Querendo começar uma graduação, mas não sabe ao certo o que fazer?

Autor(a):

Confira algumas dicas que irão te ajudar e ter a escolha certa na hora de resolver qual curso fazer.

Mas antes disso, veja também:

qual a diferença entre graduação presencial, semipresencial e ead

entenda como funciona o ensino remoto no Ibirapuera

fique por dentro das provas do ENEM 2020

Antes, ter uma graduação era apenas importante, agora ela se tornou algo praticamente obrigatório para quem quer crescer na vida em muitas profissões.

Por isso, não é à toa que a maioria dos estudantes já quer sair do ensino médio e engatar em um curso superior e, é aí que vem a dúvida, “qual curso escolher?”. 

Essa escolha gera dúvidas, pois terá consequências no seu futuro. Sendo assim, é de extrema importância que a opção escolhida seja certa e te deixe feliz. Deve ser um curso que faça seus olhos brilharem quando você falar dele. E não há nada mais bonito e melhor que isso, estudar e trabalhar com o que ama!

A escolha de um curso não é simples, pois ele proporciona a escolha de sua profissão, daquilo que você irá fazer em sua vida toda. O tempo que você precisará ter para estudar pode ocupar metade do seu dia ou mais. 

Logo, é crucial ter a escolha certa!

E pensando em tudo isso, nós da Universidade Ibirapuera preparamos algumas dicas, que irão te ajudar a ter a melhor escolha na hora de resolver o curso a fazer.

Faça um autoconhecimento

O autoconhecimento não é necessário apenas para a escolha de uma graduação, mas sim para todas as escolhas da sua vida.

E, para se autoconhecer em relação à opção correta de curso, você precisará fazer algumas perguntas para si mesmo:

  • Quais são suas habilidades?

Você é bom em cálculo? Em escrever textos? Prefere fazer trabalhos manuais? Em qual dessas habilidades se destaca mais? Quando você estudava, tinha os melhores resultados em exatas, humanas ou biológicas?

Identificar quais são as suas habilidades pessoais é uma etapa muito importante para definir qual é o curso superior que mais se encaixa em seu perfil e que corresponda aos seus objetivos. Por isso, na hora de fazer a “triagem” dos cursos de graduação que mais despertam o seu interesse, é preciso ir além do gosto pessoal. Você deve considerar quais são os seus talentos, aquilo que você faz bem, as suas características positivas e também as negativas. Afinal de contas, o ideal é investir nos seus pontos fortes.

  • Saiba onde quer chegar

Saber suas metas e objetivos é outra questão muito importante para escolha certa, até porque existem vários tipos de graduação, bacharelado, licenciatura e tecnólogo, e dependendo do seu objetivo profissional não é qualquer opção que terá resultado para sua realização pessoal.

Pesquise sobre as profissões do seu interesse

Depois que você já souber a área de conhecimento com a qual tem mais afeição e habilidades, comece a pesquisar as profissões dessas áreas, e ver qual mais tem a ver com o que quer.

Veja a questão salarial e o que você poderá fazer na profissão que escolher. Se é uma área abrangente ou mais específica. Tenha informações sobre tudo, para não escolher errado e perder tempo e dinheiro fazendo o que não gosta.

Conheça a fundo as opções de curso

Após ter seguido as primeiras dicas, com certeza, terá, uma ou duas opções de curso que te atraiam. Então, chegou a hora de uma pesquisa mais aprofundada sobre essas opções.

Os sites das instituições apresentam os dados sobre os cursos, basta entrar nas páginas da universidade e pesquisar a respeito. Lá encontrará detalhes de cada um deles, como a duração, as áreas de atuação e a grade curricular com as matérias oferecidas em cada semestre. Clique abaixo e confira.

 

 

Outra boa maneira de saber mais sobre as opções de graduação é participar de feiras de profissões, workshops sobre carreira e mercado de trabalho ou de eventos promovidos pelas próprias instituições de ensino.

Estude as instituições

Escolher a instituição em que quer fazer seu curso superior envolve a opção por uma qualificação que corresponda verdadeiramente às suas necessidades.

Veja alguns itens que irão te ajudar nessa escolha:

  • Possui reconhecimento pelo MEC?

Um diploma reconhecido é essencial para se inscrever em concursos públicos que exigem curso superior, para se registrar nos conselhos de classe da sua profissão e para ingressar em programas de mestrado ou doutorado, dependendo das exigências da instituição de ensino.

Além disso, no mercado de trabalho, uma graduação reconhecida pelo MEC, também pode fazer toda a diferença, destacando o candidato e aumentando suas chances de conquistar aquela tão sonhada vaga.

  • Corpo docente

Professores qualificados são importantíssimos para uma excelente formação. Então, procure descobrir informações como a quantidade de mestres e doutores que a faculdade possui, quais matérias eles lecionam, há quanto tempo, se estão envolvidos em projetos de pesquisa ou a sua experiência no mercado de trabalho. 

  • Grade curricular

Ver e pesquisar sobre as matérias que você terá durante a graduação e a carga horária das aulas ao longo do semestre, é indispensável.

Isso ajuda você a saber mais sobre a necessidade de realizar estágios obrigatórios, além de outras informações que o ajudarão a avaliar se o conteúdo do curso oferece as competências mais buscadas pelas empresas e valorizadas pelo mercado de trabalho atual.

  • Bolsas de estudo ou financiamentos estudantis

Fique de olho nas possibilidades de ingressar em programas de bolsas de estudo como o Prouni, oferecido pelo Governo Federal, ou institucionais, oferecidas pela própria faculdade, além das possibilidades de financiamento estudantil.

Aproveite e confira tudo sobre o PROUNI em:

como funciona o PROUNI

conheça PROUNI, Fies e Sisu

  • Modalidades de ensino

Como você sabe, não é somente o ensino presencial que se pode fazer em uma graduação. Há também a opção por um ensino a distância.

É importante que você estude cada um deles e veja qual encaixa mais na sua realidade.

Você sabia que a Ibirapuera possui todas essas modalidades? Confira tudo sobre elas em nosso site .

Agora que já leu todas as dicas, coloque-as em prática! Certamente, ao fazer isto, você terá escolhido o curso perfeito!

#insta
This error message is only visible to WordPress admins
Error: No posts found.
#facebook