçante fazer sempre a mesma coisa?”  ao que respondemos: “Não! Se tiver uma rotina, você não se desvia do estudo.” A ideia é não se desviar do objetivo.

Ter uma rotina traz ordem e equilíbrio a sua vida, facilitando muito seus dias agitados.

4. Comemore suas conquistas, sempre que merecer. Isto o manterá motivado

Sua dedicação, esforço e empenho merecem recompensa. Sempre que tirar uma boa nota na prova, na disciplina ou concluir alguma etapa, seja um período ou mesmo um ano, comemore!

Pode ser algo simples ou extravagante, fica a seu critério. O importante é lembrar que seu esforço tem gerado resultados positivos, e valeram a pena.

Convide um amigo para comer algo, se dê um presente, vá ao cinema, realize algo que te agrade e te deixe feliz.

5. Ignore pensamentos negativos para manter-se motivado nos estudos

Não se prenda a pequenos erros, todos erram, certo? Pequenos equívocos fazem parte do seu processo de aprendizagem, pois só assim você pode superar e testar seus limites. Pense nos erros como um aprendizado para não repeti-los.

 Perceber sua evolução no decorrer do curso é gratificante de diversas maneiras. 

6. Liste suas metas que o motivam a estudar

É incentivador você ter uma lista que explique os motivos que levaram você a optar pelo curso. A lista fará você se lembrar de quais foram suas metas ao ingressar na graduação escolhida.

Deixe-a em um lugar visível, onde possa ler diariamente. Pode ser no seu bloco de notas, na cabeceira da cama, ou até mesmo na geladeira. Isso vai te ajudar a manter os mesmos objetivos, e a não dar ouvidos ao cansaço.

Sempre que precisar, leia em voz alta os motivos que o levaram a fazer o curso e lembre-se da caminhada que já percorreu em relação a ele.

7. Pense na sua vida depois do curso para ter  motivação nos seus estudos

Pensar nas oportunidades que virão com um certificado em mãos, no seu crescimento pessoal e na conquista que é a conclusão de um curso, ajuda a manter o foco. Ter isso em mente motiva a dedicação para concluir cada etapa, por mais difícil que possa parecer.

Quando você mantém as expectativas intactas tem motivação suficiente para alcançar qualquer objetivo.

8. Procure um estágio na sua área para continuar motivado

Estar inserido na sua área de graduação, estimula a continuar o curso, traz a realidade profissional para o seu cotidiano e dá uma ideia de como será seu futuro no mercado de trabalho, pois aprende na prática o que irá desenvolver, bem como adquire experiência.

9. Procure interagir com colegas de curso e de trabalho

Quando você discute sobre o assunto que está estudando, ajuda a fixar na sua memória os conteúdos estudados. Isso é saudável, pois também interage com pessoas que possuem os mesmos interesses que você. 

Então, tire dúvidas, discuta, compartilhe seus conhecimentos. Tudo isso vai gerar um impacto positivo no seus estudos.

Gostou das nossas dicas? Esperamos que tenha se sentido inspirado para realizá-las.  

Assim sua vida acadêmica vai se tornar mais leve, pois elas geram motivação e, com ela o sucesso que será inevitável em sua formação e carreira.

Ao apropriar- se  dessas dicas e incluí- las no seu cotidiano, vai surpreender-se com os resultados positivos e benéficos para sua vida acadêmica. 

A Ibirapuera oferece vários cursos e um deles pode ser o ideal para você alcançar o seu sucesso profissional. 

Navegue pelo nosso blog para conhecer os cursos oferecidos pela nossa instituição e confira mais dicas como estas.

Siga nossas páginas nas redes sociais.

#insta
This error message is only visible to WordPress admins
Error: No posts found.
#facebook