Saiba como ingressar na faculdade EaD, e conheça algumas curiosidades dessa modalidade!

Autor(a):

O EaD é uma modalidade que cada vez mais ganha alunos, principalmente em tempos de pandemia. Por isso, confira como ingressar em um curso à distância e as curiosidades sobre o EaD.

Leia mais:

Saiba como melhorar seu rendimento no EaD

Quer praticidade e ensino de qualidade? Tudo isso você encontra no EaD

Saiba como escolher o melhor curso EaD para você

Falta tempo para estudar? Vem para o EaD!

Confira vantagens de ser aluno EaD

Saiba como ingressar na faculdade EaD, e conheça algumas curiosidades dessa modalidade!

O EAD, ou ensino a distância, tem revolucionado a forma de aprender. Fazendo uso de tecnologias da informação e comunicação, ele possibilita que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, tenha acesso a uma educação de qualidade.

E exatamente por isso, muitas pessoas estão optando por essa forma de aprendizagem.

E se você é um deles, mas não sabe as formas de ingresso para o EaD, confira todas elas abaixo, e faça a melhor escolha para você.

Vestibular Agendado

O vestibular agendado funciona da seguinte maneira. É disponibilizado ao vestibulando diferentes opções de datas e horários para ele escolher qual ficará melhor para a realização da prova.

Cada instituição possui uma forma diferente para divulgação e aplicação do exame. É comum que no site da faculdade seja divulgado o calendário com as datas disponíveis para o vestibular agendado. E é muito importante também que você ligue na instituição para esclarecer todas as dúvidas em relação ao dia da prova.

E no que se refere aos conteúdos cobrados, normalmente eles são os mesmos cobrados no ENEM e nos outros vestibulares.

Nota do ENEM

Com a nota obtida no Enem é possível participar de processos seletivos para conseguir vaga em universidades públicas e privadas. Como:

SISU

É o Sistema de Seleção Unificada, ou seja, um processo seletivo utilizado para entrar em uma faculdade pública. As inscrições são abertas duas vezes ao ano (em janeiro e junho), e para participar é obrigatório ter feito a edição mais recente do Enem e não ter zerado na redação. Quanto maior for a nota, maiores as chances de passar. 

Prouni

O Programa Universidade para Todos, concede bolsas a estudantes de baixa renda que realizaram a última edição do Exame para concorrer no processo regular de seleção. Caso surjam vagas, na segunda etapa, os estudantes que realizaram nos anos anteriores têm a chance de ganhar a bolsa.

FIES

É um financiamento estudantil, com juros baixos e que você começa pagar a faculdade apenas depois do término. E o aluno precisa ter obtido no mínimo 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação. Além disso, é preciso comprovar renda familiar bruta mensal de no máximo dois salários mínimos e meio por pessoa.

E também é possível entrar em uma faculdade privada só pela nota do Enem, sem vestibular. A nota mínima exigida varia de um curso para outro e de uma universidade para outra. De modo geral, são aceitas as notas de qualquer edição do Enem a partir de 2010.

Vestibular de bolsas

O vestibular de bolsas é outra forma de ingresso no EAD que você não pode deixar passar!

Todos os anos, são distribuídas bolsas de estudo para quem quer fazer uma graduação pagando menos.

E as provas são realizadas de acordo com a Instituição.

Mas caso você esteja em uma faculdade presencial e não goste do curso ou da instituição, você poderá fazer a transferência.

Agora que já sabe as maneiras de ingressar em uma faculdade EaD, confira agora algumas curiosidades, sobre essa modalidade que anda crescendo cada vez mais:

VOCÊ SABIA…

  • Que a primeira forma de EAD conhecida no Brasil foram cursos como datilografia. E como nessa época ainda não existia a internet, o material era enviado por correspondência, e todo o resto também era feito dessa forma.

Porém nos anos 20, o rádio entrou no mercado como uma opção para o ensino a distância, e foi ganhando força apenas em 1937.

  • E na década de 80 o EAD tomou conta das telinhas. Com o intuito de oferecer um curso supletivo a distância. O ensino contava com pequenas historinhas que ajudavam a explicar melhor o conteúdo que o aluno iria aprender. E ao ser aprovado nas provas presenciais, o estudante dessa modalidade de ensino pode solicitar o diploma do supletivo.
  • Uma das principais preocupações entre os interessados em estudar a distância era a falta de reconhecimento pelo MEC dos cursos nessa modalidade de ensino. No entanto, em 1998 foi feito um decreto que regulamentou a situação e ele passou a valer tanto quanto um curso presencial. 

E você acredita que mesmo depois deste decreto, ate hoje existem pessoas que possuem medo do EaD por achar que o diploma não é reconhecido pelo MEC.

  • No Brasil, a educação a distância é levada a sério.

Desde 1996, existe uma lei que apoia essa modalidade de aprendizado.

‘’Art. 1º. Para os fins deste Decreto, considera-se educação a distância a modalidade educacional que busca superar limitações de espaço e tempo com a aplicação pedagógica de meios e tecnologias da informação e da comunicação e que, sem excluir atividades presenciais, organiza-se segundo metodologia, gestão e avaliação ´peculiares´.’’

  • Um a cada cinco estudantes matriculados no Ensino Superior estuda a distância
  • Alunos mais velhos optam pela EAD: por possuírem mais responsabilidades e menos tempo para se deslocar-se ate uma faculdade
    •  O EAD existe desde o século XIX, as universidades norte-americanas foram protagonistas da metodologia. Cursos de extensão universitária e de línguas eram enviados pelo correio. Como a comunicação era difícil naquela época, a EAD foi inovadora desde o início!
  • A modalidade EAD é econômica, por conta de que você economiza com passagem de ônibus, materiais impressos, tempo, alimentação, e muitas outras coisas, além da mensalidade ser mais barata.
  •  A rotina do curso é moldável, pois você faz sua própria rotina. Cria seus horários, sua metodologia e cronograma de estudos.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre a modalidade Ead? 

Se gostou, saiba mais em:

Você sabia que a Unib possui vários cursos para graduação a distância?

Se não sabia, entre em nosso site https://ibirapuera.br/ e confira!!

#insta
This error message is only visible to WordPress admins
Error: No posts found.
#facebook