Já ouviu falar em etiqueta profissional? Entenda o que é, e confira dicas para praticá-la!

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Com certeza, em algum momento da sua vida você deve ter ouvido falar em etiqueta, certo? Mas e a etiqueta profissional, você já ouviu falar dela?

A etiqueta profissional está ligada ao comportamento do funcionário dentro do ambiente de trabalho. E é importante falar sobre ela, pois a cada dia mais empresas estão demitindo funcionários por mau comportamento, e às vezes com base na entrevista já é possível saber qual o perfil de comportamento esperado pelo empregador, que mais se encaixa no desenvolvimento das funções exercidas pelo colaborador.

Mas afinal, o que é etiqueta profissional?

Então, a etiqueta profissional nada mais é do que um conjunto de boas maneiras que tem como objetivo principal criar uma convivência harmônica entre colegas de trabalho evitando ofender, constranger ou passar por cima da autoridade de alguém. 

Ela ajuda os profissionais a terem bons hábitos, a saberem se comportar, a ter limites e dar limites, manter uma postura profissional e tomar cuidado com o vestuário.

Portanto, a etiqueta profissional vai evitar situações desagradáveis no trabalho, como por exemplo, mascar chiclete, flertar com alguém, cantar, assobiar, chegar atrasado, ser arrogante, entre outras coisas que iriam atrapalhar o próximo. 

Agora que você já sabe o que é etiqueta profissional entenda qual a importância dela para nós!

  • Facilita a comunicação, pois ajuda você a prestar atenção no modo de falar com certa pessoa;
  • Ajuda na hora de ser contratado, pois o recrutador no momento da entrevista presta muito atenção no comportamento profissional, na sua pontualidade, na maneira de se vestir e na sua linguagem corporal;
  • Estabelece harmonia entre os funcionários;
  • Cria uma boa imagem, pois você começa a levar em conta a roupa com que vai trabalhar e sua higiene;
  • Garante permanência na empresa;
  • Ganha chance de ser promovido;
  • Tem chances praticamente nulas de ser demitido.

E aí, conseguiu entender por que ela é indispensável para um bom rendimento pessoal no trabalho? Então, confira algumas dicas de etiqueta profissional!

Seja pontual

  • Respeite todos os seus compromissos e horários;
  • Nunca chegue em cima da hora;
  • Planeje-se para chegar antecipadamente no trabalho ou em alguma reunião;
  • Caso precise sair mais cedo, procure não avisar perto do momento de saída;
  • Preste atenção e honre os prazos de entrega;
  • Caso não consiga entregar o serviço no prazo combinado, avise e explique por que vai demorar, e não esqueça de combinar uma nova data ou horário.

Tome cuidado com a internet e rede sociais

  • Evite o máximo possível usar as redes sociais no trabalho (tirando horário de almoço e intervalo);
  • Preste muita atenção no que você posta nas redes sociais;
  • Nunca fale mal de sua empresa;
  • Não poste fotos comprometedoras;
  • Evite se manifestar sobre assuntos polêmicos;
  • Jamais poste algo que seja relacionado à sua empresa; 
  • Não acesse sites que não tenham a ver com o seu trabalho, e muito menos os que possuem conteúdos inadequados.

Mantenha uma boa imagem

  • Manter a aparência é essencial para a permanência na empresa;
  • Nunca esteja com roupas sujas, amassadas ou inadequadas;
  • Cuide da sua higiene pessoal, mantendo seus cabelos limpos, penteados e bem cortados, a barba bem feita ou cortada, unhas limpas e sem esmalte descascando, dentes escovados e bom hálito;
  • Utilize maquiagem de forma discreta;
  • Opte por roupas mais confortáveis e discretas;
  • Use blusas com mangas ao invés de regatas, cuide com o comprimento de saias e prefira calças à bermuda;
  • Fique atento no grau de formalidade onde trabalha;
  • Mantenha a pele bem cuidada.

Preste atenção no seu tom de voz

  • Controle o tom e o volume de sua voz;
  • Mantenha um tom de voz neutro;
  • Controle suas emoções quando falar;
  • Se estiver estressado, fale o mínimo possível para que não desconte nos outros;
  • Nunca fale com tom de deboche ou agressivo;
  • Pense antes falar;
  • Evite falar alto demais, pois dependendo da situação pode até parecer que você está brigando;
  • Cuidado com risadas e gargalhadas altas.

Mantenha um bom humor

  • Evite exageros;
  • Seja sempre simpático, sorria e faça comentários leves e agradáveis;
  • Evite piadas e brincadeiras, pois elas podem ofender por serem entendidas de outra maneira;
  • Não chame as pessoas por apelidos;
  • Lembre-se de que em uma empresa existem pessoas de todos os tipos, culturas, crenças e gostos.

Seja educado

  • Quando chegar em qualquer ambiente peça licença;
  • Cumprimente a todos, dê bom dia, agradeça e peça por favor;
  • Em hipótese alguma interrompa alguém;
  • Quando entrar em uma sala, por exemplo, não vá sentando direto, espere o convite.

Saiba manter uma boa imagem profissional

  • Não faça parte das fofocas;
  • Evite ficar em corredores conversando, pois, às vezes você nem pode estar fazendo alguma fofoca, porém só por estar lá pode ser prejudicado;
  • Evite fazer perguntas pessoais aos seus colegas;
  • Não conte tudo de sua vida pessoal;
  • Evite expor a opinião sobre alguém;
  • Elogie em público e critique no privado;
  • Não fale mal da empresa para seus colegas de trabalho;
  • Preste atenção em todos os comentários que você faz na frente de qualquer pessoa do seu local de trabalho.

E aí, o que achou das nossas dicas para manter um bom comportamento utilizando a etiqueta profissional? Nada que seja impossível de seguir, não é?

Para você conferir mais dicas que te ajudam a ter sucesso em seu local de trabalho, acesse o nosso blog, e confira:

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