Ensino Responsável 2019 | O que é Responsabilidade Social?

Autor(a):

Como parte da programação do Ensino Responsável 2019, os alunos dos cursos de Administração e Mestrado em Administração organizaram a “Feira da Gestão Responsável” com o objetivo de apresentar à comunidade as boas práticas da Gestão Responsável, incluindo as dimensões da Responsabilidade Social, Sustentabilidade e Ética Empresarial.

Para você que não foi ou perdeu a atividade, reunimos algumas informações importantes sobre Responsabilidade Social, incluindo dicas e exemplos práticos para serem aplicados. Lembrando que, ao optar por um dos nossos cursos, as chances de você se tornar um especialista no assunto são bem altas.

Confira mais fotos e informações do evento: clique aqui

Vamos lá?

O que é?

O tema da matéria de hoje só existe quando as organizações, de forma voluntária, adotam posturas e praticam ações que impulsionam o bem-estar de seus funcionários e da comunidade em que estão inseridos, incluindo o meio ambiente. Essas atividades empresariais voluntárias contribuem para uma boa convivência interna e uma sociedade mais consciente, mas também podem ser aplicadas por todos os cidadãos individualmente.

Quais são os tipos?

A Responsabilidade Social pode ser classificada em três tipos. Vamos conhecer?

  1. Responsabilidade Social Corporativa (RSC): conceito voltado para ações internas, no ambiente de negócios dos colaboradores.
  2. Responsabilidade Social Empresarial (RSE): além do interno, esse conceito leva em consideração a conduta ética envolvendo também a comunidade.
  3. Responsabilidade Socioambiental (RSA): além de ações internas e externas, esse conceito conversa com o meio ambiente.

É muito importante

Estamos terminando uma década marcada pelo advento das redes sociais, ferramentas que auxiliam na comunicação entre uma organização e seu público-alvo. Por conta do rápido acesso da informação, podemos notar que cada vez mais a sociedade está cobrando um posicionamento das empresas diante de assuntos importantes, como as ações já mencionadas da Responsabilidade Social. “O que você está fazendo para auxiliar o meio ambiente e a comunidade?” é uma das muitas perguntas enviadas diretamente aos líderes. Assim, qual é a sua resposta?

Dicas importantes! 

Como você já está por dentro da teoria, que tal anotar três dicas sobre Responsabilidade Social que podem ser colocadas em prática a qualquer momento?

  • Doações para instituições: apesar da diversidade do nosso país, ainda sofremos com a falta de empatia. Investir naqueles que mais precisam é uma ação relevante para o contexto que estamos inseridos. A Universidade Ibirapuera, por exemplo, aposta no “Trote Solidário”, uma campanha que entrega doações de leite em pó realizadas por alunos ao abrigo Rita Luiza da Cunha, em São Paulo, que cuida de crianças em situação de vulnerabilidade social.
  • Atividades e serviços para a comunidade: já pensou quantas pessoas não têm condições de pagar por uma atividade de pintura que entretenha o próprio filho ou uma aferição de pressão arterial para si mesmo? Que tal reunir todas essas necessidades e oferecer para a comunidade ao ser redor? Por exemplo, os alunos dos cursos de Ciências Contábeis e Gestão Financeira fazem anualmente atendimentos gratuitos da Declaração do Imposto de Renda.
  • Pense no ambiente: algumas ações simples podem compensar e ajudar as organizações, independente do valor de seu capital. Na Universidade Ibirapuera, por exemplo, aconteceu neste ano o replantio de árvores ao redor do prédio, localizado no começo da Avenida Interlagos, em São Paulo.

Você sabia que…

… recebemos pelo 9º ano consecutivo o “Selo Instituição Socialmente Responsável”, certificando a participação na 15º Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular da ABMES?

Confira matéria completa: clique aqui

Esperamos que tenha gostado!

Conheça os nossos diferenciais e inscreva-se já:

Administração

Administração

#insta
#facebook
Copyright © Todos os Direitos Reservados - Universidade Ibirapuera