Confira os 6 cursos de graduação mais procurados! Veja com qual você se identifica!

Autor(a):

Ao iniciar a graduação, uma etapa muito importante da sua vida, é fundamental saber exatamente que curso você quer, para que não ocorram escolhas erradas e arrependimentos no futuro.

Para te ajudar nessa escolha, nós da Ibirapuera, elencamos os 6 cursos de graduação mais procurados pelos calouros.

Saiba mais sobre a graduação em:

Veja como é feita a divisão dos cursos de graduação entre as áreas do conhecimento! | UNIB (ibirapuera.br)

Sabia que os estágios contam como experiência? Amplie suas oportunidades com a graduação na Universidade Ibirapuera! | UNIB

Como saber qual curso escolher?

Ao iniciar suas pesquisas sobre as opções de graduação que gostaria de cursar, é importante ponderar algumas questões como: 

 

  • Nota da instituição pelo MEC. 

 

Estar em uma instituição reconhecida pelo  MEC, faz toda a diferença no seu diploma e também na hora de encarar o mercado de trabalho.

Você sabia que a Ibirapuera é nota 4, segundo o MEC? Essa pontuação é nível de excelência! Fazer parte da nossa instituição, colocará você entre os acadêmicos com um suporte acadêmico excelente!

 

  • Modalidade do curso ideal para você!

 

Isso mesmo, a modalidade do curso é fundamental na sua escolha!

Pois você deve levar em consideração o tempo que tem disponível para estudar, os gastos que vai ter com deslocamento e alimentação e também em qual das três modalidades o curso que você escolheu será melhor aproveitado.

Na Ibirapuera são duas as modalidades de ensino para os cursos de graduação: presencial e Ead.

Na graduação presencial, as aulas acontecem na instituição de ensino, o contato com colegas e professores é maior e o comprometimento do aluno com presença e horários deve ser prioridade.

Na modalidade EaD, as aulas acontecem a distância, sendo disponibilizadas através do ambiente virtual de aprendizagem que é uma plataforma de fácil acesso. O contato com professores e colegas é reduzido, mas mesmo assim o aluno possui respaldo e suporte da instituição, bem como do tutor responsável em cada disciplina.

 

  • Empregabilidade do curso

 

É importante que você pondere as áreas de atuação para o profissional que se forma no curso que você pretende ingressar. Analise também se a quantidade de vagas nesse curso é grande e se a aceitabilidade desse curso no mercado de trabalho é alta.

No entanto, mesmo que as vagas sejam poucas, se você ama o curso que escolheu, não se deixe intimidar por isso. Lembre-se de que os bons profissionais sempre conseguem um lugar.

 

  • Bacharelado, Tecnólogo ou Licenciatura?

 

É importante também considerar seus objetivos profissionais, pois a categoria do curso que escolher, vai definir seu futuro profissional.

O  bacharelado é caracterizado por ministrar as aulas com ênfase em aspectos mais práticos e científicos da área escolhida.

A licenciatura prepara profissionais para o exercício pleno do magistério, em qualquer nível da educação básica.

O tecnólogo, já é uma formação mais rápida, com duração de 2 anos, o curso é voltado para o mercado de trabalho e prepara os estudantes para uma área específica de uma determinada profissão.

Agora que você já sabe o que ponderar na hora de escolher seu curso, vamos te mostrar os 6 cursos que apresentam maior procura pelos egressos.

Será que você se identifica com algum deles?

1 – Direito

A graduação em Direito confere ao formando o título de bacharel e tem duração média de 5 anos.

Neste curso, o formando vai apropriar-se das normas jurídicas do país com objetivo de manter a boa convivência entre os indivíduos da sociedade. 

O profissional pode atuar como advogado, promotor ou juiz.

Um dos motivos da grande procura por essa graduação, é a possibilidade de alcançar bons salários e também pelo amplo mercado para os profissionais desse curso.

2 – Administração

O curso de Administração está na categoria bacharelado e dura em média 4 anos.

O formando vai adquirir competências para gerenciar recursos financeiros, materiais e humanos de uma empresa. O administrador pode atuar em quase todos os departamentos de uma empresa que pode ser pública ou privada.

O mercado de trabalho para um administrador é bastante amplo, visto que esse profissional é indispensável para qualquer organização empresarial.

3 – Pedagogia

A graduação de Pedagogia está inserida na categoria licenciatura e tem duração média de 4 anos.

Esse é o curso mais procurado na área de Educação.

O mercado de trabalho para o profissional de pedagogia é amplo, possibilitando atuar como professor de educação infantil e das séries iniciais, mas além disso, pode atuar também na gestão escolar de qualquer instituição de ensino da educação básica, como diretor, pedagogo ou coordenador.

4 – Ciências Contábeis

A graduação em Ciências Contábeis pode ser realizada na categoria bacharelado que dura em média 4 anos e também na categoria tecnólogo com duração média de 2 anos.

O formando deste curso vai adquirir habilidades para atuar na área financeira, econômica e patrimonial das empresas. Poderá controlar os gastos de uma organização, cuidar das análises e cálculos de impostos e também realizar declarações de imposto de renda.

O mercado de trabalho é bastante receptivo para esse profissional, visto que toda empresa necessita de um contador.

5 – Enfermagem

O curso de Enfermagem tem duração média de 4 anos e está incluso na categoria bacharelado.

O enfermeiro é indispensável na área da saúde, pois ele é o principal responsável pelo cuidado aos pacientes. Geralmente, esse profissional trabalha com outros profissionais de saúde, mas pode trabalhar sozinho em ambulatórios de situação primária.

Nesse último ano que passou, todos nós conseguimos perceber a importância dos profissionais da saúde para a sociedade!

6 – Psicologia

O curso de Psicologia tem duração média de 5 anos e tem nas categorias bacharelado e licenciatura.

O psicólogo estuda os fenômenos psíquicos e comportamentais dos indivíduos, bem como os distúrbios psicológicos para identificar, prevenir e tratar todos eles.

O formando vai desenvolver habilidades e competências para trabalhar com sentimentos, emoções, pensamentos, comportamentos, atitudes, cognições e tudo relacionado aos fenômenos psicológicos.

E aí, curtiu alguma dessas graduações?

Esperamos que sim!

Navegue pelo BLOG | UNIB (ibirapuera.br) para conhecer mais sobre a instituição e venha fazer parte dos nossos acadêmicos!

Siga-nos nas redes sociais!

 

 

#insta
This error message is only visible to WordPress admins
Error: No posts found.
#facebook