Pesquisa do Semesp revela dados sobre os cursos de especialização lato sensu no Brasil

Autor(a):

Estamos concluindo o ano, mas muitas pesquisas na área da educação ainda estão sendo lançadas e seus resultados ajudando a entender um pouco mais o contexto contemporâneo em que estamos inseridos. O Instituto Semesp, por exemplo, divulgou a pesquisa intitulada “Cursos de Especialização Lato Sensu no Brasil”, um levantamento sobre o cenário dos cursos de pós-graduação lato sensu nas instituições de ensino superior públicas e privadas.

Em 2019, num país com mais de duas mil instituições de ensino que oferecem os cursos analisados, o número de vagas ofertadas é liderado pela área da educação, abrangendo as modalidades presencial e EaD, com 32,2% e 37,5% respectivamente, sendo que 34,4% diz respeito a instituições privadas. Fazendo jus aos números, a Universidade Ibirapuera está com as inscrições abertas para o curso “Psicopedagogia Institucional”.

Também não podemos deixar de mencionar os dados referentes aos alunos que frequentam os cursos de especialização de nível superior. Segundo a pesquisa, aconteceu um aumento desde 2016, sendo que 88% estão matriculados em instituições privadas. Com relação às regiões do país, 44% do total de alunos estão na região sudeste. Assim, um a cada quatro alunos está matriculado no estado de São Paulo.

Como já mencionamos em matérias anteriores, o crescimento do EaD no Brasil é indiscutível. O Semesp também traz levantamentos sobre essa modalidade e os cursos de lato sensu. No período de 2016 a 2018, o número de alunos inscritos no ensino a distância aumentou 125% e, em 2018, sua participação já representava um a cada três alunos. Os cursos de especialização na modalidade presencial engloba 68% dos alunos.

>>>> Hábitos que um aluno EaD deve evitar 

>>>> 5 mitos e verdades do EaD para você ficar de olho

>>>> 5 dicas para melhorar seu rendimento no EaD

Além de trazer o perfil do aluno que escolhe um curso de especialização lato sensu, abordando cor, gênero, condições financeiras e muito mais, a pesquisa também revela números de valores do Master Business Administration (MBA). Não deixe de conhecer o curso de MBA em Psicologia Organizacional da Universidade Ibirapuera.

Confira abaixo a pesquisa completa:

>>>>> Cursos de Especialização Lato Sensu no Brasil (Instituto Semesp)

 

#insta
#facebook