Você já ouviu falar em soft skills? Saiba o que são, qual sua importância, quais são elas e como desenvolvê-las!

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Não podemos levar o significado de “soft skills” ao pé da letra, pois se levássemos entenderíamos por habilidades leves ou suaves, e não é esse o sentido. 

Soft skills são habilidades subjetivas, difíceis de identificar e relacionadas ao comportamento humano, ligadas à sua capacidade de interagir com outras pessoas no local de trabalho. Ou seja, são habilidades que permitem o indivíduo gerenciar emoções, atingir metas e objetivos, solucionar problemas, manter relações sociais e tomar decisões responsáveis.

Essas habilidades são características necessárias para a vida profissional, tornando as pessoas bem sucedidas no local de trabalho. Elas também incluem a capacidade que você tem de trabalhar sob pressão e se adaptar a novas (e complexas) situações. E, além disso, servem para qualquer tipo de trabalho ou cargo.

Todas essas capacidades são adquiridas ao longo do tempo por meio de experiências tanto no meio pessoal quanto profissional. Ou seja, não se adquire na escola ou em um nível superior, mas pela vivência.

Agora que você já sabe o que são essas soft skills, entenda qual a importância delas

As soft skills estão sendo cada vez mais procuradas, desejadas e valorizadas por profissionais de recursos humanos ou recrutadores.

Pois elas são habilidades cruciais que fazem os profissionais manterem o foco, a motivação e saberem colaborar de maneira produtiva. Elas também capacitam pessoas que desejam ou ocupam cargos de liderança a se envolverem melhor com as pessoas e consigo mesmas.

Tudo isso faz com que os funcionários se alinhem aos objetivos da empresa, aumentando o engajamento, desempenho, produtividade e maior permanência na empresa.

Afinal, habilidades comportamentais são capazes de tornar um profissional mais focado, assertivo e motivado.

Percebeu o quão importante são as soft skills, não é? Que tal conhecer algumas delas?

Criatividade

Está relacionada à inteligência e ao talento para inovar, como por exemplo, apresentar maneiras diferentes de solucionar um problema, das que já foram utilizadas. É um aspecto fundamental para crescer como pessoa e como sociedade.

Inovação

Consiste em criar coisas que podem ser utilizadas de maneira proveitosa para qualquer momento que for vivenciado.

Pensamento crítico

É a capacidade de refletir, analisar e questionar métodos, identificar problemas, buscar novas soluções e rever processos, utilizando a sabedoria. E tudo isso com um único objetivo, que é gerar novas respostas.

Resolução de problemas

É a habilidade que te faz ser capaz de agir sob pressão e atravessar crises do dia a dia com perfeição.

Trabalho em equipe

Esta habilidade é essencial para cooperar com os colegas de trabalho, criando muitos pontos positivos e favorecendo não só os funcionários, mas também as empresas que vão gerar resultados muito melhores e maiores.

Colaboração

Está ligada à capacidade de trabalhar em grupo, tendo a participação e cooperação da equipe, obtendo grande avanço nos resultados.

Comunicação efetiva

Transmitir uma mensagem de forma positiva, clara, com empatia e de maneira educada.

Inteligência emocional

É um conceito em psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles

Empatia

É a habilidade de se colocar no lugar do outro, entender a sua abordagem sobre diversos temas e modos de trabalho.

Proatividade

Uma das habilidades exigidas por todos recrutadores, pois é essencial possuir funcionários que percebam as necessidades e ajam sem que alguém precise mandar. É ser proativo, tomar partido em relação a algo, sem que te mandem.

Saiba que trabalho em equipe, criatividade, proatividade, empatia, comunicação efetiva e inteligência emocional são as habilidades mais procuradas pelo mercado de trabalho atualmente

Como você já conheceu algumas soft skills, que tal descobrir como desenvolvê-las?

  • Desenvolva o autoconhecimento: com isso você irá descobrir quais soft skills terá de trabalhar e desenvolver. Para isso, identifique seus pontos fracos e fortes, caso tenha dificuldade peça ajuda para alguém. 
  • Crie uma cultura de feedback: quando você começar a inserir soft skills e trabalhá-las, peça para que as pessoas ao seu redor te deem um feedback, perguntando para elas sobre sobre sua evolução e o que ainda deve melhorar. 
  • Saia da zona de conforto: quando você percebe que algo que você faz não te transmite confiança faça algo para melhorar. Como por exemplo, se você precisa aperfeiçoar seu trabalho em equipe, participe de projetos em que você será desafiado a fazer isso. 
  • Participe dos treinamentos da empresa: não hesite em participar de qualquer treinamento oferecido pelo local onde trabalha, principalmente se ele for te ajudar em uma competência que precise. Pois se sua empresa está oferecendo um treinamento quer dizer que tal assunto é importante para ela. 
  • Identifique referências: procure pessoas que sejam exemplo das habilidades que você queira melhorar, e se inspire nelas, pesquise sobre elas.

Agora que você já sabe o que são soft skills, que tal começar a desenvolvê-las? Lembre-se de que elas estão se tornando um quesito cada vez mais importante e requisitado pelas empresas!

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