O que são testes vocacionais? Eles realmente funcionam?

Autor(a):

Se você está entre as pessoas que estão há algum tempo flertando com a faculdade, mas ainda não conseguiu decidir qual o curso a fazer, confira esse conteúdo que preparamos especialmente para você!

Com certeza, você já ouviu falar em testes vocacionais. Então, diga aí: o que são testes vocacionais? Eles possuem eficácia? Essas e outras curiosidades acerca dos testes vocacionais serão respondidas aqui! Vem com a gente!

Confira mais curiosidades e dicas sobre o meio acadêmico em:

Confira os 6 cursos de graduação mais procurados! Veja com qual você se identifica! | UNIB (ibirapuera.br)

Dicas de livros que vão te levar para além dessa realidade! | UNIB (ibirapuera.br)

Saiba como escolher a modalidade de ensino ideal para você! | UNIB (ibirapuera.br)

Sabemos que escolher a profissão certa para atuar e seguir carreira pode não ser uma tarefa simples.

Enquanto alguns estudantes possuem a plena certeza do que desejam fazer e já fazem planos desde o começo do ensino médio, outros estudantes ficam com dúvidas cruéis em relação ao que cursar e com o que trabalhar. 

Você sabia que existem profissionais qualificados para realizar testes vocacionais?

Pensando nessa escolha difícil e de caráter determinante, alguns profissionais desenvolveram métodos para ajudar os futuros graduandos a ingressarem na faculdade ideal.

Os profissionais que aplicam tais testes e auxiliam na escolha assertiva são, em geral, psicólogos que conduzem o indivíduo a uma reflexão, de modo a desenvolver o autoconhecimento, favorecendo assim a escolha ideal de um curso.

É importante saber que mesmo com o teste vocacional, a escolha do curso é sua!

Muitos estudantes esperam que o profissional indique qual o curso certo para o estudante realizar. Porém, isto não é tão simples. O profissional vai orientar, indicar caminhos, mas a escolha final é do próprio estudante. 

O curso que eu escolher com o teste vocacional irá me garantir sucesso profissional?

Outro item que muitos estudantes esperam com o teste vocacional é a garantia de uma carreira brilhante.

Mas é importante saber que o teste vocacional não é garantia de sucesso profissional, pois muitos fatores influenciam em uma carreira bem sucedida futuramente, tais como o desempenho do formando durante a graduação, as ofertas de emprego na área escolhida, a formação continuada, entre outros fatores que podem causar impacto na hora de ingressar no mercado de trabalho.

Mas então, vale a pena realizar um teste vocacional?

Sim! Vale a pena! Se você está indeciso em relação ao que cursar, é recomendável fazer um teste vocacional. Pois quem realiza esse teste conta com um direcionamento muito maior, tendo clareza na hora de realizar sua escolha, fazendo-a de maneira mais consciente e assertiva.

Um teste vocacional isolado pode não ser tão esclarecedor. Ele deve ser acompanhado de vários outros testes, que direcionam o caminho do autoconhecimento, sendo assim esclarecedores na decisão de qual carreira seguir.

Afinal, o que são testes vocacionais?

São testes que têm como objetivo avaliar a personalidade e as tendências psicológicas do indivíduo para identificar seu perfil profissional e sugerir as áreas de atuação em que esse perfil se encaixa melhor.

O teste vocacional vai ajudar a pessoa a perceber o nível de interesse, aptidão, personalidade, com base nas habilidades, percepção, raciocínio e memória que a pessoa possui.

Como funciona um teste vocacional?

Em um teste vocacional são realizadas várias entrevistas individuais, bem como testes de personalidade, de inteligência e de aptidão profissional. É um processo de autoconhecimento que visa auxiliar o estudante a elencar as suas características mais relevantes para essa escolha profissional.

O profissional vai ajudar o estudante a fazer uma escolha mais assertiva e coerente, pois além do autoconhecimento, pode trazer para esse processo informações valiosas sobre o mercado de trabalho e áreas de atuação que fazem toda a diferença na hora de escolher qual carreira seguir.

O autoconhecimento é tão relevante assim na hora de escolher a graduação?

É sim. Pois conhecer os prós e contras de cada profissão, aceitabilidade no mercado de trabalho, salários e tudo o mais que envolve cada curso é muito importante. No entanto, revisitar a si mesmo para identificar seus pontos fortes e suas fraquezas é determinante na escolha da profissão.

As pessoas não são boas em apenas uma coisa. Elas possuem habilidades que podem ser exploradas melhor em determinada área e segundo o cientista Howard Gardner, em sua teoria das inteligências múltiplas, possuímos habilidades específicas em determinada área que não foram devidamente exploradas no âmbito escolar. Por isso, é vantajoso realizar um teste vocacional com acompanhamento profissional, pois o estudante vai se permitir descobrir habilidades e competências que talvez nem saiba que possui. 

É possível realizar testes vocacionais online?

Você pode estar com muita vontade de realizar um teste vocacional, mas não é possível contratar um profissional nesse momento, devido ao clima de pandemia que ainda impera em nosso contexto social, ou devido a vários outros fatores… Será que existem testes vocacionais online confiáveis?

A boa notícia é que sim! Existem! Claro que o acompanhamento profissional é preferível, mas testes vocacionais online ajudam bastante e podem auxiliar você a esclarecer um pouco suas dúvidas para escolher seu curso ideal.

O site “Quero Bolsa”, desenvolveu um teste vocacional online gratuito, para ajudar os estudantes a mapear melhor suas opções. O teste foi desenvolvido com base na teoria de Howard Gardner e possui eficácia.

Lembrando que possui uma margem de erro, pois você pode acabar clicando em uma resposta diferente por distração e isso poderá alterar completamente o resultado do seu teste.

A dica é: responda com sinceridade, reserve alguns minutos exclusivos para realizar o teste e opte por um ambiente tranquilo.

Para realizar o teste vocacional do site Quero Bolsa, clique aqui: Teste Vocacional Grátis | Revista Quero (querobolsa.com.br)

Você sabia que…

… a Ibirapuera sempre publica dicas interessantes nas redes sociais? Siga nossas páginas no facebook e no Instagram.

Se você gostou desse conteúdo, navegue pelo BLOG | UNIB (ibirapuera.br) para ficar por dentro de mais conteúdos interessantes como esse.

 

#insta
This error message is only visible to WordPress admins
Error: No posts found.
#facebook