Conheça mais sobre a graduação em licenciatura!

Autor(a):

Se você está pensando em entrar na faculdade para cursar uma licenciatura, confira esse conteúdo para saber um pouco mais sobre essa categoria do ensino superior!

A graduação em licenciatura vai habilitar o estudante para atuar na área da educação.

Pode ser lecionando a disciplina do curso que escolheu ou atuando na gestão escolar, bem como em áreas relacionadas ao curso.

Leia mais em:

Saiba como escolher a modalidade de ensino ideal para você! | UNIB (ibirapuera.br)

Querendo começar uma graduação, mas não sabe ao certo o que fazer? | UNIB (ibirapuera.br)

Entenda como funciona o ensino remoto na Universidade Ibirapuera! | UNIB

Você já conhece os programas PROUNI, SISU e FIES? | UNIB (ibirapuera.br)

Qual a diferença entre graduação presencial, semipresencial e EaD? | UNIB (ibirapuera.br)

“Mas o que é licenciatura?”

A licenciatura é uma modalidade do ensino superior que capacita o formando para o exercício pleno do magistério, podendo ministrar aulas nos ensinos fundamental, médio e profissionalizante referente à disciplina do curso em que se formou.

“Como é o índice de empregabilidade dos graduados em licenciatura?”

A colocação no mercado de trabalho para quem realiza graduação na modalidade licenciatura é alta, tendo em vista que as instituições de ensino sempre precisam de professores.

Segundo o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira – os profissionais da educação são os que estão entre os profissionais que possuem maior índice de empregabilidade.

“Como é a grade curricular das licenciaturas?”

São vários cursos de graduação na modalidade licenciatura e cada um deles possui uma estrutura curricular própria.

No entanto, todas as licenciaturas possuem em sua grade, disciplinas de didática e metodologias de ensino que são indispensáveis para qualquer profissional da educação.

Geralmente, um curso de licenciatura tem duração de 3 a 4 anos.

O que vou aprender cursando licenciatura?”

A formação em licenciatura irá possibilitar que você saiba como planejar aulas, desenvolver metodologias de ensino adequadas para cada turma ou até mesmo para cada aluno, caso seja necessário.

Também amplia sua visão do sistema de ensino brasileiro como um todo, além dos conhecimentos específicos do curso que você escolher.

“Por que optar pela licenciatura?”

O principal motivo da sua decisão pela licenciatura deve ser porque você gosta de educação e pretende fazer a diferença enquanto educador. É fundamental que o futuro professor goste de estar em sala de aula, sinta-se bem ao ensinar e aprecie o ambiente escolar.

Ingressar em uma licenciatura pode ser o primeiro degrau para uma carreira acadêmica de sucesso. Após concluir a graduação, o licenciado pode realizar mestrado, doutorado e/ou especializações, ampliando sua possibilidade de atuação para as instituições de ensino superior.

Pode também desenvolver pesquisas na sua área tornando-se um profissional de referência no meio acadêmico.

“Com a licenciatura ficarei limitado a dar aulas?”

O profissional que escolhe licenciatura tem como principal objetivo atuar em sala de aula, mas ele não fica limitado apenas às salas de aula.

Cada curso abre oportunidades de ampla atuação para os formandos que desejam alcançar outros patamares. 

Letras, por exemplo, abre espaço para atuar em editoras, redação, tradução etc. História possibilita a atuação em museus. E, assim por diante, dependendo da área que você escolheu cursar.

“A licenciatura possibilita trabalhar com educação especial?”

Sim, na grade curricular das licenciaturas, constam disciplinas como Educação Especial e Libras.

Todos os professores precisam ter uma base sobre inclusão visto que nossa educação visa oferecer um ensino cada vez mais inclusivo. A presença de alunos com diversas necessidades educacionais especiais nas salas de ensino regular, já é realidade nas instituições de ensino de todos os níveis no Brasil e é direito garantido pela Constituição Federal de 1988.

O profissional da educação precisa estar preparado para receber, acolher e incluir todos os alunos, tenham eles alguma necessidade educacional especial ou não.

Porém, se o formando se apaixonar pela educação especial, após concluir a graduação, pode realizar cursos ou especializações com ênfase nessa área para que adquira capacitação profissional, tornando-se apto para trabalhar com esse público.

Pedagogia – a primeira no ranking das licenciaturas

Uma das licenciaturas que mais tem ganhado adeptos nos últimos anos é Pedagogia.

Pedagogia é o curso que vai ensinar tudo o que o formando deve saber sobre ensino.

Isso mesmo! O graduando em Pedagogia poderá atuar como professor na educação infantil e no ensino fundamental I, mas principalmente, pode atuar como pedagogo, gestor, coordenador nas instituições de ensino de todos os níveis da educação básica. Pode atuar também nas secretarias de educação municipais, pedagogia hospitalar e pedagogia empresarial.

Pedagogia é ideal para quem tem fascínio pelos sistemas de educação, metodologias de ensino e fases de aprendizagem da criança.

Essa licenciatura apresenta alta empregabilidade no mercado de trabalho e muitos estudantes já conseguem estágios no primeiro ano de curso, o que é bastante motivador para concluir a faculdade.

“Será que eu tenho perfil para cursar licenciatura?

O perfil do egresso nas graduações de licenciatura, é de alguém que gosta de interatividade, comunicação e estar entre pessoas.

O educador precisa ser mediador nas relações dos alunos com outros alunos, com o conteúdo e com o meio.

O perfil do professor é de alguém que gosta de falar mas prefere ouvir, pois sabe que além de ensinar tem muito para aprender. 

Se você acha que não tem esse perfil, mas mesmo assim gostaria de lecionar, não se preocupe! Pois na graduação, você vai desenvolver habilidades e apropriar-se de técnicas que facilitam o desempenho na hora de atuar!

“A Ibirapuera oferece cursos de licenciatura?”

Para você que está iniciando uma nova fase da sua vida, investindo na sua formação, é ideal estudar em uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC e valorizada no mercado de trabalho. 

A Ibirapuera tem nota 4 segundo o Mec, nível de excelência.

A Ibirapuera oferece vários cursos na categoria de licenciatura, são várias áreas do conhecimento para você escolher aquela que mais se identifica.

São cursos tanto na modalidade presencial quanto na modalidade EaD.

Para conferir os cursos de licenciatura ofertados pela Ibirapuera, clique aqui:  Cursos | UNIB (ibirapuera.br)

Gostou de saber mais sobre licenciatura?

Se agora você tem certeza que essa é a categoria ideal para você, não perca tempo! Agende seu Vestibular | UNIB (ibirapuera.br) e garanta um futuro de sucesso!

Navegue pelo BLOG | UNIB (ibirapuera.br)  para conhecer mais sobre a instituição e siga-nos nas redes sociais!

#insta
This error message is only visible to WordPress admins
Error: No posts found.
#facebook