Série 50 anos | Você sabe que “É Preciso Saber Viver”?

Autor(a):

Com o auxílio dos temas das atividades de Pedagogia para o Ensino Responsável 2019, evento que acontece dia 23 de novembro (sábado), vamos celebrar as cinco décadas da Universidade Ibirapuera com um remember de músicas e artistas que há 50 anos deixavam uma marca na história cultural do nosso país.

Confira a primeira parte:

Série 50 anos | Quando nasceu o nosso “País Tropical”?

Confira a segunda parte: 

Série 50 anos | A nossa “Garota de Ipanema” vive!

Acompanhe a gente nessa viagem no tempo!

Os criadores

“Quem espera que a vida seja feita de ilusão pode até ficar maluco ou morrer na solidão.” 

O capixaba Roberto Carlos, detentor da Ordem do Mérito Cultural, e o carioca Erasmo Carlos, multi-instrumentista, além de amigos e parceiros há mais de 50 anos, também formam uma dupla de compositores excelentes. Eles são considerados os percursores do rock no Brasil e, ao lado da cantora Wanderléa e muitos outros artistas brasileiros, marcaram a geração do movimento Jovem Guarda, na década de 1960. Os amigos já venderam muitos álbuns e bateram recordes de vendas, sem deixar de mencionar o reconhecimento nacional e internacional que cada um conquistou ao longo de cinco décadas.

A música

“Toda pedra do caminho você pode retirar.”

Inspirada na música “It’s Over”, do cantor estadunidense Elvis Presley (1935-1977), os amigos Roberto Carlos e Erasmo Carlos escreveram “É Preciso Saber Viver”, em 1968, considerada hoje em dia um clássico brasileiro. Os versos retratam a importância da persistência, principalmente quando pedras surgem em nosso caminho. Para os compositores, viver é saltar e não ter medo da queda, é não sofrer, mas aceitar a dor. Assim, só podemos concluir que é preciso saber viver para viver!

Os Titãs

“Se o bem e o mal existem, você pode escolher.”

Existem dois grupos de pessoas: aquelas que conhecem a versão de Roberto Carlos e aquelas que só ouviram a versão dos Titãs. Independente de qual grupo você se encaixa, a verdade é que ela fica incrível em qualquer voz. Formada em 1982, a banda de rock Titãs continua na ativa e é uma das mais conceituadas do país. Em 1998, o nono álbum de estúdio da banda, intitulado “Volume Dois”, foi para as lojas com a versão de “É Preciso Saber Viver” que muita gente conhece. Com duração de 4:05, os vocais de Paulo Miklos e do grupo Fat Family deram uma nova cara inesquecível para o clássico.

O Ensino Responsável 2019…

A música “É Preciso Saber Viver” faz parte do repertório que será apresentado pelos alunos de Pedagogia no Ensino Responsável 2019. Além de proporcionar uma viagem no tempo e a apreciação da boa música brasileira, as atividades lúdicas serão uma ótima forma de integrar a comunidade. Lembrando que pesquisas, materiais da época, banners e cartazes estarão expostos perto do anfiteatro.

Confira a programação completa:

Ensino Responsável

Serviço:

Ensino Responsável 2019
Atendimentos e atividades gratuitas à comunidade 
Data: 23 de novembro (sábado)
Horário: 9h às 12h
Telefone: (11) 5694 7900
Local: Av. Interlagos, 1329 – 4661-100

Conheça os diferenciais do nosso curso e inscreva-se já:

Pedagogia

 

 

#insta
#facebook
WhatsApp chat