Entenda a importância do trabalho em grupo!

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O trabalho em grupo não é uma situação estranha para ninguém, pois desde pequenos na escola sempre fomos incentivados a realizar atividades com um colega ou em equipes.

E não é à toa que esse tipo de trabalho é tão requisitado por recrutadores de qualquer empresa. Tenho certeza que, ao procurar emprego pelas plataformas da internet, você já deve ter se deparado com a pergunta: “Você sabe trabalhar em equipe?”, “Você tem dificuldades com o trabalho em equipe?”. E se não se deparou com esta pergunta, é porque você não costuma acessar sites de emprego.

Além disso, o trabalho em equipe é tão indispensável nas empresas, que algumas delas possuem várias etapas de recrutamento de funcionários e, normalmente, algumas dessas etapas são dinâmicas de grupo. Com base nessas dinâmicas, é possível saber se as pessoas apresentam competências para trabalhar em grupo. Então, não adianta fugir desta realidade!

E se você acha que é só na escola ou no trabalho em empresas que é necessário o trabalho em equipe, está muito enganado. Em todas as profissões e lugares é necessário este trabalho, seja entre jogadores de futebol, corredores de fórmula 1, lutadores ou em casa com sua família, em uma reunião com os amigos, na igreja… Enfim…Tudo exige a participação coletiva. Ainda mais quando sabemos que para alcançar um objetivo, qualquer que seja, é importantíssima a cooperação.

Por exemplo, um jogador de futebol, se caso ele não escute o técnico, seja “fominha” e queira agir independentemente do time, nunca obterá sucesso ou levará a uma vitória do time! Concorda?

E é por causa de todos esses motivos que nós da Universidade Ibirapuera vamos mostrar o que é o trabalho em grupo, qual sua importância, dicas para praticá-lo, e muito mais!!

O que é o trabalho em equipe?

Trabalho em equipe é quando duas ou mais pessoas se unem para desenvolver alguma tarefa buscando um objetivo comum. Ou seja, tem como função principal unir diferentes pessoas que dedicarão todos os seus esforços, tempo, conhecimento e recursos, a fim de encontrar a solução para um problema ou criar algo novo.

No ambiente corporativo é onde mais se costuma ouvir sobre o trabalho em equipe. Porque além de melhorar a convivência entre os profissionais, também beneficia as empresas. Nele, o trabalho em equipe agrupa várias pessoas com qualidades, experiências e conhecimentos diferentes para se alcançar uma mesma meta. O que é muito benéfico para todos.

Como faço para desenvolver essa competência?

  • Exercite o autoconhecimento: entenda quais são suas características e comportamentos em relação a outras pessoas e aprimore pontos necessários para uma melhor convivência.
  • Saiba respeitar a opinião de seus colegas: muitas vezes não é a nossa ideia que será aceita e, por conta disso, é importante ser aberto às mudanças que podem surgir durante a execução de algo.
  • Conheça seus colegas:  conhecer com quem você trabalha é extremamente necessário para saber qual é a melhor forma de conversar, como fazer uma crítica construtiva, de que maneira dar sua opinião etc.
  • Exerça a comunicação: ter um diálogo direto e honesto sobre tudo o que acontece e também dar um retorno sobre as atividades para as pessoas são atitudes indispensáveis para que o trabalho em grupo seja eficaz.
  • Saiba escutar: já escutou aquela frase “temos uma boca e dois ouvidos”? Ou seja, temos que ouvir mais e falar menos”? Então, essa é uma frase muito boa para resumir essa dica. Sempre escute a opinião dos seus colegas, entenda o que ele tem para acrescentar.

Qual a importância?

O trabalho em grupo é cheio de benefícios, tanto para vida pessoal como para a profissional. Veja abaixo algumas vantagens:

  • Alto desempenho;
  • Troca de conhecimentos, experiências e informações;
  • Colaboração entre profissionais;
  • Melhoria das relações interpessoais;
  • Aceleração da realização de projetos;
  • Atribuição de grandes responsabilidades;
  • Melhor qualidade no ambiente de trabalho;
  • Trabalho de comunicação;
  • Competitividade positiva;
  • Promoção da união, empatia, senso de grupo e o respeito às diferenças.

Você sabe o que atrapalha no desenvolvimento do trabalho em equipe? Confira abaixo alguns itens:

  • Individualismo: muitos profissionais pensam que trabalhar sozinho é bem melhor, pois não há embate de ideias ou opiniões. Mas isso é totalmente errado, porque quando os interesses não estão alinhados, quando não se entra em um consenso, dificilmente se chegará a um mesmo objetivo.
  • Falta de objetivos: quando os alvos não estão bem definidos, maiores são as chances da equipe se dispersar e perder completamente o foco, além de desmotivar e cair o rendimento.
  • Líder despreparado: é o papel do líder fazer com que a equipe consiga trabalhar unida. Se ele não possuir preparo ou tato para unir as pessoas certas, no momento certo e, especialmente, não conseguir gerenciar a execução do trabalho delas, tudo poderá ir por “água abaixo”.
  • Falta de comprometimento: lembre-se de que o trabalho em equipe só funciona quando todos estão verdadeiramente comprometidos, motivados e engajados em fazer o seu melhor. Caso isso não ocorra, não só você será afetado, mas todos do grupo e da empresa.
  • Inflexibilidade: é importante saber conciliar ideias, experiências, conhecimentos e, também, saber discutir os diferentes pontos de vista. Pois se isso não acontecer o desenvolvimento de um projeto pode fracassar.

Como você já sabe o que é o trabalho em equipe, suas vantagens, como desenvolvê-lo, o que atrapalha nesse processo, que tal saber as características de uma pessoa que sabe trabalhar em grupo? Ela precisa:

  • Ser comunicativa: saber se expressar de maneira clara e objetiva, ter certeza que todos os termos técnicos são compreendidos pela equipe;
  • Ser proativa: tomar decisões, sem precisar que mandem. Ter visão para saber o que é preciso ser feito.
  • Ser confiante: tanto em si mesmo como na sua equipe;
  • Saber gerenciar conflitos: não entrar em pânico quando algo der errado e dar apoio se alguém da equipe entrou em pânico.
  • Ter educação: lembre-se de que respeito é a base de tudo.

E aí, descobriu se você sabe trabalhar em grupo ou vai ter que aprender? Bom, se você quer desenvolver essa habilidade, já deu o primeiro passo, aprendeu na teoria como se faz!!

Veja também algumas dicas para o ambiente de trabalho:

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